Desative de forma segura programas iniciados com o Windows
Se o Windows está lento para iniciar, um dos motivos podem ser os programas e aplicativos que iniciam junto com o sistema. Aprenda a verificar quais programas podem ser desativados com segurança e assim agilizar o tempo de inicialização.
Um dos principais motivos de com o tempo o Windows ficar lento para inicializar são os programas que acabam carregando junto com o sistema operacional toda vez que nos logamos nele.
Desativar estes programas é fácil, o problema está em saber quais deles realmente podemos desabilitar no Registro, MSConfig ou Gerenciador de tarefas sem que o sistema operacional trave ou falhe.
Este artigo tutorial contém as etapas sobre como identificar programas de inicialização que você não precisa que inicie junto com o Windows e determinar quais você realmente quer carregar.
Dica: Como regra geral é seguro remover qualquer programa de inicialização. Normalmente as maiorias dos programas automaticamente inicializam com o Windows por que precisam monitorar o computador (como os antivírus, por exemplo) ou oferecer recursos adicionais a dispositivos de hardware (como impressoras, por exemplo). Após um programa ser removido ou desabilitado, se precisa de alguma coisa que costumava carregar na inicialização, ele não será executado até que o programa seja executado, ou seja, terá que fazer isso manualmente.
Identificando os programas e buscando informações na internet
Antes de qualquer coisa devemos identificar os programas que estão sendo executados com o Windows e procurar informações sobre o mesmo na internet para sabermos o que realmente podemos desativar. Para isso poderemos utilizar três programas que vem junto com o sistema operacional:
Configuração do sistema (MSConfig)
Identificar programas que iniciam junto com o Windows usando a Configuração do sistema ou conhecido também como MSConfig é fácil.
Obviamente, abra a Configuração do Sistema. Para isso, aperte no teclado Win (teclado com símbolo do Windows) + R. Isso vai abrir a janela do “Executar”. Digite msconfig e clique em “OK”.
Clique na guia “Inicialização de programas” e você verá a lista de programas que iniciam junto com o Windows. Na coluna “Comando” você poderá ver o local onde se encontra este aplicativo no Windows.
Para pesquisar pelo nome do programa na internet e ver do que se trata e assim poder averiguar se quer ou não desativar este aplicativo de iniciar automaticamente, basta pegar o nome do mesmo.
No exemplo acima vemos que o comando é:
“C:\Users\DPC\AppData\Local\Google\Update\GoogleUpdate.exe” /c
O “GoogleUpdate.exe” é o nome do arquivo que você usaria para pesquisar e identificar qual é o propósito deste programa no computador.
Dica: O programa de inicialização quase sempre vai ser um arquivo executável, tendo a terminação .exe como extensão de arquivo. Além disso, muitos programas na configuração do sistema têm opções de comando, tais como “/c”, “-s” e outros. Essas opções que ficam depois do nome do arquivo não precisam ser incluídas em suas pesquisas.
No exemplo abaixo pegamos o GoogleUpdate.exe e buscamos para ver do que se trata. Na pesquisa foi constatado que é o agente de atualização do Google, que verifica toda vez que o Windows inicia se os programas do Google instalados no computador estão atualizados.
Desativando o programa de inicialização usando o MSConfig
Após a pesquisa do nome do arquivo na internet e ver suas devidas informações, se achar necessário que o programa não precisa iniciar com o Windows, basta desmarcar o item carregado na inicialização e clicar em “Aplicar”.
Registro do Windows
Nota: Tenha em mente que a mudança indevida no registro pode causar problemas em seu computador.
Abra o Registro do Windows apertando no teclado Win (símbolo do Windows) + R. Em seguida digite regedit e clique em “OK”.
Agora vá até o local abaixo:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run
Uma vez na pasta Run (que é o local onde o Windows também armazena os registros de programas que irão iniciar toda vez que entrar no sistema operacional) você o local de cada programa, normalmente também com a finalização .exe.
Como exemplo temos o C:\Windows\system32\igfxtray.exe. O igfxtray.exe é o nome do arquivo que você usaria para pesquisar na internet e identificar para que serve este programa.
Desativando o programa de iniciar junto com o Windows usando o Regedit
Identificando o programa, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do registro e em seguida escolher a opção “Excluir”.
Gerenciador de tarefas do Windows
A partir do Windows 8 começou a ser possível ver os programas de inicialização e o impacto que trazem no tempo de inicialização. Bem como habilitar ou desabilitar os mesmos.
Aperte no teclado Ctrl, Shift e Esc ao mesmo tempo para abrir o Gerenciador de Tarefas. Clique na aba “Inicializar” (caso não veja as abas, clique em “Mais detalhes”). Você verá a lista de programas que são executados quando acessa sua conta do Windows assim como o impacto na inicialização.
Clique com o botão direito do mouse em cima do nome do programa e selecione “Propriedades”. Vai abrir uma janela com o nome do aplicativo para poder pesquisar pelo mesmo na internet.
Uma outra alternativa é clicar com o botão direito do mouse no nome do programa e selecionar a opção “Pesquisar online”.
Desativando o programa que inicia com o Windows usando o Gerenciador de Tarefas
Basta clicar no nome do programa e selecionar a opção “Desabilitar”.
Meu Windows estava lento para iniciar a área de trabalho logo após o login. Pensava até que era algum vírus.
Mas usando as dicas percebi na hora, usando o msconfig, que tinham vários pequenos programas iniciando junto.
Não desativei os antivírus, spywares e drivers de vídeos. Mas outros como leitores de PDF (Acrobat), Google Update, Opera e drivers da impressora foram desativados.
Resultado: a inicialização ficou muito mais rápida e quando eu preciso destes recursos desabilitados eu simplesmente abro ou executo eles pelo menu iniciar.
Enviar novo comentário