Desempenho em desativar a paginação (memória virtual) do Windows

Muitas dicas sobre computadores na internet, os chamados “tweaking” para Windows nos diziam que desabilitar a paginação do Windows (memória virtual) em computadores com boa quantidade de memória RAM fariam todo o sistema ficar mais rápido.

Desempenho memória virtual / paginação no Windows

O site TweakRound fez uma série de testes exaustivos utilizando diversas ferramentas, inicialização, desligamento e em seu cotidiano e o resultado é que desabilitar a paginação faz com que seu computador tenha uma pior performance!

Lendo o blog que tem um conteúdo bem extenso sobre este assunto e teste de paginação, fica claro o seguinte:

  • Você apenas terá um melhor desempenho no desligamento da paginação se tiver memória RAM suficiente para dar conta do Windows, programas e outros serviços que a fazem esgotar rapidamente devido à cache que vai se armazenando.
  • Na maioria dos testes realizados, desabilitar a paginação poderá deixar o Windows extremamente lento ou mesmo fazer com que trave todo o sistema caso acabe a memória e continue os programas abertos.

Então para quem desabilita a paginação do Windows para que melhore o desempenho do sistema, tenha cuidado, pois mesmo em um ótimo computador com 8GB de memória RAM (que foi usado nos testes de Eric) você poderá ter problemas com isso.

Caso queira ver o artigo na integra, seguem duas opções (traduzido e o original):