Deixando o Windows Server 2003 como Workstation (Desktop)

Muitas pessoas estão migrando do windows XP para o Windows 2003 (pois algumas nem querem saber do Vista ainda devido ao mesmo ser "pesado" em certas máquinas).

Realmente o Windows Server 2003 (tanto a versão para processadores 32bits quanto para os de 64bits) é muito estável e ágil. Apesar de ter sido desenvolvido para servidores (e por isso ser muito estável e praticamente nunca dar erros e problemas) ele está sendo muito utilizado em computadores Desktop.

Windows Server 2003

Muitos já relataram melhora siginificativa nos aplicativos e jogos em geral, alguns vírus não funcionam no sistema e como tem um ótimo gerenciador de memória, o sistema pode ficar por dias ligado e sem precisar ser reinicializado (dádivas de um sistema para servidor, que precisa estar 24 horas no ar e ficar meses sem precisar reiniciar).

Nas dicas abaixo, estaremos mostrando como deixar o sistema com a cara e funcionalidades do XP, mas é claro, com a robustei do Windows Server 2003.

Se você tem processadores X64 (64 bits) procure instalar o sistema Windows Server 2003 X64 que é mais rápido.

Shutdown Sem Descrever o Motivo

Vá em INICIAR , depois em EXECUTAR , digite "gpedit.msc" sem aspas (ou diretivas de domínio, caso seu computador pertença a um). procure em computer configurationadministrative templatessystemdisplay shutdown event tracker, e altere conforme sua necessidade.
 

Retirando o SET do Windows 2003

1. Entre no Menu Iniciar
2. Clique em Executar e digite "gpedit.msc" (sem aspas)

3. Após clique em Administrative Templates no lado esquerdo, e depois em System
4. No lado direito clique em Display Shutdown Event tracker com o botão direito e depois em Properties

5. Clique em Disabled e depois em OK
6. Feche a janela do gpedit
7. Depois vá no menu Iniciar e clique em Shutdown

Pronto o SET está desativado .

 

Revertendo a caixa de diálogo do shutdown para aquela caixa padrão do XP.

Faça o seguinte:
.Clique em Iniciar>Executar>GPEDIT.MSC ;
.Lá Clique em Computer Configuration -> Administrative .Templates -> System ;
.Mude a entrada Display Shutdown Event Tracker para Disable .
.Reinicie a máquina...
 

 

Configurando Rede LOCAL e INTERNET no Windows 2003

Faça o seguinte:

Suponho que se você tem 2 placas 1 é para rede Interna e a outra será para o Speedy.
Vá em Iniciar / Configurações / Conecção de rede e remoneie as conexão das duas placas para:

Rede Local
Speedy (ou Velox)

Depois entre no protocolo TCP/IP da placa Rede Local e coloque o IP de sua máquina . (Isto significa IP FIXO)
Depois entre no protocolo TCP/IP da placa Speedy e configure para * Obter endereço IP automaticamente .

IMPORTANTE: Plugue os respectivos cabos em suas respectivas placas.

Quase pronto, agora desista-le o software do speedy (ou outro provedor de Internet EX. Velox) caso você tiver o instalado.
Agora vá em Iniciar / Configurações / Coneção Rede / Fazer Nova Conecção .

Crie um conexão ADSL sem problemas, você não tem necessidade de instalar o software PPONET que vem junto com o Speesy, pois o Win2003 dá suporte a ete protocolo.

Após ter criado a conexão, digite seu usuário, senha e PRONTO.

Caso o Windows 2003 não esteja abrindo algunes sites EX www.dicasparacomputador.com
Proceda da seguinte forma.

Abra o Internet Explorer , Vá em Ferramentas / Opções de Internet / Segurança / Novel Personalizado

Deça a barra de rolagem e quase no final você encontrará os intes ActiveX, ative todos e reinicie o computador.
 

Iniciar o Windows sem necessidade de CTRL+ALT+DEL

Toda vez que o Windows 2003 é iniciado é necessária entrar com esse comando para ter acesso à tela de Logon. Para acabar com isso, faça o seguinte: MENU INICAR > CONFIGURAÇÕES > PAINEL DE CONTROLE > FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS > DIRETIVA DE SEGURANÇA LOCAL > DIRETIVAS LOCAIS > OPÇÕES DE SEGURANÇA.
Você verá a opção "Logon Interativo: Não exigir Ctrl+Alt+Del". Clique com o botão direito do mouse nessa opção, escolha propriedades e ative essa opção.
 

Iniciar o Windows sem necessidade de fazer Logon.

Quando você iniciar o Windows 2003, é necessário fazer Logon. Se apenas você usa o computador ou não vê necessidade dessa opção, para iniciar fazendo Logon automaticamente faça o seguinte: MENU INICIAR > EXECUTAR > DIGITE "rundll32 netplwiz.dll,UsersRunDll" (sem aspas). Desmarque a opção "Os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador". Certifique-se que o seu nome de usuário está selecionado (de preferência Administrador). Clique em aplicar e entre com sua senha.
 

Ative a aceleração de Hardware.

O Windows 2003 vem com a aceleração de Hardware desabilitada, como conseqüência, o desempenho em jogos pode ficar comprometido. Para habilitar a aceleração de Hardware, faça o seguinte: Clique com o botão direito do mouse sobre sua área de trabalho e escolha propriedades. Escolha então CONFIGURAÇÕES > AVANÇADAS. Vá em soluções de problemas e coloque a aceleração de hardware em MÁXIMA. Certifique-se que a caixa "Ativar ao combinar" está ligada.
 

Ativar aceleração de som.

Para ativar a aceleração de som, que por default vem desabilitada, faça o seguinte: MENU INICIAR > EXECUTAR > DIGITE "dxdiag" (sem aspas). Escolha SOM e em "Nível de aceleração de som de hardware" coloque a barra no máximo (direita).
 

Ativar os temas no Windows 2003.

Os temas vêm, por default, desabilitados no Windows 2003. Para habilitá-los faça o seguinte: MENU INICIAR > EXECUTAR > DIGITE "services.msc" (sem aspas). Encontre a opção TEMAS, clique com o botão direito do mouse nessa opção, escolha propriedades; em "Tipo de inicialização" coloque "Automático" então clique em OK, depois clique em START para iniciar o serviço. Para trocar de tema, clique com o botão direito do mouse sobre sua área de trabalho e escolha propriedades e Temas. Repare que agora o esquema de tela (cores) do Windows XP estará disponível. Outros temas podem ser baixados na Internet.

 

Habilitar Câmera, Webcam e Scanner.

Para habilitar o suporte a esses periféricos faça o seguinte: MENU INICIAR > EXECUTAR > DIGITE "services.msc" (sem aspas). Escolha a opção "Assistente de aquisição de imagens do Windows (WIA)". Clique com o botão direito do mouse nessa opção, escolha propriedades; em "Tipo de inicialização" coloque "Automático" então clique em OK.
 

Habilitar suporte para controles de PlayStation adaptados.

Dependendo do driver que se usa para esses controles, o Windows usa o HID (Human Interface Devices). O HID vem, por default, desabilitada no Windows 2003. Para habilitá-lo faça o seguinte: MENU INICIAR > EXECUTAR > DIGITE "services.msc" (sem aspas). Escolha "Acesso a dispositivos de interface humana". Clique com o botão direito do mouse nessa opção, escolha propriedades; em "Tipo de inicialização" coloque "Automático" então clique em OK.
 

Resolver o problema de desligamento automático.

O Windows 2003 também padece do problema autodesligamento quando se conecta a Internet. Uma solução funcional, mesmo que se possa considerar "jogar a poeira para debaixo do tapete" é fazer modificações no servido de RPC. Para fazê-lo, faça o seguinte: MENU INICIAR > EXECUTAR > DIGITE "services.msc" (sem aspas). Escolha a opção "Alocador Remote Procedure Call", clique com o botão direito do mouse nessa opção, escolha propriedades, vá em RECUPERAÇÃO e coloque em "Primeira Falha / Segunda Falha / Falhas Posteriores" a opção "Não executar nenhuma ação". Dê OK e em seguida vá até opção "Chamada de Procedimento Remoto (RPC)" e repita o processo.

OBS: Um método mais fácil é ABILITAR O FIREWALL da coneção em START (Iniciar)> CONECT TO (Conectar em)> SHOWL ALL CONECTIONS clique com botão direito sobre a coneção .. e vai em PROPERTIES (propriedades) na aba ADVANCED (Avançado) clique para ABILITAR O FIREWALL de OK e pronto ..  aentre na Internet sme o perigo de ser chateado pelo blaster. Vá ao Windows update e atualize-o assim acabara com o problema do (RPC), podendo asism desativar o forewall apos a atualização, caso você tenha outro firewall para uso.
 

Acabar com as "travadinhas" quando se minimiza uma tela.

Em alguns computadores, em especial nos menos potentes, toda vez que se minimiza uma janela ou programa o Windows 2003 dá uma pequena travada. Isso ocorre porque o sistema manda esse programa (ou parte dele) que foi minimizado para a SWAP. E isso acarreta em um grande uso do processador (no meu bate nos 100%). Com o tempo essa travadinha se torna irritante. Para dar um fim definitivo nesse problema, faça o seguinte: Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone "Meu computador" na sua área de trabalho. Escolha PROPRIEDADES > AVANÇADO > em desempenho, clique no botão CONFIGURAÇÕES. Escolha a opção AVANÇADO e em Memória Virtual clique no botão ALTERAR. Escolha a unidade de disco em que está alocada a memória virtual (geralmente na mesma que o Windows foi instalado), marque a opção "Sem arquivo de paginação" e então clique no botão DEFINIR. Após ter certeza que nenhuma unidade contém arquivos de paginação, dê OK e reinicie o micro.
Apesar de você ter deixado os arquivos de paginação com 0MB, ela na verdade ainda existe. Ela vai funcionar de uma maneira parecida com a do Windows 98, mas mais eficiente. Você pode abrir quantos programas quiser sem ter medo de o sistema travar por falta de memória. Se você observar o gerenciador de tarefas, opção desempenho, verá que ela ainda está lá, firme e forte. E o melhor de tudo: as travadinhas se foram.
 

Otimizando a performance.

Existem algumas opções de performance que se encaixam melhor num servidor do que em uma Workstation. Como o Windows 2003 é Server, essas configurações vêm como default. Para alterá-las faça o seguinte: Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone "Meu computador" na sua área de trabalho. Escolha PROPRIEDADES > AVANÇADO > em desempenho, clique no botão CONFIGURAÇÕES. Escolha a opção AVANÇADO. Marque as opções ''Agendamento do processador" e "Uso de memória" com a opção PROGRAMAS.
 

Otimizando mensagens de erro.

O Windows 2003 tem o hábito de exibir mensagens de erro para qualquer um que aconteça no computador. Como a maioria são erros pequenos, com o tempo isso acaba irritando. Para fazer com que o Windows apenas mostre mensagens de erros críticos faça o seguinte: Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone "Meu computador" na sua área de trabalho. Escolha PROPRIEDADES > AVANÇADO e então clique no botão "Relatório de erros". Marque a opção "Desativar relatórios de erro" e a opção "Notificar-me quando ocorrerem erros críticos".
 

Navegando com o Internet Explorer

O Internet Explorer do Windows 2003 vêm com um nível de "segurança" muito alto, fazendo com que seja praticamente impossível de navegar em qualquer página. Pra resolver esse problema faça o seguinte: MENU INICAR > CONFIGURAÇÕES > PAINEL DE CONTROLE > OPÇÕES DA INTERNET > SEGURANÇA. Deixe o nível de segurança como MÉDIO-

 

Pronto, você terá um dos melhores sistemas que a Microsoft já desenvolveu em seu computador. Diga adeus a formatação e reinstação do sistema por um bom tempo.

 

Fonte: Baboo, Neowin e MSFN