Cuidado com links de imagens via chat no Facebook - Novo vírus

Verme variante do Win32/Dorkbot ataca usuários do Facebook que clicam em links do bate-papo pensando ser imagens enviadas por amigos e conhecidos.

Uma variante do Dorkbot está sendo disseminada pelo Facebook. A ameaça se espalha via chat enganando o usuário quando pensa ser uma imagem que está sendo enviada pelo amigo em forma de link durante o bate-papo.

Este verme (worm) foi identificado inicialmente pela MediaFire onde vários arquivos com esta praga estavam sendo hospedados em seus servidores para disseminar a infecção. A empresa já está tomando as medidas e está apagando todos eles.

facebook virus chat dorkbot

Os arquivos aparecem como link nos chats do Facebook, portanto é recomendado que não clique em links enviados pelas mensagens vindas pelo bate-papo neste momento.

Normalmente os arquivos tem o nome de facebook-profile-pic-<numero-randomico>-JPEG.exe ou mesmo com final –BMP.exe. Então se ver um link com final .exe não clique!

Ao ser infectado o vírus bloqueia as atualizações do antivírus para que não receba as devidas vacinas de novas ameaças da internet. Este malware pode ser comandado por um hacker que rastreará seu histórico de navegação na internet e poderá roubar suas senhas. Além de poder baixar novos códigos maliciosos que infectarão ainda mais sua máquina.

Você pode ver mais detalhes sobre este vírus e soluções de como removê-lo aqui:
http://www.microsoft.com/security/portal/threat/encyclopedia/entry.aspx?Name=Win32%2FDorkbot