Configure o Windows Update para atualizar o Windows 8

Aprenda a ativar, configurar e resolver problemas no Windows Update do Windows.

Se você não sabe se o Windows 8 ou Windows 8.1 está configurado para verificar, receber e atualizar o sistema operacional, vamos discutir neste artigo como verificar isso rapidamente e até mesmo se tiver qualquer problema com relação ao Windows Update.

configurando windows update

1. Acesse o painel de controle do Windows. Para fazer isso de maneira fácil no Windows 8, aperte a tecla com o símbolo do Windows (tecla Win) e aperte R. Na caixa de Executar que apareceu, digite control e clique em “Ok”.

caixa-executar-windows-8-control

2. Procure pelo update e em seguida clique na opção “Windows Update”.

acessando-windows-update-painel-controle

3. Se ao entrar nesta tela você ver a mensagem “Seu computador está definido para instalar atualizações automaticamente”, significa que o próprio Windows irá gerenciar os downloads de atualizações e instalá-las de forma automática. Isso é bom para deixar seu sistema operacional atualizado e recomendamos que o deixe assim.

Nesta mesma tela você encontra:

  • Procurar atualizações: Ao clicar nela o Windows verificará se não há atualizações novas para instalar em seu sistema;
  • Alterar configurações: Você pode alterar a maneira que o Windows gerencia as verificações, downloads e instalações de atualizações, como:
    • Instalar atualizações automaticamente: É a opção recomendada, pois o Windows é quem gerencia as atualizações de forma automatizada;
    • Baixar atualizações, mas permitir que eu escolha quando instalá-las: Toda vez que tiver atualizações na rede da Microsoft para seu Windows, o sistema vai baixar, mas não vai instalar automaticamente. Será preciso que você acesse o Windows Update e marque as atualizações que deseja ou precisa instalar de forma manual;
    • Procurar atualizações, mas permitir que eu escolha quando baixa-las e instalá-las: O Windows vai verificar se há novas atualizações e lhe avisar apenas, não baixando e nem instalando elas no computador;
    • Nunca verificar se há atualizações: Essa opção praticamente irá desativar o Windows Update. O sistema não vai verificar e nem lhe avisar sobre atualizações do sistema. É uma opção muito utilizada por quem possui o Windows Pirata para evitar que a Microsoft desative os cracks instalados. Não é recomendado utilizar esta opção por questão de segurança.
  • Exibir histórico de atualizações: Lista todas as atualizações já baixadas e instalas em seu sistema. Você pode ver os detalhes da atualização, clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção “Detalhes”.
  • Restaurar atualizações ocultas: São as atualizações que ainda não foram instaladas e ficam ocultas no sistema, normalmente esperando por outra atualização ser instalada antes.
  • Adicionar recursos ao Windows 8: Em certas versões do Windows 8 é possível adicionar ou remover aplicativos e recursos do sistema utilizando esta opção.

Você também pode configurar para que outros produtos da Microsoft, como o Office, por exemplo, possam receber as atualizações também.

Resolvendo problemas do Windows Update

Qualquer problema no Windows Update pode envolver problemas de segurança em seu sistema.

Quando você estiver na tela sobre atualizações do Windows e ver um ícone amarelo com exclamação, pode ser que as opções do Windows Update estejam inadequadas. Basta você clicar em “Alterar configurações” e em seguida escolher a opção “Instalar atualizações automaticamente”.

problema-windows-update-windows-8

Se você estiver vendo um ícone vermelho com um código de erro, poderá verificar qual é o problema e como solucioná-lo acessando nosso artigo sobre como resolver problemas no Windows Update.