Deixe sua conta do Facebook mais segura ou recupere seu perfil

Mantenha a conta do Facebook segura para evitar problemas futuros e saiba como resolver dificuldades de acessos e contas invadidas.

Ter uma conta do Facebook hackeada ou invadida por outra pessoa, seja ele um desconhecido, amigo ou até mesmo um parente pode ser mais comum do que imagina.

Muitos usuários do Facebook não tomam os devidos cuidados para que possam recuperar sua senha ou conta facilmente depois que ela é invadida. Então daremos algumas dicas para que possa configurar sua conta do Facebook para ser mais segura e também como recuperar seu perfil quando não consegue mais ter acesso ao mesmo.

Não consigo acessar Facebook

Mantendo a conta do Facebook segura

Não existe segurança perfeita e no universo da informática sempre haverá uma brecha que será explorada por alguém com segundas intenções. Mas podemos dificultar que obtenham acesso a sua conta ou fazer com que caso ocorra e troquem sua senha, possa recuperar facilmente sem necessidade de solicitar isso ao Facebook, onde poderá ocorrer grande burocracia fazendo com que muitos desistam da conta.

Então se você ainda tem acesso a sua conta no Facebook, tente fazer a seguinte para deixa-la muito mais segura.

Inserindo uma senha difícil de acertar

Esta recomendação básica ainda é “desrespeitada” pela maioria dos usuários. Você deve inserir uma senha difícil de ser acertada e que não seja óbvia.

Se não tiver jeito de memorizar senhas mais complicadas e tiver que colocar complementos de dados pessoais, tente pelo menos usar espaços entre estes complementos ou pontos para dificultar ainda mais. Exemplo: Em vez de uma senha dicas1985 tente algo como dicas.1985 ou dicas 1985.

Também não utilize a mesma senha do Facebook em seu e-mail usado no Facebook. Isso porque se um hacker conseguir acessar sua conta do Facebook, ele irá verificar o e-mail que está usando em seu perfil e tentará usar a mesma senha para acessar seu e-mail e em seguida trocá-la, pois assim dificultará ainda mais que recupere seu perfil. Portanto, a senha do Facebook deve ser uma e a de seu e-mail outra.

Como mudar a senha do Facebook: Estando seu perfil, clique no ícone de uma flechinha virada para baixo no topo direito e escolha “Configurações”.

menu-configuracoes-facebook

Na guia “Geral”, clique em “Senha” para poder colocar a atual e depois a nova, mais segura.

aba-geral-senha-facebook

Como ver qual o e-mail que estou usando no Facebook: No perfil do Facebook, vá na flechinha virada para baixo no topo direito e escolha “Configurações”.

Em seguida na guia “Geral”, clique em “E-mail” para ver qual e-mail está usando em conjunto com o Facebook. Você pode adicionar outro e-mail se quiser, mas lembre-se que como recomendação de segurança a senha do Facebook deve ser diferente da do seu e-mail.

email-usado-facebook

Associe o número do seu telefone com o Facebook

É uma boa ideia associar um número de telefone celular pessoal com o Facebook. Isso ajuda o Facebook a lhe enviar mensagens e notificações para seu número além de recuperar senhas.

Para isso, vá em “Configurações”.

menu-configuracoes-facebook

E na aba “Celular” adicione o seu número. Após inseri-lo você receberá uma mensagem via SMS com um código onde deverá inserir nesta mesma página para confirmar seu número.

adicionar-celular-facebook

Observação: Não se esqueça de mudar seu número do Facebook quando vender ou trocar seu número para evitar brechas de segurança.

Ativando alertas de login no Facebook

Ativar os alertas do Facebook para lhe avisar quando alguém se conectar ao seu perfil usando outro computador ou dispositivo é interessante para se manter informado se algum acesso anormal foi detectado e poder resolver problemas antes que sejam tarde demais.

Desta forma o Facebook vai lhe enviar um e-mail ou mensagem SMS para seu celular quando alguém estrando se conectar ao seu perfil.

Para ativar, vá em “Configurações”.

menu-configuracoes-facebook

Vá na guia “Segurança” e clique na opção “Alertas de login” para poder configurar como deseja receber estes avisos.

seguranca-notificacoes-facebook

Ative a autenticação de dois fatores ou “Two-factor authentication”

Esta opção de segurança é interessante para quem acessa de vez em quando o Facebook ou para aqueles que querem implementar ainda mais a segurança de login mesmo que isso precise de um outro dispositivo para confirmar a autenticidade.

A autenticação de dois fatores começou a ser implementada em vários serviços desde 2014 e funciona da seguinte forma: Toda vez que você se logar ou alguém que tenha sua senha quiser entrar no Facebook, um código de segurança é enviado para seu celular ou código é gerado em seu aplicativo do Facebook para que possa confirmar a entrada em seu perfil.

Ou seja, é uma dupla autenticação, sendo a primeira pelo usuário e senha e depois pelo código que é enviado para seu celular e que tendo em vista que somente você usa o celular, somente você saberá o código e poderá entrar no Facebook.

Para ativar esta funcionalidade, vá em “Configurações”.

menu-configuracoes-facebook

Em seguida ative a opção “Aprovações de login” para que seja enviado um código adicional para seu celular toda vez que tentar se logar no Facebook. Opcionalmente você pode ativar também o “Gerador de códigos” caso tenha o aplicativo do Facebook em seu Android ou iOS. Mas a opção “Aprovações de login” já é suficiente para aumentar a segurança e controle de acesso ao seu perfil.

aprovacoes-login-facebook

Selecionando amigos que podem lhe ajudar a recuperar seu perfil

O Facebook tem uma opção interessante onde você pode selecionar amigos que poderão lhe auxiliar caso alguém invada sua conta ou perca a senha de acesso.

Se você tem amigos ou parentes confiáveis para esta finalidade, você pode ativar esta opção indo em “Configurações”.

menu-configuracoes-facebook

Logo, na aba “Segurança“, clique na opção “Contatos de confiança” e em seguida em “Selecionar contatos de segurança”. Assim poderá selecionar amigos e clientes para lhe ajudar futuramente.

contatos-confianca-facebook

Esta lista de contatos de confiança podem ser alteradas sempre que você quiser.

A utilização é simples, se o seu perfil está bloqueado e não consegue acesso, clique no link “Esqueceu sua senha”.

No campo “Encontre sua conta” insira seu e-mail, telefone, nome de usuário ou nome completo para identificar sua conta. Se não consegue recuperar seu login pelo e-mail ou SMS, você pode clicar em “Já não têm acesso a estes?” e clicar em continuar.

Na próxima tela, clique no botão “Revelar meus contatos de confiança” e digite o nome completo de um de seus contatos para poder revelar a lista.

Em seguida peça que acessem o endereço: https://www.facebook.com/recover/

Escolha uma opção de como se comunicou com o contato e eles deverão lhe passar os códigos para que possa inserir e assim conseguir mudar e recuperar o seu perfil do Facebook.

Recuperando uma conta do Facebook hackeada ou com senha errada

Se você executou as recomendações de segurança acima, parabéns, pois provavelmente sua conta não será hackeada tão cedo ou pelo menos os males intencionados terão grande dificuldade em realizar isso.

Porém, se já é tarde e está lendo este artigo com a finalidade de recuperar uma conta onde hackearam, alteraram sua senha e não consegue recuperar usando o e-mail principal associado ao seu perfil do Facebook, SMS ou contatos de confiança, bem, tentaremos usar algumas técnicas para que possa obter seu perfil de volta.

Entrando em contato com o Facebook

O Facebook possui um formulário para que possam lhe auxiliar a recuperar seus dados de acesso.

Acesse o endereço https://pt-br.facebook.com/recover/extended?no_access=1 e preencha os dois campos com seu novo e-mail ou telefone.

formulario-contato-facebook

Responda a pergunta secreta ou de segurança.

pergunta-seguranca-facebook

E agora basta definir ou inserir sua nova senha de acesso.

definindo-nova-senha-facebook

Tente apagar seu perfil com ajuda de seus amigos

Se não conseguiu recuperar a senha de acesso, não há outra opção a não ser pedir ajuda para seus amigos para que denuncie seu perfil e assim o Facebook possa apagar sua conta, pois com certeza você não terá a ajuda do hacker para isso.

Entre em contato com a maior quantidade de amigos possíveis e peça para que visitem seu perfil.

O amigo(a) estando no seu perfil, peça para clicar nas linhas pontilhadas ao lado do botão “Mensagem”. E escolha “Denunciar”.

denunciando-perfil-facebook

Na janela de ajuda para entender o que está acontecendo, escolha a opção “Denunciar esta conta”.

denunciar-conta-facebook

Após escolha “Essa linha do tempo está usando um nome falso”.

linha-tempo-falsa-facebook

Por fim escolha “Enviar ao Facebook para análise” informando o que está acontecendo.

enviar-facebook-analise

Assim, se tiver sorte é bem provável que o Facebook irá excluir em definitivo sua conta.

Denunciar uma conta comprometida ou invadida

O Facebook possui um endereço para notificar contas invadidas por terceiros. Primeiramente nas etapas iniciais ele irá tentar recuperar sua senha e por fim aparecerá um formulário para que possa notificar a invasão e impossibilidade de acesso.

Mais detalhes podem ser visualizados aqui: http://www.dicasparacomputador.com/conta-facebook-hackeada-invadida

Se for criar uma nova conta, olhe no inicio do artigo as dicas interessantes para deixa-la ainda mais seguras evitando assim problemas com hacker e pessoas mal intencionadas que muitas vezes pensamos ser confiáveis e acabam por roubar nosso perfil.