Desativando o AntiSpam no Gmail e mensagens marcadas como Spam

Aprenda como criar filtros para burlar o antispam do Gmail e fazer com que as mensagens apareçam na caixa de entrada e também em seu leitor de e-mails externo.

O Gmail ou Google Mail (como é conhecido no Reino Unido) possui um ótimo filtro AntiSpam que move mensagens indesejadas, de propagandas ou de servidores considerados “Spammers” para uma pasta rotulada como Spam. E são excluídas automaticamente após 30 dias.

Apesar de ser ótimo, ele não é perfeito e pode considerar e-mails legítimos ou de seu interesse como um spam falso positivo . Isso não é problema se você usa a interface do webmail do Gmail para visualizar as mensagens, pois poderá acessar a pasta “Spam”, visualizar os e-mails e marcar algum que realmente não sejam Spam para que não seja mais marcado desta forma.

Desativando Antispam Gmail

Mas para quem utiliza o serviço do Gmail usando um cliente de e-mail externo como Outlook, Thunderbird e outros pelo protocolo POP3 ou IMAP, poderão enfrentar problemas, pois normalmente esta pasta “Spam” não aparece nestes programas e nem são transferidos aos mesmos. Então você recebe a mensagem, mas não consegue visualizá-la em seu cliente de e-mail desktop.

A melhor opção seria desativar o AntiSpam do Gmail, só que o Google não dispõe desta opção em seu serviço de e-mail. Portanto iremos criar algumas regras para que todos os e-mails, inclusive os spams vão para a caixa de entrada, podendo assim ser baixados ou transferidos para seu cliente de e-mail, conseguindo visualizar todos.

Como desativar o Antispam no Gmail

1. Acesse o site do Gmail em http://www.gmail.com

2. Em seguida faça o login usando seu e-mail e senha.

3. Clique no ícone da engrenagem e depois em Configurações.

acessando-configuracores-gmail

4. Você deverá criar um filtro. Basta clicar na aba Filtro e em seguida em Criar novo filtro.

criando-filtros-gmail

5. Na janela que aparece no campo “Contém as palavras”, insira: is:spam. Depois clique em “Criar filtro com esta pesquisa”.

criando-filtro-is-spam-gmail

6. Uma mensagem com “Pesquisas com filtro contendo "label:", "in:", "is:" ou critérios de estrela (como "has:yellow-star") não são recomendadas, pois nunca corresponderão aos e-mails recebidos. Você deseja prosseguir para a próxima etapa?” irá aparecer. Basta clicar em “Ok”.

mensagem-filtro

7. Agora marque a opção Nunca enviar para Spam. Você pode também aplicar este filtro para as mensagens que já estão marcadas como Spam. Basta apenas marcar a opção Também aplicar o filtro a xxx correspondentes a conversas. Em seguida clique no botão “Criar filtro”.

opcao-nunca-enviar-spam

Pronto, de agora em diante as mensagens irão parar todas na caixa de entrada e poderá visualizar os e-mails nos aplicativos externos que usam o POP3 e SMTP para envio e recebimento de e-mails.