Cuidados com os eletrônicos na praia e no verão

Para aqueles que gostam de usar eletrônicos e gadgets na beira da praia atente as dicas para não estragar seu aparelho.

Muitas pessoas gostam de ficarem bem informadas lendo seu tablet ou notebook na beira da praia, usando o celular para conversar ou mesmo câmeras fotográficas para fotografar os melhores momentos com a família no verão.

Mas saiba que as altas temperaturas, maresia e a areia são inimigos de qualquer tablet, notebook, netbook, celular, câmera fotográfica ou outro gadget que tenha bateria e placa.

Cuidados com tablets, notebook, celulares e cameras no verão

Se expostos a este tipo de ambiente, os aparelhos tendem a curto ou médio prazo a se enferrujarem por dentro criando também uma espécie de zinabre onde os curtos circuitos são inevitáveis e a perda do seu gadget também, podendo ocasionar problemas de comunicação, reinicialização, erros aleatórios, etc.

Se você realmente precisa usar estes gadgets na praia, tente usar pelo menor tempo possível e assim que terminar seu uso, coloque em uma capa ou sacola que sele totalmente o aparelho do ambiente externo. Isso evitará a maresia e a areia que contem sal e detonam o interior destes aparelhos, pois conseguem penetrar com facilidade.

O calor também é um inimigo, principalmente da bateria, podendo inclusive correr o risco de explosão caso exponha ela a temperaturas superiores a 35°. E bateria quente se torna ineficiente, então não a use quando estiver muito quente e a proteja dos raios solares.

Então fique atento para cuidar de seu notebook, netbook, tablet, celular ou câmera fotográfica neste verão:

  • Se deixar o aparelho cair na água do mar, remova imediatamente a bateria (caso seja possível) e leve para um técnico o mais rápido possível para que possam abrir o aparelho, fazer uma limpeza na placa e a troca da bateria. Nestes casos normalmente há poucas chances de conseguir “reviver” seu aparelho novamente, portanto, muito cuidado e recomendo que nem pense em chegar perto da água do mar com o gadget para que isso não ocorra.
  • Se cair na areia, junte e não sopre! Pois ao soprar você estará colocando os grãos minúsculos e principalmente o sal para dentro, especialmente nas câmeras fotográficas.
  • Não deixe os aparelhos dentro do carro, nem mesmo no porta luvas, pois no verão com a temperatura que faz, a alta temperatura dentro do veículo irá estragar sua bateria.
  • Evite deixa-los expostos aos raios do sol e a temperaturas superiores a 35°.
  • Deixe-os sempre guardados em uma boa capa protetora para evitar seu contato com umidade, sal, maresia, calor, areia e outros agentes nocivos do verão. Se não tiver uma capa, use uma sacola ou saco e deixe-o seu gadget na sombra.