Devo remover a bateria do notebook para aumentar sua vida útil?
Esta é uma dúvida corriqueira da maioria dos usuários de notebook, netbooks e portáteis. Devo retirar a bateria do notebook para aumentar sua vida útil enquanto uso o aparelho pelo adaptador direto na rede elétrica?
Realmente, segundo pesquisas, retirar a bateria do laptop quando for usar o computador por longos períodos ligado na tomada pelo adaptador AC é a melhor pratica para resguardá-la.
O meu notebook passa a maior parte do tempo (em torno de 90%) ligado à rede elétrica sem a necessidade de uso de sua bateria e em meu notebook anterior deixava a bateria todo o tempo plugada no aparelho e sabe o que aconteceu depois de 2 anos? Simplesmente deixou de funcionar.
Não sei ainda o motivo, mas acredito que tenha sido por causa de quase nunca usá-la e deixa-la no notebook o tempo todo.
A melhor prática para aumentar a vida da bateria, segundo especialistas, seria usa corrente alternada, usando um pouco a energia da tomada e às vezes usando a energia da bateria
A minha recomendação é que se for usar o notebook praticamente o tempo todo na tomada, retire a bateria e a cada 7 ou 10 dias, use pelo menos uma vez o notebook somente com a bateria (sem estar conectado a rede elétrica), recarregando-o completamente assim que sua carga estiver no mínimo.
Isso evita que ao usar o notebook conectado a rede elétrica, possa causar danos à bateria por não utilizá-la e pela temperatura que se forma embaixo do computador (altas temperaturas causam danos à bateria) e se não for usá-la, é melhor retirar.
Mas se você usa o notebook muitas vezes em locais onde não tem tomada e precisa da bateria ou mesmo em redes que muitas vezes sofrem com interrupções na rede, então é melhor deixar a bateria no notebook (ou investir em uma fonte de alimentação ininterrupta, chamada de UPS).
Amigos, estamos falando de Notebook como se todos fossem iguais. eu digo que cada modelo tem sua peculiaridade, circuitos eletronicos podem ser tão maravilhosamente complexos e eficientes, que por exemplo, um notebook do fabricante "A", pode possuir uma fonte estabilizada capaz de suportar picos de tensão que a maioria dos estabilizadores do mercado deixariam passar facilmente.
Tudo depende da tecnologia empregada no seu equipamento e da qualidade da matéria-prima empregada.
não existe uma formula mágica!
Sempre sigam as orientações do fabricante, leiam o manual do equipamento pois, se o fabricante for sério só coloca no mercado o produto que foi previamente testado seguindo padrões internacionais de qualidade.
Em termos sim, mas e se eu disser que comprei um Sony Vaio (e que sabemos que é bom e caro devido a qualidade do aparelho), segui e manual e a bateria deu problema por ficar usando a mesma no notebook sem necessidade?
É difícil até para o manual nos dizer o que é melhor.
Não aconselho o uso do notebook sem a bateria, pois o mesmo fica desprotegido de problemas externos de energia, é só imaginar que a bateria substitui o nobreak no notebook protegendo seus componetntes insternos, dependendo do local que mora não ocorra muita variação de energia, se a tomada em que usa o seu notebook já segue o novo padrão, você até pode usar.
Mas pense o seguinte caso esteja usando direto na tomada sem bateria e tenha um pico de energia um dos primeiros componentes afetados seria o seu HD e talvez a placa mãe, vale o risco.
E o tempo de vida médio de uma bateria é de aproximadamente 2 ou 3 anos, acredito que vc não queira ficar com um equipamento tanto tempo assim, pois depois de um ano já começa a ficar desatualizado.
Interessante sua colocação, realmente para locais onde há picos de energia e falta a todo instante é melhor deixar o note com a bateria. Eu tenho um notebook aqui e uso sempre em minha mesa, com a bateria e ligado na tomada. Só que de uns tempos para cá (5 meses após a compra) começou a dar um problema com o recarregamento da bateria onde muitas vezes dá problema no hardware que recarrega e gerencia o carregamento da bateria, não conseguindo recarregar totalmente.
Gente pensem bem: a bateria do notebook é exatamente como a do celular portanto é só pensar: como usamos o celular? Preso na tomada o tempo todo? De jeito nenhum. Com o notebook é o mesmo. Antes eu vivia com o note na tomada ou tirando a bateria. Resultado a bateria não durou um ano. Agora eu uso outro note e uso diferente: uso a bateria até quase acabar e depois ponho pra carregar. Pronto já tá completando 1 ano de vida e o tempo de duração da bateria continua igualzinho a quando estava novo. Tirei essa dica de um site americano muito bem conceituado especializado em baterias
Marcos procedo do mesmo modo que vc, uso o note com a bateria até ela pedir carga. Como me acostumei em colocar o brilho da tela no mínimo possível ela dura várias horas. Já que o consumo está diretamente ligado ao brilho. Pois ela foi feita pra ser usada sem estar ligada a tomada. Possuo um Samsung
De qual site americano? O problema é que a bateria tem ciclos de carregamento (de 300 a 800 vezes), se usar desta forma usando e recarregando também a estará condenando. Eu deixava a bateria no notebook ligado na tomada e a mesma durou 2 anos. Ela deixou de funcionar de repente. Sei lá qual é a melhor maneira, acho que em todo o caso se usar ou guardar ela vai ter um fim de vida mesmo. Mas eu uso sem bateria pois fica conectado na tomada praticamente o tempo todo no escritório e quase não uso fora dele.
Estranhamente quando comprei meu notebook (Sony VAIO VGN-SR290) em 2009, liguei no fabricante (SONY) e perguntei qual seria o melhor uso para a bateria ter maior durabilidade (6 células) e a analista que me atendeu disse que as baterias SONY VAIO não sofriam com o "Efeito Memória" por serem de íon-lítio e que o melhor uso era nunca tirar a bateria do computador, pois isso pode acarretar problemas de contato inclusive. Pensei que poderia ser estratégia para vender baterias, mas enfim, segui o recomendado e meu notebook que foi comprado em 1º de janeiro de 2009 e só uso praticamente na tomada o tempo todo, quando uso na bateria ela tem durado 3h com Wi-Fi, mas plano de energia em modo econômico. Vai completar 3 anos no dia 1º de 2012.
Sim, as baterias não tem mais este problema de "memória". Tinha um Vaio também e durou 3 anos a bateria usando o notebook praticamente direto na tomada o tempo todo. Simplesmente fui ligar um dia e a bateria não funcionou mais (como se não estivesse com a bateria). Limpei contato, resetei Bios e nada. Eu prefiro retirar a bateria, mas como tudo, há seus prós e contras.
Uso o notebook pelo periodo integral. Costumo deixar o note na bateria e depois de um tempo, quando chega aos 10% eu ponho pra recarregar enquanto uso. Quando chega novamente aos 100% desconecto da tomada.
Isto pode?
Pode Dieme, mas atualmente as baterias não viciam, ou seja, pode recarregar a partir de qualquer nível que ela esteja. Só que as baterias tem limite de ciclos (recarregamentos) que varia de 300 á 800 recargas. Depois disso elas começam a segurar bem menos a carga ou nem seguram mais, tendo que trocar a mesma. Se usa o tempo todo na rede elétrica, retire a bateria para não gastar em demasia estes ciclos e recomendo que ligue o adaptador em pelo menos um estabilizador para manter seguro seu notebook contra picos de energia que podem vir pela rede elétrica.
Recebi a informação de que os notebooks têm proteção contra surto e a descarga excessiva é dirigida à bateria. Sem bateria essa proteção não atua e o computador fica desprotegido.
legal não sabia que podia retira a bateria do notebook.e usa direto na energia!
Excelente artigo, vou fazer o que foi sugerido.
Um Abraço
Roberto
Ha, é NUNCA se deve colocar ou retirar a bateria com o notebook ligado. Isso deve ser feito sempre com ele desligado. Se der um pequeno "curto", já era a bateria e muitas vezes até o notebook.
O bom também é recarregar a bateria quando estiver entre 10% a 20% de acabar, pois assim não se perde muitos eletrons. Tem gente que só recarrega quando a bateria esgota a energia e o recomendado segundo manuais é começar a fazer a recarga parcial, quando estiver entre 10% e 20%.
E ainda tem o problema da recarga da bateria. Cada bateria pode ser recarregada de 300 a 800 vezes, os chamados ciclos. Depois disso começam a perder sua capacidade de aguentar a carga.
A dica é boa é muitos clientes meus me perguntam isso. Eu sempre recomendei isso que escreveu, de retirar a bateria caso usem por muito tempo o notebook na tomada. Agora compra o UPS para evitar queda de energia só recomendo para quem trabalha com computadores, pois seu custo é meio caro (o preço de uma bateria nova) e assim não vale a pena.
Enviar novo comentário