Consertando um Compaq Presario
Tenho um computador Compaq Presario 2120 completo. Há uma semana atrás, meu drive de CD parou de responder.
Já verifiquei a configuração do dispositivo no Windows 98 e está tudo funcionando corretamente. tentei entrar no setup sem sucesso, pois a máquina da Compaq não me permite entrar. Meu micro não está mais na garantia.
O que devo fazer para conseguir ter acesso ao meu drive de CD, pois ficar sem esse é uma perna quebrada.
Seu drive pode estar defeituoso, o que tem certa probabilidade de acontecer com o passar dos anos. A correção deste problema no Compaq não é diferente da correção em outros computadores.
É preciso instalar um novo drive de CD-ROM para verificar se funciona, e/ou ligar o seu atual drive de CD-ROM em outro computador para verificar o funcionamento (não deve ser esquecida a configuração dos jumpers Master / Slave).
Finalmente devem ser checados os cabos de dados e alimentação. Quanto ao CMOS Setup, certamente existe uma forma ?secreta? de usá-lo, conhecida apenas pelos técnicos da Compaq (pelo menos eu não conheço o segredo).
Existem entretanto alguns programas que permitem ter acesso ao CMOS Setup, mesmo quando o fabricante o deixa escondido. Trata-se do programa TWEAK BIOS, encontrado em www.sysopt.com. Lá poderia ser verificado se a interface IDE na qual o drive de CD-ROM está ligado está habilitada.
Realmente é um trabalho para um técnico ou um colega que tenha experiência com hardware.
Enviar novo comentário