Desative de forma segura programas iniciados com o Windows

Se o Windows está lento para iniciar, um dos motivos podem ser os programas e aplicativos que iniciam junto com o sistema. Aprenda a verificar quais programas podem ser desativados com segurança e assim agilizar o tempo de inicialização.

Um dos principais motivos de com o tempo o Windows ficar lento para inicializar são os programas que acabam carregando junto com o sistema operacional toda vez que nos logamos nele.

Desativar estes programas é fácil, o problema está em saber quais deles realmente podemos desabilitar no Registro, MSConfig ou Gerenciador de tarefas sem que o sistema operacional trave ou falhe.

Programas iniciam junto Windows

Este artigo tutorial contém as etapas sobre como identificar programas de inicialização que você não precisa que inicie junto com o Windows e determinar quais você realmente quer carregar.

Dica: Como regra geral é seguro remover qualquer programa de inicialização. Normalmente as maiorias dos programas automaticamente inicializam com o Windows por que precisam monitorar o computador (como os antivírus, por exemplo) ou oferecer recursos adicionais a dispositivos de hardware (como impressoras, por exemplo). Após um programa ser removido ou desabilitado, se precisa de alguma coisa que costumava carregar na inicialização, ele não será executado até que o programa seja executado, ou seja, terá que fazer isso manualmente.

Identificando os programas e buscando informações na internet

Antes de qualquer coisa devemos identificar os programas que estão sendo executados com o Windows e procurar informações sobre o mesmo na internet para sabermos o que realmente podemos desativar. Para isso poderemos utilizar três programas que vem junto com o sistema operacional:

Configuração do sistema (MSConfig)

Identificar programas que iniciam junto com o Windows usando a Configuração do sistema ou conhecido também como MSConfig é fácil.

Obviamente, abra a Configuração do Sistema. Para isso, aperte no teclado Win (teclado com símbolo do Windows) + R. Isso vai abrir a janela do “Executar”. Digite msconfig e clique em “OK”.

executando-msconfig

Clique na guia “Inicialização de programas” e você verá a lista de programas que iniciam junto com o Windows. Na coluna “Comando” você poderá ver o local onde se encontra este aplicativo no Windows.

Para pesquisar pelo nome do programa na internet e ver do que se trata e assim poder averiguar se quer ou não desativar este aplicativo de iniciar automaticamente, basta pegar o nome do mesmo.

inicializacao-programas-configuracao-sistema

No exemplo acima vemos que o comando é:

“C:\Users\DPC\AppData\Local\Google\Update\GoogleUpdate.exe” /c

O “GoogleUpdate.exe” é o nome do arquivo que você usaria para pesquisar e identificar qual é o propósito deste programa no computador.

Dica: O programa de inicialização quase sempre vai ser um arquivo executável, tendo a terminação .exe como extensão de arquivo. Além disso, muitos programas na configuração do sistema têm opções de comando, tais como “/c”, “-s” e outros. Essas opções que ficam depois do nome do arquivo não precisam ser incluídas em suas pesquisas.

No exemplo abaixo pegamos o GoogleUpdate.exe e buscamos para ver do que se trata. Na pesquisa foi constatado que é o agente de atualização do Google, que verifica toda vez que o Windows inicia se os programas do Google instalados no computador estão atualizados.

Desativando o programa de inicialização usando o MSConfig

Após a pesquisa do nome do arquivo na internet e ver suas devidas informações, se achar necessário que o programa não precisa iniciar com o Windows, basta desmarcar o item carregado na inicialização e clicar em “Aplicar”.

desmarcando-programa-inicializacao

Registro do Windows

Nota: Tenha em mente que a mudança indevida no registro pode causar problemas em seu computador.

Abra o Registro do Windows apertando no teclado Win (símbolo do Windows) + R. Em seguida digite regedit e clique em “OK”.

abrindo-regedit

Agora vá até o local abaixo:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run

Uma vez na pasta Run (que é o local onde o Windows também armazena os registros de programas que irão iniciar toda vez que entrar no sistema operacional) você o local de cada programa, normalmente também com a finalização .exe.

editor-registro-run

Como exemplo temos o C:\Windows\system32\igfxtray.exe. O igfxtray.exe é o nome do arquivo que você usaria para pesquisar na internet e identificar para que serve este programa.

Desativando o programa de iniciar junto com o Windows usando o Regedit

Identificando o programa, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do registro e em seguida escolher a opção “Excluir”.

excluindo-registro-run

Gerenciador de tarefas do Windows

A partir do Windows 8 começou a ser possível ver os programas de inicialização e o impacto que trazem no tempo de inicialização. Bem como habilitar ou desabilitar os mesmos.

Aperte no teclado Ctrl, Shift e Esc ao mesmo tempo para abrir o Gerenciador de Tarefas. Clique na aba “Inicializar” (caso não veja as abas, clique em “Mais detalhes”). Você verá a lista de programas que são executados quando acessa sua conta do Windows assim como o impacto na inicialização.

gerenciador-tarefas-inicializar

Clique com o botão direito do mouse em cima do nome do programa e selecione “Propriedades”. Vai abrir uma janela com o nome do aplicativo para poder pesquisar pelo mesmo na internet.

gerenciador-tarefas-programas-inicializam-windows

Uma outra alternativa é clicar com o botão direito do mouse no nome do programa e selecionar a opção “Pesquisar online”.

Desativando o programa que inicia com o Windows usando o Gerenciador de Tarefas

Basta clicar no nome do programa e selecionar a opção “Desabilitar”.

desabilitando-programa-gerenciador-tarefas