Conector USB

Tenho uma placa-mãe Soyo 5EH5 (padrão AT) que tem suporte para porta USB. Pelo que vi no manual tem uma soquete (se é que posso chamar assim) de nove pinos na minha placa mãe para esta finalidade.

ooooo        na placa-mãe
oooo

Só que o bendito conector não vem com a placa-mãe, então decidi comprar um. O problema é que o conector que eu achei vem com um cabo de 18 pinos (17 na verdade, um é fechado)

ooooooooo         no bendito cabo
ooooXoooo         que eu comprei

O "X" representa o pino fechado. Bem, este conector que eu comprei tem 2 portas USB, uma porta para mouse PS/2 e uma porta IR. Eu consegui conectá-lo a minha placa-mãe (claro que metade do cabo ficou de fora) já que o pino fechado coincide com o layout do suporte da placa-mãe.

O problema é que ainda não tenho um hardware USB para testar se funciona. Pretendo comprar em breve um scanner (por isso optei por essa mão-de-obra toda) USB que dá menos problemas que os de porta paralela.

A minha dúvida é se as portas USB vão funcionar já que a conexão ficou meio "capenga" ou se eu devo procurar um conector com cabo de 9 pinos. Vi que na placa desse conector está escrito ATX. Será que só serve em placas ATX ou pode quebrar um galho em AT também?