Download Internet Explorer 9 (IE9)

A Microsoft lançou hoje a nova versão do seu navegador Internet Explorer, o IE9 que você poderá ver suas novidades e fazer o download gratuitamente aqui.

Para a Microsoft, o Internet Explorer representa a sua volta na competição entre os grandes navegadores, como Firefox, Chrome e Opera.

Download Internet Explorer 9

As principais novidades ficam por conta do suporte ao HTML5 e padrões em geral, nova interface e significativas melhorias na performance. Foi se o tempo do tenebroso Internet Explorer 6, uma versão que dava muito trabalho para os desenvolvedores web devido as suas falhas em renderizar corretamente as páginas e aos grandes bugs que foram aos poucos “matando” o navegador. Esta nona versão está bem mais estável e rápida e pode brigar com seus concorrentes, já que aproveita os recursos do novo Windows 7 também.

Nova interface

A primeira coisa que você notará quando abrir o navegador Internet Explorer 9 é que a interface está completamente nova e ocupa pouco espaço vertical. Bem diferente dos tempos onde milhares de barras de ferramentas faziam a festa na tela prejudicando a visibilidade do que realmente é interessante para o usuário, os sites e seus conteúdos.

O navegador combina os botões de navegação mais importantes, busca unificada e barra de endereços, abas e botões em uma mesma linha. Você poderá redimensionar a barra de endereços se precisar para atender as suas preferencias e todas as suas opções estão disponíveis em um botão unificado.

Nova interface IE9

A barra de endereço é bem útil, dando sugestões do seu histórico e do Bing, completo com imagens in-line para ser mais amigável e ajudar a encontrar o que realmente quer. Se quiser, pode adicionar outros motores de busca também.

Padrões e performance

O IE9 dá um grande salto de performance nesta versão, saltando em direção aos concorrentes mais rápidos e acrescentando a aceleração de hardware usando sua placa de vídeo (GPU) para ajudar a tornar mais intensa e rápida a abertura das páginas da internet, além de habilitar o uso de HTML5.

IE9 HTML5

A Microsoft tem uma página de testes para que possa testar estes novos recursos, através de pequenos jogos e demonstrações de vídeos usando HTML5 aqui http://ie.microsoft.com/testdrive/

Suporte a atalhos no Windows 7

Embora o Google Chrome se tornou popular pela sua capacidade de criar “atalhos de aplicativos” para uso de aplicações web que você pode fixar na barra de tarefas, a Microsoft conseguiu melhorar este recurso em parceria com serviços bastante usados na internet, como o Facebook, Twiiter e outros para criar a sua própria barra de tarefas com jumplist.

Atalhos IE9

Por exemplo, se você arrastar o endereço do Facebook da barra de endereços até a barra de tarefas, ele vai criar um atalho com um jumplist onde poderá navegar em partes especificas deste site, como feed de notícias, perfil, receber mensagens, etc. Então quando você abrí-lo, ele será aberto em sua própria janela com todos os botões que correspondem ao esquema de cores daquele site em si.

Velocidade dos complementos

Muitos usuários adoram instalar complementos em seus navegadores para deixa-los mais personalizados e ricos em recursos. Com o novo recurso do IE9 chamado de “Performance Advisor”, o sistema verificará todos os plug-ins e extras adicionados em seu navegador e lhe dirá a velocidade que cada um leva para abrir e consequentemente atrasar a abertura do navegador, podendo assim tomar suas decisões e eliminar ou não o complemento mais lento.

IE9 velocidade complementos

Essa janela/ferramenta aparece automaticamente quando o Internet Explorer detecta que a abertura do programa foi lenta e lista para você o complemento que está atrasando a velocidade de abertura.

Outras funções

Finalmente, assim como no Firefox e outros navegadores mais populares, o IE9 tem uma janela pequena e agradável onde poderá monitorar seus downloads.

Janela Download IE9

Outra característica interessante é que você poderá mudar de lugar as abas e principalmente transformar uma aba em uma janela a parte.

A página de entrada do navegador está bem semelhante ao Google Chrome que mostra a maioria das páginas visitadas recentemente. Não é tão bonito como no Chrome, mas é bem útil.

IE9 página principal

As notificações do navegador com o usuário também mudaram, ficando mais amigáveis e legíveis para que o usuário seja alertado quando um site tentar abrir uma pop-up, armazenar palavras no histórico de buscas e outros.

Janela Notificação IE 9

Por fim, o IE9 tem um recurso de proteção de rastreamento que permite limitar os sites que podem rastreá-lo enquanto estiver online, não deixando muitos rastros de suas preferencias que são atualmente usados por grandes empresas para detectar que tipo de usuário você é e do que gosta.

Download do Internet Explorer 9 Português

O IE9 versão 32 bits (x86) e 64 bits (x64) podem ser baixado no site oficial da Microsoft aqui: