Dicas para aumentar a eficiência dos banners

Para quem trabalha com web ou precisa criar um banner eficiênte e que dê resultados, seguem algumas dicas valiosas de como aumentar a quantidade de cliques e estimular o usuário a acessar seu site com banners que chamem a atenção.

Criando banner

  1. Simule um botão no banner. A existência de uma figura que represente um botão estimula o visitante a clicar no banner. Você estará destacando que existe algo que pode ser clicado. Prefira copiar o estilo de botão vindo nas telas do windows. As pessoas estão acostumadas a clicar neste tipo de botão.
  2. Escolha cores de fundo que entrem em contraste com as cores do site. Se o site onde o banner será mostrado tem o fundo preto crie um banner com o fundo branco. Isso destaca o banner na vista do visitante. Se o banner ficar em harmonia com o site ele mal será percebido.
  3. O banner deve ser sempre animado. Esqueça os banners com imagens paradas, os resultados são bem menores que a dos animados.
  4. A missão dos banners é chamar a atenção das pessoas. Você pode fazer isso através da animação. Dentro do contexto do banner pegue um objeto qualquer que pode ser uma figura. Faça com que no inicio da animação este objeto fique parado e de forma brusca faça um movimento para as laterais, para cima ou para baixo ou aumente de tamanho. Isso automaticamente vai chamar a atenção da visão das pessoas. É algo inevitavel caso o banner esteja no seu campo de visão.
  5. Foto de pessoas atraem a atenção. Um banner que contenha a imagem de uma pessoa podendo ser homem, mulher ou criança chama mais a atenção das pessoas do que se forem apenas textos ou objetos comuns. Dependendo do contexto do banner você pode adotar a imagem de pessoas jovens, velhas, bonitas ou feias. Isso vai depender do roteiro do banner.
  6. Cuidado com o tamanho do arquivo do banner. Você tem pouco tempo para convencer o usuário a clicar em seu banner. Se o seu banner for muito grande ele irá demorar para carregar e você perderá audiência. Um banner de 460x60 não pode passar de 15kb
  7. Os banners laterais só funcionam se forem grandes. Banners do tipo "botão" possuem baixa taxa de eficiência. Quanto maior o banner em espaço ocupado, melhor.
  8. Os banners colocados no topo das páginas são mais eficientes que os colocados no final das páginas.
  9. Banners que imitam a interface das telas do windows tem taxa de cliques maior. Muitos dizem que isso se deve ao fato de que muitas pessoas clicam no anúncio sem querer achando que é realmente uma tela do windows. Isso acontece. Mas a maioria das pessoas clica porque um banner chama a atenção mesmo. No primeiro momento você realmente acha que é uma tela do seu windows e isso desvia sua atenção para o banner. Depois que você coloca o olho no banner ai já é tarde de mais, basta ler o texto e clicar se tiver interesse. A maioria dos banners não são clicados porque nem mesmo conseguem chamar a atenção do visitante para eles. Chamar a atenção é o mais importante. O resto fica com a mensagem transmitida pelo banner.
  10. Simule a movimentação de um cursor ( seta do mouse ) sobre o banner. Simule esta animação clicando sobre um botão. O fato dela ver o um cursor já assusta e chama a atenção. No primeiro momento a pessoa acha que o mouse esta se movendo sozinho. Depois que ela presta atenção no banner meio caminho já esta andado.