Conheça o sistema operacional Chrome OS
Conhecido como Chrome OS ou Chromium OS é um sistema operacional que está sendo desenvolvido pela comunidade e principalmente pelo Google para futuramente concorrer com outros sistemas operacionais, como o Windows, Linux e Mac OS.
É um sistema open source (código fonte aberto), e que segundo o site oficial, visa criar um sistema operacional que ofereça uma maior experiência de computação, mais segura, simples e rápida para as pessoas que passam a maior parte do tempo na web.
Para a maioria das pessoas que usam computador, notebook, netbooks e outros sistemas computacionais, o navegador é um dos softwares mais usados, normalmente chega até a 90% de uso se comparado com outros softwares.
Na internet usamos trocamos mensagens com e-mails e bate-papo, lemos notícias, vemos vídeos, jogamos online, compramos e muito mais.
Nem sempre foi assim. O navegador foi projetado e desenvolvido em meados nos anos 90 para se adequar a antiga internet, que era lenta, só tinha textos e links para outras páginas com mais textos. Do ano 2000 para cá começaram a aparecer os blogs, redes sociais, sites de vídeos, micro blogging e por ai vai.
Para muitos usuários, ligar o computador é sinônimo de usar a internet e isso é confirmado quando vamos para algum local onde não tenha internet. Ou seja, nem ligamos o computador.
Atualmente os sistemas operacionais estão melhorando cada vez mais o tempo de boot (inicialização do sistema operacional) e em computadores mais atuais levam em média de 30 a 45 segundos para inicializar. O pior é que com o tempo de uso, observamos uma demora ainda maior nesta inicialização por conta de programas instalados e registros que ficam cada vez maiores.
O Google, pensando nisso está trabalhando a alguns anos em seu novo sistema operacional chamado Chrome OS, que seria basicamente um “navegador mais implementado” que possibilitará um boot mais rápido e gerenciamento dos recursos locais mais importantes (gerenciamento de arquivos, acesso a hardware, configurações de internet, impressoras, drivers, etc).
O novo sistema não vai lidar com gerenciamento de programas, ou seja, não precisará instalar softwares em seu computador e nem precisará armazenar informações nele. Tudo ficará disponível na internet, tanto os programas quanto suas informações pessoais.
A empresa ainda não tem previsão de lançamento deste novo sistema operacional e é claro, está evitando um lançamento para agora, pois ainda não temos uma estrutura sólida, principalmente de conexão a internet de alta velocidade, que seja estável e acessível 24 horas para todos e em qualquer lugar.
Mês passado o Google estreou uma geração nova de computadores com o Chrome OS instalado e com uma área de trabalho e interface chamada Aura, com papel de parede e dock muito semelhante à utilizada no Windows.
É possível selecionar e personalizar os papeis de parede.
Como atenção especial, o sistema tem a capacidade de ser leve e carregar o mais rapidamente possível quando você liga o computador. E o acesso é através de seu login, bastando colocar o e-mail e a senha de sua conta no Google.
O Chrome OS detecta o hardware em seu computador (principalmente de conexões de rede, internet e bluetooth), onde é possível gerenciar através de um ícone localizado na parte inferior direita da tela.
Instalar novos programas é muito fácil, bastando acessar o Chrome Web Store e selecionar o aplicativo, jogos e outros que desejar. São milhares de aplicativos úteis que poderá ter através de apenas um clique.
Como no Windows, é possível colocar as janelas lado a lado. Ideal para melhorar a produtividade ou executar múltiplas tarefas simultaneamente.
Como não poderia deixar de faltar, haverá um gerenciador de arquivos, pois mesmo que as informações sejam armazenadas em sua maioria na internet, há a possibilidade de visualizar as informações contidas em CDs ou DVDs, pendrivers e outros dispositivos externos e ainda compartilhar estes arquivos na internet rapidamente.
O primeiro notebook que já está vindo com o Chrome OS é o Samsung Series 5 550. Mas em breve possivelmente outros computadores serão lançados com este sistema operacional que terá o codinome de Chromebooks.
Você encontra os modelos que possuem o Chrome OS como sistema operacional e maiores informações aqui: http://www.google.com/intl/en/chrome/devices/
O que é o Google Chrome OS
Pequeno Tour sobre o novo Chrome OS
Chromebook - "O computador (sempre) novo"
Google está desenvolvendo um sistema operacional (OS) para computadores pessoais, em um desafio direto ao líder de mercado Microsoft e seu sistema Windows.
Google Chrome OS será inicialmente orientado para pequenos e de baixo custo netbooks, mas acabará por ser usado em PCs também.
Google disse que o netbook com Chrome OS poderia estar à venda em meados de 2010.
"Velocidade, simplicidade e segurança são os aspectos-chave do Google Chrome OS", disse a empresa em seu blog oficial.
O sistema operacional, que será executado em uma licença de código aberto, era uma "extensão natural" do seu navegador Chrome, a empresa disse.
A notícia surge poucos meses antes de a Microsoft lança a última versão do seu sistema operacional, chamado Windows 7.
Básico dos básico:
"Estamos projetando o sistema operacional para ser rápido e leve, iniciar e levá-lo para a web em poucos segundos", disse o post do blog escrito por Sundar Pichai, vice-presidente de gerenciamento de produto e diretor de engenharia do Google, Linus Upson.
Assim, no longo Google está fazendo a sua última jogada. Está pronta para atacar o coração do império de software da Microsoft.
Os dois homens disseram que "os sistemas operacionais que rodam em navegadores foram concebidos em uma época onde não havia web" e que este sistema operacional foi "nossa tentativa de repensar o que os sistemas operacionais devem ser".
Para o efeito, o gigante de buscas disse que o novo sistema operacional seria voltar ao básico.
"Estamos redesenhando completamente a arquitetura de segurança subjacente do sistema operacional para que os usuários não têm que lidar com vírus, malware e atualizações de segurança.
"É preciso apenas trabalhar", disse o Google.
Google já tem um sistema operacional para celulares chamado Android, que também pode ser usado para rodar em netbooks. Google Chrome OS será destinada não apenas em laptops, mas também em desktops para aqueles que passam muito tempo na web.
"Verdadeiramente competitiva"
O anúncio pode mudar dramaticamente o mercado de sistemas operacionais, especialmente para a Microsoft, o maior jogador com cerca de 90% de participação.
"Este anúncio é enorme", disse Rob Enderle, observador da indústria e presidente do Enderle Group.
"Esta é a primeira vez que tivemos um OS verdadeiramente competitivo no mercado em anos. Isto é potencialmente perturbador e é a primeira tentativa real por qualquer pessoa para ir atrás de Microsoft.
"Google está chegando neste fresco e, porque se baseia em um conjunto de serviços que residem na web, é o primeiro sistema operacional realmente da web, desenhado a partir do zero, e remodelada para um mundo web", o Sr. Enderle disse à BBC.
É algumas horas desde que o Google usou seu blog da empresa de anunciar sua entrada no mercado dos sistemas operativos, e já está fortemente dividido opinião
No ano passado, o Google lançou o navegador Chrome, que disse que foi projetado para "pessoas que vivem na web - procurando informações, checando e-mail, para pôr em dia as notícias de compras, ou simplesmente ficar em contato com os amigos".
Stephen Shankland em CNET disse que o movimento teve grandes implicações.
"Uma delas é que ele mostra o quão sério o Google está prestes a fazer a web em uma base não apenas para páginas estáticas mas para aplicações activas, nomeadamente a sua própria, como o Google Docs e G-mail.
"Outra, ele abre uma nova concorrência com a Microsoft e, potencialmente, uma nova razão para anti-trust reguladores para prestar atenção aos movimentos do Google."
Alguns comentaristas disseram que a motivação do Google em tudo isso era muito claro.
"Um dos principais objetivos do Google é levar a Microsoft, para destruir sistematicamente a sua posição no mercado", disse Enderle.
"O Google quer eliminar a Microsoft e é uma batalha única. A estratégia é boa. A grande questão é, será que funciona?"
No blog popular, TechCrunch, MG Siegler, disse: "Vamos ser claros sobre o que isso é realmente este é o Google soltando a mãe de todas as bombas sobre sua rival, a Microsoft.".
Microsoft libera Windows 7 ainda este ano para substituir o Windows Vista e Windows XP, que é de oito anos de idade.
A empresa de Redmond baseado afirma que 96% dos netbooks rodam Windows até hoje.
Fora de beta
Em um anúncio separado Google também revelou que muitas das suas aplicações mais populares, finalmente, saiu do julgamento, ou beta, fase.
Gmail, por exemplo, tem usado o tag beta durante cinco anos.
"Nós percebemos que este quebra-cabeças situação, algumas pessoas, particularmente aqueles que subscrevem a definição tradicional de software beta como ainda não está pronto para o horário nobre", escreveu Matthew Glotzbach, diretor de gerenciamento de produto no blog oficial do Google.
A decisão de abandonar a tag beta foi tomada porque os aplicativos finalmente alcançou o "alto bar" marca, ele escreveu.
Mais de 1,75 milhão de empresas utilizam o Google Apps, segundo a empresa.
A dúvida é:
É preciso ter outro sistema instalado, como Windows ou Linux, ou ele é independente?
Não é preciso ter outro sistema instalado, ele é independente, tanto que o Samsung 550 só tem ele. Como é baseado no Linux, já existe inclusive um Live Chrome OS, onde baixamos a .iso, colocamos em um USB ou DVD e no boot selecionamos uma destas mídias que vai dar para rodar direto dela sem precisar instalar no computador, para testar o sistema.
O Chrome OS é baseado no código fonte do Linux e como disse no artigo, foi totalmente reestruturado para a web.
Agora, tem um longo caminho pela frente para enfrentar o Windows, pois a Microsoft também está melhorando o sistema dela e estamos muito acostumados com o sistema operacional da Microsoft.
Enviar novo comentário