Deixe a restauração de sistema do Windows mais confiável

Configure o Windows para que os pontos de restaurações do sistema realmente funcionem da forma que deveriam funcionar e evite problemas futuros em suas restaurações do sistema.

Se você está instalando um monte de programas, drivers ou só quer mesmo recuperar a alterações feitas em seu computador após um erro no Windows você precisará de um ponto de restauração disponível em determinada data para que isso aconteça.

Infelizmente o Windows não tem um bom gerenciador de restauração que realize com frequência a criação de pontos de restauração, fazendo isso somente uma vez por semana, sendo que normalmente precisamos dos dados de ontem.

Criando pontos restauração sistema Windows

O motivo de o Windows estender este prazo é que toda vez que é criado um ponto de restauração, dados de processamento são utilizados e o computador pode ficar lento no momento em que mais está utilizando-o.

Felizmente é possível agendar e configurar a restauração do sistema para que se crie um ponto de restauração automaticamente todos os dias e em determinados horários que esteja usando menos o computador.

Agendando a criação de pontos de restauração automaticamente

Se você gostaria de configurar o Windows para que de tempos em tempos sejam criadas os pontos de restauração do sistema, como diariamente, por exemplo, podemos fazer isso usando o agendador de tarefas para que execute esta ação em horários em que utilize menos o computador (já que no momento da criação do ponto de restauração o computador ficará mais lento).

1. Abra o Agendados de Tarefas. Basta apertar no teclado Win (tecla com o símbolo do Windows) e R. Em seguida digite taskschd.msc e clique em “Ok”.

2. Na lateral esquerda vá em:

Biblioteca do Agendador de Tarefas > Microsoft > Windows > SystemRestore

E clique duas vezes em “SR”.

agendador-tarefas-system-restore

3. Na janela de “Propriedades de SR” que abriu, clique na aba “Disparadores” e clique duas vezes no disparador “Diariamente”. Caso ele não exista, basta clicar no botão “Novo...” e criar um. Na janela de edição do Disparador você pode definir as configurações para que seja executado conforme a sua necessidade. No exemplo da imagem abaixo, colocamos para que o ponto de restauração seja criado diariamente.

configurando-dia-ponto-restauracao

Na aba “Condições” você pode definir outras opções e regras para que o agendador seja iniciado, como somente quando o computador estiver ocioso por tantos minutos, se estiver ligado à tomada, entre outros.

definicao-condicoes-agendador-tarefas

4. Pronto, o agendamento foi marcado para o período selecionado. Caso o status do “SR” esteja como “Desabilitado”, clique com o botão direito em cima e escolha “Habilitar”.

Dica: Procure definir o agendamento para horários em que realmente não esteja utilizando o computador e o mesmo permaneça ligado por pelo menos 15 minutos, pois a criação do ponto de restauração deixará o sistema lento e não poderá ser utilizado por conta de um possível cancelamento do agendador.

Criando um ponto de restauração manualmente

A criação de um ponto de restauração de forma manual é a forma mais segura e confiável para que realmente obtenha este ponto criado. É ideal fazer isso antes de fazer algumas mudanças em seu sistema operacional, como ao instalar um drive, dispositivo ou mesmo programa, pois qualquer problema ou conflito que houver, poderá usar o ponto de restauração para voltar ao estado normal que o Windows estava anteriormente.

1. Abra a janela de Propriedades Avançadas do Sistema. Basta apertar no teclado Win (tecla do Windows) e R. Em seguida digite systempropertiesadvanced e clique em “Ok”. Clique na aba “Proteção do Sistema” e você verá as configurações da proteção.

configuracoes-protecao

2. Nas Unidades disponíveis uma delas deve estar Ativada para que possa criar um ponto de restauração. Por padrão e para proteção do sistema Windows, onde está escrito “(Sistema)” é o local onde está instalado o Windows. Caso ela esteja desativada, clique nela e em seguida no botão “Configurar...” e ative a opção “Restaurar configurações do sistema e versões anteriores dos arquivos”.

ativando-protecao-sistema

3. Agora sim o botão “Criar” ficará ativado para poder criar um ponto de restauração, podendo colocar o nome para melhor identificação.

criando-ponto-restauracao

Dica: No item 2, onde entrou na área de configuração das unidades disponíveis para o ponto de restauração, você poderá definir também o espaço que o sistema deve utilizar para gerar estes pontos. Quanto maior o espaço reservado, mais pontos poderão ser criados.