Conheça o Crosh do Chrome OS e seu ambiente Shell
Aprenda a ativar o Crosh, utilitário semelhante ao Prompt de Comando ou Terminal para o Chrome OS.
Assim como os outros sistemas operacionais, como Windows, Linux e Mac, o Chrome OS também tem um ambiente em Shell para que possa executar comandos e fazer determinadas tarefas como no Prompt de comando (Windows) ou Terminal (Linux e MAC).
Para quem não sabe, Shell (concha em inglês) é um programa com interface que permite a usuários de um sistema operacional acessar os serviços do Kernel. Isso normalmente é feito por linha de comando, pois se fosse por meio gráfico limitaria muito as opções possíveis.
No Chrome OS Shell se chama Crosh e inclui vários comandos de terminais que podem ser utilizados em todos os Chromebooks, mesmo que não esteja habilidade o modo de desenvolvedor.
Mesmo que você não tenha o Chromebook, você poderá instalar o Chrome OS dentro do seu sistema operacional.
O que pode ser feito com o Crosh?
Você pode acessar recursos do sistema como:
- Se conectar a servidores SSH;
- Depurar problemas de rede;
- Monitorar o uso de recursos;
- Realizar testes de hardware;
- Ajustar configurações de hardware ocultos;
- E muito mais...
Como ativar e abrir o Crosh no Chrome OS?
Para abrir o Crosh basta pressionar no teclado as teclas: Ctrl + Alt + T. Isso pode ser feito de qualquer lugar no Chrome OS e o shell Crosh vai ser aberto em uma aba do navegador.
Você pode digitar help para que seja exibida uma lista de comandos básicos disponíveis. Caso queira algo mais avançado e detalhado, digite help_advanced que o sistema vai lhe fornecer uma lista de comandos avançados, utilizados principalmente para depurações.
Vamos ver alguns comandos comumente utilizados em outros sistemas e que servirão de exemplo para que o Crosh possa fazer.
Exemplos de comandos do Crosh
top
O comando top mostra todos os processos de nível superior do sistema. Apesar de o Chrome OS ter seu próprio gerenciador de tarefas, este comando é interessante para podermos ver mais detalhes que cada processo ou aplicativo que está sendo executado, inclusive o tempo de atividade do seu Chromebook.
Para terminar o comando e voltar para a linha de comando e assim poder executar outros, basta apertar no teclado Ctrl + C.
tracepath
Tracepath é o mesmo comando que o traceroute que usamos em outros Shell e serve para podermos rastrear os pacotes e saber por exemplo onde fica hospedado determinado site ou computador. É útil para diagnosticar problemas de conectividade.
ping
O ping é bem utilizado para solucionarmos problemas de rede, permitindo que você veja quanto tempo os pacotes levam para trafegar entre seu sistema e um servidor web. Para parar o comando basta apertar no teclado Ctrl + C.
SSH
O Chrome OS possui a ferramenta de SSH para que possa se conectar e administrar um servidor remotamente. É um comando bem complexo com inúmeras opções, inclusive com possibilidade de usar o SSH Tunneling.
Para sair do SSH, basta digitar exit.
network_diag
Realiza um pequeno conjunto de testes e diagnóstico de rede, podendo salvar a saída dos resultados em um arquivo .txt.
ssh_forget_host
Lista os últimos hosts que se conectou com o comando SSH.
sound
Permite a você gravar o áudio do microfone do seu Chromebook e assim reproduzi-lo mais tarde. Para gravar 15 segundos de áudio, basta executar o comando:
round record 15
O local onde será gravado o arquivo irá aparecer na tela para que possa executá-lo.
xset r
Ajusta o comportamento de repetição automática quando você pressiona um botão do teclado. Ou seja, dá para ajustar o tempo de atraso antes que comece a repetição automática e ainda configurar quantas repetições devem ocorrer por segundo.
xset m
Com o xset m você ajusta a taxa de aceleração do mouse. O Chrome OS possui em suas configurações de interface gráfica opções para que possa modificar a velocidade de cursor e aceleração do mouse, mas por meio do comando você pode especificar valores mais configuráveis.
tpcontrol
Você ajusta o touchpad do seu dispositivo podendo configurar muitas propriedades que não estão disponíveis através da interface gráfica.
Comando no modo desenvolvedor
Se acessar o Chrome OS no modo de desenvolvedor, alguns comandos extras estarão disponíveis como:
shell
Abre um shell bash completo para poder executar outros comandos Linux, inclusive com possibilidade de abrir ambientes de desktop Linux após tê-lo instalados, como Gnome, KDE e outros.
packet_capture
Captura e registra pacotes de dados.
systrace
Outro comando conhecido na informática e que serve para capturar registros do sistema para fins de depuração.
Voce pode me dizer como faço a mudança do nome da mauqina temso 15 em um colégio sao Acer nao sei comando de OS crhome ou linux agradeço jah entrei no terminal mas nao sei como proceder qual comando
Muito bom! Gostei das informações. Para mim que sou analfabeto digital.
Enviar novo comentário