Distribuições leves do Linux para computadores antigos

Se você tem um computador ou notebook antigo que não roda mais os sistemas operacionais atuais, mas que deseja ressuscitar a velha máquina com um sistema mais atualizado em vez de antigas versões do Windows, a solução é usar distribuições leves do Linux.

O Linux é perfeito para esta tarefa, pois é um sistema operacional que pode ser totalmente personalizado e leve, podendo ser feito para um determinado hardware, etc. Então veremos aqui algumas distribuições Linux que são leves para serem inicializadas rapidamente, sem consumir muitos recursos do computador, compatíveis com hardwares antigos e ainda poderem ser atualizados, sendo assim, seguros para o uso diário em máquinas menos potentes.

Distribuições leves do Linux

Xubuntu

Em vez do habitual ambiente de trabalho GNOME encontrado no Ubuntu (ou KDE no Kubuntu), esta versão do Xubuntu utiliza o XFCE, que é uma interface gráfica mais leve. Não é tão completo e “brilhante” como o Ubuntu original, mas se você gosta do Linux Ubuntu e precisa de um sistema para computadores mais modestos, esta pode ser uma alternativa.

Linux Xubuntu

A única desvantagem é que grande parte dos pacotes atuais que podem ser baixados para instalar algum programa adicional, podem consumir um bom espaço em disco, mas isso depende do seu gosto em software e demandas do sistema operacional.

http://xubuntu.org/

Puppy Linux

Outra distro altamente popular no mundo Linux e voltada para a computação leve. Construído a partir do zero e, portanto não baseados em qualquer distribuição Linux anterior, o “filhote de cachorro” foi projetado para ser executado a partir de um pen drive ou CD e pesa menos de 100MB.

Puppy Linux

O sistema operacional é executado totalmente na memória RAM e é bem compatível com hardwares conhecidos mais antigos. Você pode optar em salvar os seus dados pessoais em um dispositivo USB ou mesmo nas nuvens usando serviços como o drop.io.

Há uma quantidade limitada de programas disponíveis, mas para máquinas mais antigas em que você precise apenas digitar e navegar, o sistema fará seu trabalho.

http://puppylinux.org

Macpup Linux

É derivado do Puppy Linux e baseado no Puppy Lucid que oferece compatibilidade binária com o Ubuntu 10.04 e seus pacotes (programas). Isso pode lhe dar uma grande liberdade no que diz respeito ao software, mas se você precisar de bons programas precisará de um bom espaço em disco.

Macup Linux

Outra grande diferença entre Puppy e Macpup é em seu ambiente de trabalho. Macpup usa o Enlightenment E17 como gerenciador de janelas. O sistema pesa 188MB, mas vem com vários programas já embutidos.

http://macpup.org/

Lubuntu

Outra distribuição baseada no Ubuntu que fornece compatibilidade e muitos programas disponíveis via download. Lubuntu usa o ambiente de trabalho leve chamado X11 (LXDE) fornecendo uma interface básica, mas funcional.

Linux Lubuntu

A equipe teve como objetivo obter a aprovação oficial dos supervisores da Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu. Apesar de não ser a distribuição mais bonita aqui, Lubuntu é rápido e funcional e definitivamente vale a pena dar uma olhada nesta distribuição.

http://lubuntu.net/

SliTaz

Com um tamanho de download bem pequeno de cerca de 30MB, SliTaz realmente consegue sua proeza em disponibilizar um sistema operacional com este tamanho diminuto. Um dos aspectos mais interessantes para o SliTaz é a inclusão totalmente funcional de um servidor web (Lighttpd) com PHP e suporte a CGI. Há também SSH e FTP, ferramentas para todas as necessidades de um servidor básico, mas eficiente.

Linux SliTaz

Firefox é o navegador web padrão e há inúmeras outras ferramentas úteis, como leitor de PDF, media player e editores de texto.

Construído a partir do zero desde o inicio, alguns usuários podem ter dificuldades com o suporte de hardware, embora isso só vai lhe custar 30MB e um CD virgem para descobrir se irá funcionar corretamente em seu computador.

http://www.slitaz.org/pt/

CrunchBang

Baseado no Debian, CrunchBang foi evoluindo devagar se comparado com as outras distribuições leves do Linux como o Xubuntu e Lubuntu. Apesar de ser notavelmente maior do que o SliTaz com um tamanho de download de por volta de 700MB. CrunchBang fornece uma lista impressionante de programas já instalados em seu sistema operacional.

Linux CrunchBang

Aproveitando a versatilidade do openbox e do ambiente de desktop XFCE, CrunchBang fornece um ambiente de trabalho atraente e minimalista, que deve atender tanto usuários experientes quanto os novatos em Linux.

CrunchBang foi construído quase que inteiramente de pacotes disponíveis nos repositórios do Debian e portanto tem excelente compatibilidade com uma vasta gama de softwares. Se você estiver familiarizado com o Debian ou Ubuntu e seus muitos irmãs e irmãos, então não terá problemas em usar o CrunchBang.

http://crunchbanglinux.org/

Damn Small Linux

Damn small Linux ou também conhecido como DSL é um sistema operacional para processadores da família x86 mais antigos, que não tem suporte para 64 bits (apenas 32 bits). Foi projetado para rodar aplicativos gráficos em computadores bem antigos como 486 ou os primeiros processadores Pentium usando pouquíssima memória RAM.

Linux Damn Small Linux

O sistema tem apenas 50MB e pode rodar diretamente de um CD ou pen drive (conhecido como Live CD). O que eventualmente iniciou como uma experiência para ver se um sistema operacional cabia em uma mídia de até 50MB, se tornou uma realidade muito bem vinda para computadores defasados.

Foi projetado a partir do Linux Knoppix, mas retirando vários programas e fazendo-se várias modificações para deixa-lo muito mais simples e rápido. Os programas que vem instalados nesta distribuição são XMMS (MP3, CD Music, e MPEG), cliente de FTP, navegador web Dillo, navegador Netrik, FireFox, processador de textos spreadsheet, Sylpheed email, spellcheck (US English), processador de textos (Ted), três editores (Beaver, Vim, e Nano [clone de Pico]), editores gráficos e visualizadores (Xpaint, e xzgv), Xpdf (visualizador de PDF), emelFM (editor de arquivos), Naim (AIM, ICQ, IRC), VNCviwer, Rdesktop, SSH/SCP servidor e cliente, cliente DHCP, PPP, PPPoE (ADSL), um web server, calculadora, drivers para impressoras genéricas e GhostScript, NFS, ambiente de janelas Fluxbox e JWM, jogos, aplicativos para monitoramentos do sistema, ferramenta em linha de comando para redes, suporte a USB e pcmcia, suporte a wireless e muito mais.

http://www.damnsmalllinux.org/

 

Outras distribuições leves do Linux

  • Absolute Linux – Um distribuição leve baseada no irmão maior Slackware
  • AntiX – Versão leve do parente Linux Mepis, baseado no Debian versão estável.
  • BasicLinux – Um distribuição bem leve do Linux capaz de rodar em computadores Intel 386 e apenas 3 MB de RAM
  • Bodhi Linux – Versão básica e minimalista baseado no Ubuntu 10.04
  • ConnochaetOS – Sucessor do DeLi Linux, e baseado no Arch Linux. Os requisitos mínimos são: Processador compatível com i586, 64MB de memória RAM e 2 GB de disco rigido.
  • DeLi(cate) – Um “fork” do DeLi Linux mas com alvo em computadores antigos com baixa quantidade de memória RAM.
  • Porteus – Sistema com menos de 300 MB sendo leve e eficiente para sistemas antigos.
  • Tiny Core Linux – Distribuição com apenas 12MB de tamanho.
  • xPud – Distribuição com tamanho de 64 MB.
  • Wolvix - Baseado no Linux Slax, só que mais leve.