Apresentado por Steve Jobs em 2006, o iPhone causou frenesi instantaneamente no mundo da tecnologia. Chamado de revolucionário, o aparelho mescla telefone com iPod, câmera e computador de mão. O iPhone vem em dois modelos: 4GB ou 8GB de memória flash.

A tela de 3,5 polegadas sensível ao toque é a característica que mais impressionou. Ela possibilita ver filmes em uma área duas vezes maior que o iPod de quinta geração, além de permitir uma interação fácil e intuitiva através de movimentos do dedo.

Recursos do Iphone

SMS

O iPhone trata o envio de mensagens de texto como um diálogo. Ele dispõe as SMS da mesma forma que uma conversa no iChat, comunicador instantâneo do Mac OSX. Números de telefone aparecem como um link ativo, que pode ser clicado para discar para a pessoa.

Uma das reclamações dos fãs do aparelho foi que ele não possui um comunicador instantâneo via Internet, como o iChat. Além disso, eles consideram que o sistema de SMS é custoso e não substitui de forma adequada o serviço de bate-papo.

O iPhone não possui envio de mensagens multimídia (MMS).

SMS

 

Calendário

O calendário do iPhone permite manter os compromissos organizados de maneira fácil. Assim como o iPod, o iPhone utiliza o iTunes para sincronizar o calendário com o iCal ou Entourage, no Mac, ou com o Outlook, no PC.

Não é obrigatório o uso de um computador para organizar a agenda. É possível editar os compromissos a partir da interface do iPhone.

 

Fotos

O iPhone utiliza o iTunes para sincronizar fotos do iPhoto, em um Mac, ou do Adobe Photoshop ou de qualquer pasta do PC, além das fotos tiradas pela câmera de 2.0 megapixels do aparelho. O iPhone organiza as fotos por álbuns, faz slideshows e mostra coleções em thumbnails (miniaturas).

Para ver as fotos, passando de uma para outra, basta arrastar o dedo pela tela. Para ampliar uma imagem, basta tocar a tela com o polegar e o indicador unidos e, em um movimento chamado pinch, afastar um dedo do outro.

Quando uma imagem está na posição horizontal, com o aparelho na vertical, é só girar o iPhone para ver a imagem em tela cheia - o acelerômetro reconhece a posição do aparelho e rotaciona a imagem sozinho.

Fotos Iphone

 

Câmera

O iPhone vem com uma câmera de 2.0 megapixels integrada. As fotos tiradas vão direto para o álbum e podem ser sincronizadas com o computador.

Um dos grandes defeitos do iPhone é a incapacidade de gravar vídeos.

(clique em qualquer lugar do aparelho à esquerda para voltar para a tela inicial e continuar a navegação)

Câmera iphone

 

YouTube

O YouTube e a Apple fizeram um acordo para a veiculação dos vídeos do site no iPhone e na AppleTV. O site de vídeos começou a recompactar toda sua biblioteca para o formato H.264, de acordo com a Apple, para economizar bateria e ter melhor qualidade de vídeo nos aparelho. Mais de 10 mil vídeos estão disponíveis na data do lançamento, e o número vai aumentar a cada semana.

A combinação dos vídeos em H.264 mais o sistema de Internet Wi-Fi do aparelho e uma tela de 3,5 polegadas, além de um aplicativo feito especificamente para o YouTube, são exclusivos do iPhone.

Youtube

 

Stocks

A aplicação Stocks serve para acompanhar as ações das empresas no mercado. Além dos índices, o aplicativo também apresenta um gráfico do desempenho das ações.

É possível ver um gráfico das ações de determinada empresa em diversos intervalos de tempo, como um dia, semana, mês, ou ano.

O programa também possiblita o acompanhamento de alguma empresa que não esteja listada entre as que já vêm no aparelho. É só digitar o nome da empresa ou a sigla, e o iPhone vai adicioná-la à lista.

Stocks

 

Mapas

O iPhone vem com o Google Maps integrado. O aplicativo permite encontrar qualquer endereço no mundo, desde que tenha conexão à Internet, via Wi-Fi ou EDGE. Para encontrar um local é só digitar o nome da cidade, rua ou apenas o CEP e, se desejado, adicionar um marcador entre os favoritos.

Dentro do Google Maps, é possível fazer uma busca, por exemplo, de todos os restaurantes italianos em determinado bairro. Aparecerão marcadores sobre cada estabelecimento. Basta tocar com a ponta do dedo sobre qualquer um dos restaurantes indicados e informações sobre ele - como telefone, endereço e site - serão mostradas.

Uma vez escolhido o restaurante, o serviço de mapas sugere a melhor rota até o local de maneira detalhada, dando instruções a cada esquina, mostrando inclusive como está o trânsito e quais locais estão engarrafados.

Maps

 

Previsão do tempo

O aplicativo de previsão do tempo é igual ao widget do Mac OSX. O Weather mostra a temperatura, em graus Celsius ou Farenheit, e o clima em diversos lugares do mundo.

Para adicionar uma cidade, é só digitar o nome e o aplicativo faz uma busca.

previsão do tempo

 

Relógio

O iPhone tem um relógio incluso. Detalhes sobre o aplicativo não estavam disponíveis antes do lançamento.

 

Calculadora

O iPhone tem uma calculadora integrado. Detalhes sobre o aplicativo não estavam disponíveis antes do lançamento.

 

Bloco de notas

O iPhone tem um aplicativo de anotações inclusa. Detalhes sobre o programa não estavam disponíveis antes do lançamento.

 

Configurações

No modo settings é possível fazer a configuração do aparelho, como ligar e desligar funções. Veja abaixo as especificações do iPhone:

Tamanho e peso
  • Altura: 115 mm
  • Largura: 61 mm
  • Profundidade: 11.6 mm
  • Peso: 135 gramas
Capacidade
  • 4GB ou 8GB flash drive 1
Tela
  • 3,5" (diagonal) widescreen sensível a múltiplos toques
  • resolução 480x320 160 dpi
  • Suporte a múltiplas linguagens simultaneamente
Sistema operacional
  • OS X
GSM
  • Quad-band (850, 900, 1800, 1900 MHz)
Wireless
  • Wi-Fi (802.11b/g)
  • EDGE
  • Bluetooth 2.0+EDR
Câmera
  • 2.0 megapixels
Áudio
  • Freqüência de resposta: 20Hz a 20,000Hz
  • Formatos suportados: AAC, Protected AAC, MP3, MP3 VBR, Audible (formatos 1, 2, and 3), Apple Lossless, AIFF, e WAV
Vídeo
  • Formatos suportados: H.264 video, até 1.5 Mbps, 640x480, 30 fps, Versão de baixa complexidade do H.264 com AAC-LC audio até 160 Kbps, 48kHz, stereo audio em .m4v, .mp4, e .mov; H.264 video, até 768 Kbps, 320x240, 30 fps, Baseline Profile até Level 1.3 com AAC-LC audio até 160 Kbps, 48kHz, stereo audio em .m4v, .mp4, e .mov; MPEG-4 video, até 2.5 Mbps, 640x480, 30 fps, Simple Profile com AAC-LC audio até 160 Kbps, 48kHz, stereo audio em .m4v, .mp4, e .mov
Requisitos de sistema Mac
  • USB 2.0
  • Mac OS X v10.4.10 ou mais recente
  • iTunes 7.3 ou mais recente
Requisitos de sistema Windows
  • USB 2.0
  • Windows Vista Home Premium, Business, Enterprise, ou Ultimate Edition; ou Windows XP Home ou Professional com Service Pack 2 ou mais recente
  • iTunes 7.3 ou mais recente
Entradas e saídas
    • Connector de iPod com 30 pinos
    • Plug de 3,5 mm para fones de ouvido
Força e bateria
  • Bateria recarregável interna de lítio-íon
  • Tempo de conversa: até 8 horas
  • Tempo de Standby: até 250 horas
  • Uso de Internet: até 6 horas
  • Video playback: até 7 horas
  • Audio playback: até 24 horas

Configurações

 

Telefone

O modo telefone é como o de qualquer outro aparelho de celular. É possível discar a partir da agenda de contatos, no botão contacts, ou de um teclado numérico convencional, na opção keypad.

Dentro da agenda, existe uma lista de favoritos para encontrar com mais facilidade os contatos mais utilizados. Existe ainda a opção "Add Call", para fazer uma conferência com mais de uma pessoa, além de viva voz.

O correio de voz utiliza um sistema para separar as mensagens usando uma lista, como se fosse uma playlist de músicas. Desta forma é possível ouvir as mensagens, devidamente identificadas pelo contato na agenda ou número de origem, na ordem desejada, podendo avançar e retroceder o áudio com o arrastar de um cursor.

Telefone

 

E-mail

O aplicativo de e-mail do iPhone é baseado no Mail do OSX. Apagar e selecionar mensagens se torna uma tarefa bastante fácil com a tela sensível ao toque. Um ponto azul mostra que a mensagem ainda não foi lida.

O Mail é compatível com todos os grandes provedores de e-mail, além dos sistemas POP e IMAP. O programa também é capaz de abrir anexos nos formatos PDF, DOC, XLS (Excell) e JPG, entre outros.

O teclado do iPhone é completamente virtual. Muitos consideraram a falta do teclado um defeito, mas para a Apple é uma vantagem. O software do teclado é inteligente e auxilia na digitação. Além de sugerir palavras, o teclado aumenta a área sensível de uma letra quando é provável que ela será a próxima. Por exemplo, quando se digita "Balã", é provável que a próxima letra seja "o", então a área sensível em torno da tecla fica maior, impedindo a digitação do "i" ou do "p".

e-mail

 

Navegador

Safari é o navegador padrão da Apple. Nele é possível abrir uma página exatamente como no computador em casa. Arrastando o dedo pela tela, é possível navegar pelo site. Com um toque duplo a página é aproximada.

Se desejar, o usuário pode virar o iPhone para ver a página na posição horizontal. O Safari também permite abrir diversas páginas ao mesmo tempo e salvar uma lista de favoritos.

navegador

 

Ipod

O iPhone vem com todas as funções do iPod de quinta geração e mais algumas. Para navegar pelas músicas, vídeos, playlists e podcasts, é só arrastar o dedo pela tela.

O Cover Flow, função já conhecida pelos usuários de iTunes que mostra as capas dos discos, está presente no iPhone. Para ativar a função, é só virar o aparelho, no modo iPod, para a posição horizontal. Depois, é só arrastar o dedo pela tela e escolher o seu disco preferido.

No modo iPod é possível também ver filmes e outros vídeos. Os vídeos são sempre mostrados com o iPhone na posição horizontal.

Ipod

 

Fonte: Terra