Como desativar ou ativar programas iniciados com o Windows

Programas iniciados com o Windows podem deixar seu computador lento. Veja como desativar os que não servem para você e ativar os mais importantes.

Conforme vamos utilizando o Windows e instalando programas no sistema, percebemos que sua inicialização começa a ficar cada vez mais lenta e vemos vários ícones de aplicativos abrirem na barra perto do relógio.

Esses ícones indicam que certos aplicativos estão sendo abertos e inicializados junto com o Windows e com isso faz o sistema se arrastar antes que possamos utilizá-lo. Há muitos aplicativos de fabricantes que já vem instalado quando compramos nosso computador e o pior é vários deles não o utilizamos.

desativar programas iniciados windows

Felizmente é possível remover os programas que inicializam junto com o Windows e também podemos ativá-lo depois caso seja realmente útil na inicialização do sistema.

Por que eu deveria desativar os programas que iniciam junto com o Windows?

Quando o computador se inicia ou mais precisamente quando você entra no Windows, o sistema carrega seu desktop personalizado e todos os processos que o sistema necessita. Ao mesmo tempo (na verdade um pouco depois) o Windows também carrega os programas configurados para iniciar automaticamente com ele.

Estes programas podem ser compartilhadores de arquivos, chats, de segurança, utilitários e outros tipos. Nem todos os programas que carregam estão visíveis nos ícones que aparecem perto do relógio na barra de tarefas do Windows. Muitos deles ficam ocultos no sistema ajudando a acelerar o tempo de boot.

Alguns programas são pequenos e não interferem tanto no desempenho ou abrir do Windows, mas outros são bem pesados. Então multiplique isso por muitos programas diferentes definidos para iniciar automaticamente com o Windows em um típico PC e você verá seu computador ficar amarrado para se inicializar por completo, ficando bem irritante para a maioria dos usuários.

Além do mais, estes programas também ocupam memória RAM e utilizam outros recursos do sistema. E o pior é que na maioria das vezes eles não são importantes ou utilizados por você.

icones-programas-iniciam-windows

E por que estes programas iniciam com o Windows?

Você deve se perguntar o motivo destes pequenos programas iniciarem com o Windows, se com o tempo e quantidade podem prejudicar seu desempenho. Acontece que muitos programas que você instala, precisam ficar abertos em tempo real para funcionar, como é o caso dos programas de segurança (antivírus, firewall, etc) e mensageiros (Skype e outros programas de chat).

Outras funcionalidades seriam:

  • Para permanecer funcionando: Programas como o Google Drive, Dropbox e Skydrive (que são programas de arquivos nas nuvens) precisam iniciar com o Windows para que o envio e recebimento de arquivos sejam em tempo real e assim possa se ter um backup dos mesmos nos servidores das nuvens e em seu computador. Outros como o antivírus iniciam automaticamente para poder dar proteção em tempo real ao seu computador.
  • Para manter-se conectado: São típicos de mensageiros instantâneos, como o Skype para que os outros possam se comunicar com você quando estiver online.
  • Para controlar seu hardware: Alguns aplicativos utilitários frequentemente iniciam junto com o Windows para monitorar seu hardware ou fornecer um acesso rápido as configurações.
  • Para download e upload: Normalmente são aplicativos que verificam se há atualizações na internet e começam a baixar para seu PC em segundo plano. Outros, como o uTorrent servem para manter seus arquivos compartilhados com outros usuários.

Como ativar ou desativar os programas que iniciam com o Windows?

Há algumas formas que podemos utilizar para fazer com que determinados programas possam iniciar ou não junto com o Windows. Vejamos as alternativas:

Usando a própria opção do programa

Vá às opções ou preferencias de um programa e veja se tem alguma opção para ativar/desativar a inicialização do mesmo automaticamente. Programas como o Skype, uTorrent e outros possuem esta alternativa.

opcao-inicializacao-windows-utorrent

Utilizando programas de terceiros, como CCleaner

O CCleaner possui opções para que possam visualizar os programas que iniciam com o Windows e possam marcar ou desmarcar para que iniciem ou não automaticamente.

Basta baixar o CCleaner caso não o tenha instalado em seu computador. Ao abrir o programa, clique na opção Ferramentas e depois em Programas iniciados com o sistema. Na aba “Windows” serão listados todos os programas que são abertos quando o Windows inicia.

Você pode desativar algum programa que não utiliza clicando com o botão direito e em seguida escolhendo a opção “Desativar”.

ccleaner-programas-iniciados-windows

Utilizando ferramentas do próprio Windows

Você pode utilizar as próprias ferramentas do Windows para ver e desativar estes programas. Existe uma ferramenta chamada MSCONFIG para isso.

Para abri-lo, aperte as teclas Win e R para abrir a janela de “Executar” e digite msconfig clicando em seguida em “Ok”.

Clique na aba “Inicialização de programas” e desmarque os programas que não queira que iniciem com o Windows.

msconfig-inicializacao-programas

Se você utiliza o Windows 8 ou superior, precisa abrir o Gerenciador de tarefas. Este utilitário pode ser aberto apertando no teclado Ctrl + Shift + Esc. Em seguida clique na aba “Inicializar” e verá os programas que são inicializados junto com o Windows 8. Você pode fazer com que eles não iniciem clicando com o botão direito e escolhendo “Desabilitar”.

gerenciador-tarefas-inicializar

Como saber quais programas de inicialização posso desativar?

Bem, as ferramentas para executar o serviço foram mostradas. E agora, você sabe quais programas que iniciam junto com o Windows você pode ou deve desativar?

Alguns podem ser essenciais para o sistema, como os programas de segurança (antivírus e outros) e outros estão ali apenas para atrapalhar.

Uma dica é usar o bom senso verificando o nome do aplicativo. Por exemplo, se está com o nome de Skype, você deve saber que se trata do mensageiro Skype, se for uTorrent você deve saber que se trata do compartilhador de arquivos e torrente uTorrent.

Caso apareça um nome estranho, você pode colocar seu nome em sistemas de buscas na internet para saber do que se trata. No Windows 8, podemos verificar rapidamente clicando com o botão direito do mouse nome do programa e escolhendo a opção “Pesquisar online”.

pesquisar-online-gerenciador-tarefas

Como desativar os serviços do sistema no Windows?

Alguns programas que vem com o Windows e outros que você vai instalando criam uma entrada de serviço e são executados como serviços de sistema de baixo nível. Como o plugin do Flash que executa seu serviço para verificação de atualizações na internet.

Você pode gerenciar estes serviços clicando no menu iniciar do Windows e buscando por serviços. Ou no Windows 8 aperte Win + F e busque por serviços.

opcao-exibir-servicos-locais

Neste utilitário serão mostrados todos os serviços registrados no Windows. Nem todos iniciam automaticamente. Alguns estão com o status “manual” o que significa que são inicializados depois de alguma ação especifica.

É possível definir o tipo de inicialização indo em suas propriedades.

tipo-inicializacao-servicos

No entanto, não recomendamos que “brinque” com eles. Você tem que ter certeza que o serviço que está passando do tipo de inicialização “automática” para “manual” ou “desativar” não influenciem diretamente no Windows, pois caso contrário erros podem começar a ocorrer, certos serviços podem deixar de funcionar ou mesmo não poderá nem inicializar mais o Windows corretamente.

Programas inicializados com os navegadores

Alguns programas são instalados sem que você perceba e deixam a inicialização dos navegadores e até mesmo a navegação na internet mais lenta. São casos típicos das barras de tarefas de navegadores.

Você pode verificar o que tem instalado nos navegadores e remover o que não utiliza usando o CCleaner. Abra este programa, clique na opção “Ferramentas”, “Programas iniciados com o sistema” e clique na aba do navegador que usa frequentemente.

lista-programas-instalados-navegadores