Conheça o sistema operacional Chrome OS

Conhecido como Chrome OS ou Chromium OS é um sistema operacional que está sendo desenvolvido pela comunidade e principalmente pelo Google para futuramente concorrer com outros sistemas operacionais, como o Windows, Linux e Mac OS.

É um sistema open source (código fonte aberto), e que segundo o site oficial, visa criar um sistema operacional que ofereça uma maior experiência de computação,  mais segura, simples e rápida para as pessoas que passam a maior parte do tempo na web.

Chrome OS

Para a maioria das pessoas que usam computador, notebook, netbooks e outros sistemas computacionais, o navegador é um dos softwares mais usados, normalmente chega até a 90% de uso se comparado com outros softwares.

Na internet usamos trocamos mensagens com e-mails e bate-papo, lemos notícias, vemos vídeos, jogamos online, compramos e muito mais.

Navegando na internet Chrome OS

Nem sempre foi assim. O navegador foi projetado e desenvolvido em meados nos anos 90 para se adequar a antiga internet, que era lenta, só tinha textos e links para outras páginas com mais textos. Do ano 2000 para cá começaram a aparecer os blogs, redes sociais, sites de vídeos,  micro blogging e por ai vai.

Inicio da Internet e os Navegadores

Para muitos usuários, ligar o computador é sinônimo de usar a internet e isso é confirmado quando vamos para algum local onde não tenha internet. Ou seja, nem ligamos o computador.

Atualmente os sistemas operacionais estão melhorando cada vez mais o tempo de boot (inicialização do sistema operacional) e em computadores mais atuais levam em média de 30 a 45 segundos para inicializar. O pior é que com o tempo de uso, observamos uma demora ainda maior nesta inicialização por conta de programas instalados e registros que ficam cada vez maiores.

Inicialização do Chrome OS

O Google, pensando nisso está trabalhando a alguns anos em seu novo sistema operacional chamado Chrome OS, que seria basicamente um “navegador mais implementado” que possibilitará um boot mais rápido e gerenciamento dos recursos locais mais importantes (gerenciamento de arquivos, acesso a hardware, configurações de internet, impressoras, drivers, etc).

O novo sistema não vai lidar com gerenciamento de programas, ou seja, não precisará instalar softwares em seu computador e nem precisará armazenar informações nele. Tudo ficará disponível na internet, tanto os programas quanto suas informações pessoais.

A empresa ainda não tem previsão de lançamento deste novo sistema operacional e é claro, está evitando um lançamento para agora, pois ainda não temos uma estrutura sólida, principalmente de conexão a internet de alta velocidade, que seja estável e acessível 24 horas para todos e em qualquer lugar.

Mês passado o Google estreou uma geração nova de computadores com o Chrome OS instalado e com uma área de trabalho e interface chamada Aura, com papel de parede e dock muito semelhante à utilizada no Windows.

Área de trabalho do Chrome OS

É possível selecionar e personalizar os papeis de parede.

Papel de parede do Google Chrome OS

Como atenção especial, o sistema tem a capacidade de ser leve e carregar o mais rapidamente possível quando você liga o computador. E o acesso é através de seu login, bastando colocar o e-mail e a senha de sua conta no Google.

Tela de login do Chrome OS

O Chrome OS detecta o hardware em seu computador (principalmente de conexões de rede, internet e bluetooth), onde é possível gerenciar através de um ícone localizado na parte inferior direita da tela.

Gerenciamento de conexões do Google Chrome OS

Instalar novos programas é muito fácil, bastando acessar o Chrome Web Store e selecionar o aplicativo, jogos e outros que desejar. São milhares de aplicativos úteis que poderá ter através de apenas um clique.

Chorme OS Store Aplicativos

Como no Windows, é possível colocar as janelas lado a lado. Ideal para melhorar a produtividade ou executar múltiplas tarefas simultaneamente.

Janela lado a lado Chrome OS

Como não poderia deixar de faltar, haverá um gerenciador de arquivos, pois mesmo que as informações sejam armazenadas em sua maioria na internet, há a possibilidade de visualizar as informações contidas em CDs ou DVDs, pendrivers e outros dispositivos externos e ainda compartilhar estes arquivos na internet rapidamente.

Gerenciador de arquivos no Chrome OS

O primeiro notebook que já está vindo com o Chrome OS é o Samsung Series 5 550. Mas em breve possivelmente outros computadores serão lançados com este sistema operacional que terá o codinome de Chromebooks.

Você encontra os modelos que possuem o Chrome OS como sistema operacional e maiores informações aqui: http://www.google.com/intl/en/chrome/devices/

O que é o Google Chrome OS

Pequeno Tour sobre o novo Chrome OS

Chromebook - "O computador (sempre) novo"