Como desativar permanentemente o Touchpad no notebook

Se a forma tradicional de desativar o touchpad não está funcionando, veja algumas formas alternativas para desativar em definitivo este acessório dos notebooks.

O touchpad que vem nos notebooks e netbooks é extremamente útil quando não utilizamos um mouse externo e temos somente este meio para interagir rapidamente com a interface do sistema operacional. Mas a partir do momento que conectamos um mouse, esta função do touchpad perde sua virtude e muitas vezes acabam até atrapalhando, pois ao digitar um texto, qualquer encostada perto do touchpad acaba fazendo o ponteiro do mouse ir para outro local da tela.

Muitos tentam instalar o driver nativo do hardware e utilizar a opção para desabilitar o touchpad, mas infelizmente cada vez que o sistema operacional é reinicializado as funções de mouse do touchpad voltam a funcionar.

Desativando Touchpad notebook

Então qual a melhor maneira de desativar por completo o touchpad?

Pela BIOS

O touchpad muitas vezes pode ser desativado na BIOS. Em um Dell Latitude E6430s, por exemplo, basta acessar as opções da BIOS e em seguida ir em “POST > Mouse/Touchpad”.

Existem opções inclusive de desativar o touchpad somente se o mouse externo for conectado ao notebook.

Então verifique se não existe alguma opção destas em seu aparelho.

Pelo Gerenciador de dispositivos

Abra o Gerenciador de Dispositivos, para isso aperte no teclado Win (tecla com símbolo do Windows) e R. Em seguida digite devmgmt.msc e clique em “Ok”.

Em seguida encontre o driver do touchpad (provavelmente está em “Mouse e outros dispositivos apontadores” ou “Outros dispositivos”). Clique com o botão direito do mouse em cima do nome do drive e em seguida escolha “Desativar”.

gerenciador-dispositivo-touchpad

Desconectando o hardware fisicamente

Se nenhum dos meios acima funcionou, você pode tentar desconectar os fios que ligam o hardware touchpad da placa mãe. Para isso é necessário que abra o compartimento certo ou em outros casos desmonte a carcaça para chegar ao dispositivo.

desconectando-touchpad-notebook

Desativando pelo Windows Mobility Center

Alguns touchpad possuem uma função que pode desativar realmente a funcionalidade sem voltar a ser ativado depois de reiniciar o computador. Você pode tentar, basta apertar no teclado Win (tecla com o símbolo do Windows) e X.

Em seguida, se o driver estiver corretamente instalado e se for de determinados fabricantes (como a Dell, por exemplo) você verá uma opção para desabilitar o touchpad.

windows-mobility-center-disable-touchpad