Download e novidades no Internet Explorer 9 (IE9)

A Microsoft acaba de lançar para desenvolvedores e curiosos, a nova versão do seu navegador, o Internet Explorer 9 que chega com várias novidades e suportes para as novas tendências e tecnologias da web.

Entre elas podemos destacar o suporte ao HTML5, CCS3 e aceleração de objetos usando diretamente a placa de vídeo do computador.

Download Internet Explorer 9

O suporte a HTML5, presente atualmente no Google Chrome, Firefox e outros navegadores, faz com que os desenvolvedores de sites possam usar páginas ainda mais dinâmicas para os usuários, como oferecer suporte a vídeos sem a necessidade de instalar plugins adicionais (como o flash) e possibilidade de geolocation (localização geográfica).

Há no site da Microsoft um exemplo da capacidade do HTML5, onde uma camisa é desenhada na tela usando apenas HTML5 e XHTML, com possibilidade de escolha de cores e ainda de podermos desenhar nela, o que nos dá uma idéia dos benefícios e uso desta nova tecnologia. O exemplo é o HTML5 T-Shirt designer.

T-Shirt Exemplo

Nos testes do Acid3 test, onde é usado CSS e web standards e serve para testar as capacidades do navegador diante desta linguagem, o navegador IE9 ficou com nota um pouco baixa 55/100 (o Firefox consegue 97/100). Segundo a Microsoft essa pontuação irá melhorar muito mais até o lançamento do navegador e agora haverá suporte para cantos arredondados usando CSS (o que é um “calcanhar de Aquiles” nas versões anteriores).

Teste Acid3 IE9

O teste do Acid3 pode ser feito aqui:
http://acid3.acidtests.org/

A nova engine Java script, chamada SunSpider está muito mais rápida que as versões anteriores do Internet Explorer (ainda bem, pois os concorrentes estão cada vez mais rápidos neste quesito). Veja o gráfico abaixo (menos é mais rápido):

SunSpider IE9

Para os usuários do Windows XP, uma má notícia. O Internet Explorer 9 só poderá ser instalado do Windows Vista e 7 em diante, devido ao uso de alguns recursos, como a aceleração gráfica do navegador e outros esquemas de segurança.

O que mais me chamou atenção foi a velocidade de execução de objetos gráficos, pois as outras tecnologias e melhorias citadas acima já fazem parte dos concorrentes e a Microsoft está atrasada neste aspecto.

Graças ao uso da placa gráfica as animações e uso de objetos na web se tornou super rápido e isso em certos sites fará uma grande diferença na navegabilidade, pois muitas vezes encontramos sites que usam e abusam de scripts animados e causando muitas vezes o congelamento do navegador (foi o que ocorreu comigo quando executei o teste usando o Chrome com vários objetos e dando zoom).

Teste objetos gráficos IE9

Este teste dos objetos gráficos, pode ser feito aqui:

http://ie.microsoft.com/testdrive/Performance/01FlyingImages/Default.html

Vídeo do teste e comparativo dos objetos gráficos se movendo

Download do Internet Explorer 9:

Para baixar o IE9, basta clicar no link abaixo. O navegador Internet Explorer 9 não irá substituir o Internet Explorer anterior, pois esta é uma versão para desenvolvedores testarem.

http://ie.microsoft.com/testdrive/info/ThankYou/Default.html

 

Links interessantes:

Testes de velocidade, usando javascript e objetos para demonstrar a nova capacidade de execução do SunSpider:

 

Uso do HTML5 para demonstrar as novas capacidades web standard do futuro:

 

Uso e teste de geração de gráficos usando a GPU como aceleração:

 

Outros links: