Convertendo de FAT32 para NTFS sem formatação ou perda de dados

Transforme um sistema de arquivos FAT32 para NTFS sem precisar formatar e perder seus dados existentes na unidade.

Você tem um pendrive ou provavelmente um disco rígido externo que atualmente tem o sistema de arquivos FAT32 e deseja alterá-lo para NTFS, já que o FAT32 não suporta a manipulação de arquivos grandes com mais de 4GB ou simplesmente quer atualizar para o novo formato e sem perder nenhum dado que esteja gravado nele? Sem problemas.

Este artigo visa explicar em detalhes como conseguir uma transição de FAT para NTFS sem envolver qualquer perda de dados.

Convertendo FAT32 para NTFS

Enquanto em geral recomenda-se usar o sistema de arquivos NTFS por causa de sua estabilidade, segurança e menor tempo de desfragmentação, a maioria de nós acaba usando o FAT32 pois normalmente a maioria dos discos, cartões e pendrive vem formatado neste formado devido a compatibilidade do mesmo com a maioria dos aparelhos e sistemas.

Mas em certos casos quando precisamos copiar arquivos grandes para unidades em FAT32 acabamos nos deparando com erros como “Arquivo Muito Grande. O arquivo é muito grande para o sistema de arquivos de destino”.

mensagem-arquivo-grande

Como a Microsoft previa esta situação, eles adicionaram uma capacidade no prompt de comando para que fosse feita a conversão sem perdas de dados. Existem outros programas que fazem isso mas já que temos esta opção no próprio Windows, para quê instalar mais programas?

Anteção: Mesmo que este método funcione perfeitamente, ainda aconselhamos que faça o backup de seus dados no caso de algo problemático ocorrer.

Etapas de conversão de FAT32 para NTSC

1. Você deve saber qual a letra da unidade em que deseja transformar de FAT para NTSC. Uma maneira é abrir o Explorer (aperte a tecla Windows e E) e poderá ver no lado esquerdo a letra da unidade. Neste exemplo abaixo podemos ver que é a letra H.

letra-unidade-externa

2. Após ter anotado ou memorizado a letra, iremos abrir o Prompt de Comando (CMD). Basta apertar as teclas Windows e R e digitar cmd.

3. Agora vamos verificar a unidade em busca de qualquer erro que eventualmente tenha antes de convertê-la. Basta digitar o comando abaixo onde o h: é a letra da unidade que você anotou:

chkdsk /f h:

cmd-chkdsk

4. Agora sim vamos converter o sistema de arquivos. Digite o comando abaixo onde h novamente é a letra da unidade que vai transformar em NTFS.

convert h: /FS:NTFS

Tem que ser exatamente como está ali em cima com o /FS:NTFS junto. O sistema vai dizer que a unidade está em FAT32 e perguntará o rótulo (nome) atual da unidade como medida de segurança. Você adicionar o nome corretamente.

Para saber o nome, basta ir no Explorer, clicar com o botão direito do mouse em cima da unidade e em seguida escolher “Propriedades”.

nome-rotulo-unidade

Após informar o nome o processo irá prosseguir. Isso pode demorar dependendo do tamanho da unidade.

convertendo-unidade-ntfs

Pronto, no Explorer se clicar com o botão direito do mouse na unidade e escolher “Propriedades”, verá que o sistema de arquivos passou para NTFS.

mostrando-tipo-sistema-arquivos

Estas dicas de conversão podem ser usadas também para converter discos de FAT16 e funcionam no Windows 10, Windows 8, Windows 8.1, Windows 7, Windows Vista e Windows XP.

Eu consegui converter um pendrive e HD externo perfeitamente. É interessante salientar que este método não pode ser usado para reconverter o sistema de arquivos NTFS para FAT32. Para fazer isso precisará formatar a unidade, perdendo todos os dados que há nela.