Download do Windows 8.1 Preview – Quais as novidades e como instalar

Windows 8.1 lançado hoje pela Microsoft traz recursos e modificações solicitados por empresas e usuários insatisfeitos com a versão original do Windows 8.

Hoje a Microsoft lançou uma prévia do Windows 8.1, uma atualização que está sendo bastante esperada pelos usuários do Windows 8 e para quem utiliza versões anteriores do sistema e precisa saber se a empresa realmente fez as mudanças previstas para melhorar seu uso principalmente na área de trabalho.

baixando instalando windows 8.1

Como baixar e instalar o Windows 8.1 Preview

Bem, antes de sair baixando e instalar esta atualização para o Windows 8, transformando-o em um Windows 8.1 Preview:

  • Como a própria palavra Preview diz, esta é uma versão de testes para prever e ver como o Windows 8.1 será;
  • O Windows 8.1 será gratuito;
  • A versão do Windows 8.1 será disponibilizada através do App Store (loja) do Windows 8, mas você vai precisar de um aplicativo para acionar esta atualização;
  • Amanhã a Microsoft estará lançado a versão ISO do Windows 8.1 para que possa ser instalado sem a necessidade do Windows 8;
  • O Windows 8.1 Preview é instalado com o idioma em inglês. Caso precise mudar para o Português, a Microsoft já disponibilizou o pacote de idiomas para nossa lingua e os procedimentos de como instalar o idioma português no Windows 8.1 está aqui.
  • Importante: Se instalar esta versão preview do Windows 8.1 você não vai poder atualizar para a versão final depois.
  • Atenção: Faça um backup de seus arquivos importantes colocando-os nas nuvens (Skydrive, Google Drive, etc) ou pen drive/HD externo antes de fazer esta atualização.

Caso queira atualizar o seu Windows 8 para o 8.1 acesse o link abaixo e clique em “Get the update”: http://windows.microsoft.com/en-us/windows-8/download-preview

windows-8.1-get-update

Nota: Esta atualização pode não ser compatível com as novas versões 32 bits dos processadores Atom.

Após baixar o arquivo Windows8-RT-KB2849636-x86 execute-o para que o instalador autônomo do Windows Update possa fazer seu trabalho.

instalador-autonomo-windows-update

Confirmando que quer instalar o pacote de atualizado do Windows KB2849636 o Windows se encarregará de instalar o mesmo em seu computador.

atualizando-windows-KB2849636

Após a conclusão da instalação basta clicar no botão para reiniciar seu computador e concluir a atualização do Windows 8 para o Windows 8.1.

fazendo-atualizacoes-reinicializacao

Quando voltar para o Windows 8, ao abrir a tela Metro você visualizará a mensagem: Obtenha a Windows 8.1 Preview gratuitamente. Vá para a loja para conferir as novidades e obter a atualização. É possível continuar usando computador durante o download.

obtenha-windows-8.1-gratuitamente

Basta clicar em “Ir para a loja” e assim fazer o download e instalação final da atualização.

atualizacao-windows-8.1-loja

Clique em “Baixar” e cerca de 1.95 GB serão baixados para a atualização do sistema operacional (dependendo da versão do seu Windows 8).

baixando-windows-8.1-loja

O que há de novo na atualização para o Windows 8.1

Apesar do Windows 8 ter dito diversas melhorias, principalmente em ser um sistema operacional diferente e voltado também para tablets e outros dispositivos portáteis como os ultrabooks com tela touch screen, ele trouxe um certo desanimo para quem estava acostumado com a área de trabalho padrão do sistema.

A tela Metro se tornou o padrão no Windows e não tínhamo a opção de desativá-la para podermos irmos diretamente a querida área de trabalho padrão dos Windows anteriores, fazendo com que a amassemos ou odiássemos.

Uma das maiores reclamações foi a remoção do botão Iniciar, menu iniciar e também o fato relatado acima de não podermos irmos diretamente para a área de trabalho clássica. Mas quais são as novidades afinal?

Estaremos testando o novo sistema para colocar as melhorias do Windows 8.1. Mas você pode ver uma prévia dos novos recursos do Windows 8.1 aqui.