Desativando plug-ins de qualquer navegador (IE, Firefox, Chrome e Opera)

Se por questão de segurança ou desempenho você precisar desativar algum plugin dos navegadores Chrome, Firefox, Internet Explorer ou Opera, saiba como proceder em cada um.

Os plugins que são instalados nos navegadores de internet servem para adicionar novos recursos de visualização ou interação em páginas ou aplicativos que necessitem de tal. Um exemplo clássico de plug-in é o Flash que serve para visualizar animações e jogos de sites ou mesmo o Java que tem inúmeras serventias, como acesso a sua conta bancária online.

desativar plugins navegadores web

Cada navegador tem sua maneira de visualizar ou remover estes aplicativos adicionais e em alguns a listagem de plugins não é acessível pelo menu, sendo mais escondido.

Veremos aqui como desabilitar os plugins em determinado navegador para que o mesmo deixe de funcionar nele. Se você quiser remover por completo algum plugin, precisará acessar o painel de controle e abrir o Desinstalar um programa para a renovação total no computador.

Desabilitando plug-ins no Google Chrome

O chrome é um destes navegadores onde o acesso a listagem de plugins instaladas está mais escondida e não acessível pelo menu tradicional. Mas para visualizar todos os plugins extras ativos no navegador, basta digitar na barra de endereço o seguinte:

chrome://plugins

Serão listados todos os plugins ativos, desativados e compatíveis com o Google Chrome. Para desativar, basta clicar na opção Desativar. Se você quiser ver mais detalhes de onde está instalado este plugin, basta clicar na opção [+] Detalhes.

Por padrão todos os plugins estão com a opção Sempre permitido desmarcado. Isso é para deixar os navegadores um pouco mais seguros sendo solicitada sua confirmação de execução caso seja necessária, principalmente para os plugins menos seguros como é o caso do Java onde toda vez que precisar ser executado em algum site o Chrome irá lhe perguntar se realmente desejar executar o devido plugin.

lista-plugins-google-chrome

Desativando o plug-in no Firefox

O Firefox já traz um acesso mais fácil as extensões e plugins instaladas por meio do próprio menu. Para exibiri a lista de plugins instaladas, abra o menu do Firefox e em seguida clique em Componentes. Ou aperte no teclado Ctrl + Shift + A.

firefox-acessando-complementos

Abrindo a nova aba da central de extensões e plugins, clique na opção Plugins para que sejam listados todos do Firefox. Para desativar algum, você tem que clicar no botão Desativar. Para ver mais informações sobre este plugin você pode clicar em Opções onde lhe será fornecido mais detalhes e a data em que foi instalado ou atualizado. Você também pode aproveitar e atualizar todos os plugins clicando na opção Verificar atualizações dos plugins.

lista-plugins-ativos-firefox

Caso precise verificar mais informações sobre os plugins no Firefox basta acessar o endereço:

about:config

Será aberta uma página com informações mais detalhadas sobre cada plugin ativo no navegador.

about-plugin-firefox

Desativando plug-ins no Internet Explorer

O Internet Explorer mostra no Gerenciar Complementos todas as extensões, plugins e barras de ferramentas em uma única lista. Para acessá-la você deve clicar no ícone de engrenagem no canto  superior direito e em seguida clicar na opção Gerenciar complementos.

internet-explorer-gerenciar-complementos

Serão listados apenas os complementos carregados. Então você deve escolher em “Mostrar” a opção Todos os complementos.

internet-explorer-mostrar-todos-complementos

Para desativar um plugin no Internet Explorer, basta selecionar o mesmo e depois clicar no botão Desativar.

desabilitando-plugin-internet-explorer

Nesta mesma janela você poderá visualizar mais informações do plugin clicando em Mais informações e até mesmo limitar quais sites este plugin pode ser ativado. Ótimo para limitar o Java a ser ativado apenas no seu site bancário ou outros sites específicos deixando assim o navegador mais seguro.

Desativando os plug-ins no Opera

A forma de visualização dos plugins no Opera é feita em uma página oculta acessada facilmente digitando na barra de endereço o seguinte:

opera:plugins

acessando-plugins-opera

Marcando a opção Detalhes você consegue visualizar os detalhes de cada item. Para desativar algum plugin basta apenas clicar em Desabilitar. Assim como no Firefox, o Opera tem a opção Atualizar plug-ins para que possa verificar e atualizar os plugins mais desatualizados.