Deixe o Firefox mais rápido e consumindo menos memória

Otimizar o Firefox para que utilize menos memória RAM do seu computador, abra e carregue rapidamente fica fácil com estas dicas.

O Firefox sempre foi considerado um ótimo navegador, sendo rápido e estável desde suas primeiras versões. Com o tempo e as novidades que foram sendo colocadas, o Firefox começou a consumir mais memória e ficar mais lento que seus concorrentes.

melhorando desempenho Firefox

Mas há algumas dicas interessantes que podem deixar seu Firefox rápido novamente e sem o consumo excessivo de memória fazendo os sites ficarem mais rápidos.

Faça o Firefox consumir menos memória RAM

Não adianta, o Firefox consome muita memória RAM para funcionar bem. E quanto mais completos e temas tiver sido instalado, mais memória será consumida.

Bem, existe um programa chamado Firemin. Basta baixar o Firemin aqui, descompactar e executar o arquivo firemin.exe.

O programa irá otimizar na hora o Firefox fazendo com que o uso de sua memória caia drasticamente, como pode ver na imagem abaixo:

firefox firemin

O ícone do Firemin pode ser encontrado na barra de tarefas perto do relógio, com diversas opções, como possibilidade de abrir o Firefox, otimizar o Firefox e outras.

Otimizando o Firefox para melhorar sua velocidade de desempenho

Existem inúmeras dicas espalhadas na internet sobre alterações nas opções do núcleo do Firefox acessadas pelo comando config. Mas o time de desenvolvedores do Firefox vem se empenhando em deixar o navegador cada vez mais rápido e com isso, muitas destas dicas ficaram defasadas ou funcionam atualmente de forma contrário ao que desejamos.

Confira algumas dicas simples para verificar o desempenho do navegador e verificar o que pode estar causando sua lentidão.

Redefinindo o perfil do Firefox

Conforme vamos utilizando o Firefox é natural que instalamos complementos para deixar o navegador com mais opções e recursos. O problema é que isso vai ocasionando lentidões e de tantos arquivos e plug-ins instalados, não sabemos mais o que pode ter ocasionado isso.

Uma dica é redefinir seu perfil. Quando se faz isso, todos os Addons (complementos) são desinstalados deixando o Firefox limpo. Apenas os favoritos, históricos e cookies não são removidos.

Recomendamos que antes de fazer isso, anote quais são os complementos que utiliza e são uteis para você, para que possa reinstalar novamente depois.

O perfil do Firefox normalmente está localizado aqui:

C:\Users\USUARIO\AppData\Roaming\Mozilla\Firefox\Profiles\

Como redefinir o perfil do seu Firefox?

É simples. Basta abrir o Firefox e digitar na barra de endereço:

about:support

Será mostrado na tela os dados de suporte e informações sobre o Firefox. Se quiser saber quais plug-ins o navegador tem instalado, você pode clicar no link about:plug-ins.

firefox-about-plugins

E para redefinir é só clicar na opção “Restaurar o Firefox” e na janela que aparecerá, clique no botão “Restaurar o Firefox”.

restaurando-configuracoes-firefox

Verifique o relatório de integridade do Firefox

O Firefox possui uma área onde é possível analisar as estatísticas do navegador. Você pode visualizar o tempo de inicio por dia, versão, tempo aberto, ultimo travamento, quantidade de sites favoritos, complementos ativados e desativados e muito mais.

Diante destas informações de desempenho é possível verificar se o seu navegador está ou não muito lento.

relatorio-integridade-firefox

Desabilite os temas

Temas fazem o navegador ficar personalizado, mas podem custar tempo e desempenho. Uma dica é desativar os temas para ver o navegador fica mais rápido, ainda mais se forem aqueles que possuem animações.

Os temas podem ser desativados acessando o menu:

Firefox > Complementos > Temas

Atualiza os plug-ins do Firefox

Além de garantir que o navegador fique seguro, a atualização dos plug-ins podem fazer com que o desempenho melhore significativamente.

Você pode verificar de forma rápida e fácil se os plug-ins estão atualizados acessando esta página da Mozilla: https://www.mozilla.org/en-US/plugincheck/

mozilla-check-plugins

Corrija ou remova as extensões problemáticas

Os Addons ou complementos são desenvolvidos por diversos programadores, sendo a maioria deles voluntários que gostam de compartilhar seus conhecimentos e ajudar quem utiliza o Firefox.

Mas muitos complementos tem algum tipo de problema causando travamentos, vazamentos de memória e entre outros problemas.

No site da MozzilaZine você pode conferir se algum Addon tem bugs e problemas. Basta acessar aqui e procurar por algum complemento que utilize ou que queira utilizar: http://kb.mozillazine.org/Problematic_extensions

Vendo que o complemento tem problemas sérios, o recomendado é desabilitá-lo no Firefox até que a correção seja feita.

site-mozillazine

AnexoTamanho
firemin.zip714.57 KB