Vai comprar um celular chinês? Operadoras poderão bloqueá-los em 2014

Celulares e smartphones piratas vindos da China poderão ser bloqueados e deixar de funcionar em 2014 devido a uma nova lei da Anatel.

Se você está pensando em comprar ou já comprou um celular ou smartphone chinês, principalmente aqueles que são clones de grandes fabricantes como Samsung, Nokia, Apple e outras, saibam que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que gerencia e regulariza os meios de comunicações digitais ou via rádio em nosso país, deu o aval para que as operadoras de telefonia móvel comecem a bloquear os sinais de celulares piratas em nosso país.

As operadoras usarão uma tecnologia de detecção de IMEI (que é o código único de identificação do aparelho celular) cruzando com o código de registro do chip na operadora (IMSI).

Anatel contra celular chines

Juntamente com o cadastro nacional de IMEIs as operadoras poderão identificar se o celular que está utilizando a rede no momento é original ou pirata, bloqueando estes aparelhos com IMEI duplicado ou copiado.

Normalmente estes celulares chineses de fabricantes desconhecidos ou que não usam nenhum tipo de regulamentação e são cópias descaradas de smartphones famosos são contrabandeados e vendidos a preços bem abaixo em nosso país. Há quem diga que devido ao aparelho não ter sido submetido à avaliação da Anatel, poderia trazer malefícios a saúde com a radiação do sinal ou mesmo problema de baterias explosivas. Será?

Uma pesquisa também afirma que por conta do uso de aparelhos piratas que usam IMEIs duplicados são as causas de 10% das quedas nas ligações.

Bem, mas quem poderia nos afirmar isso? Será que o problema não seria da estrutura das operadoras que vendem mais linhas do que realmente tem capacidade de manter (um exemplo clássico é quando tentamos ligar no ano novo para algum familiar ou amigo onde realmente não conseguimos devido à capacidade estar além do limite).

Ou será que são por motivos financeiros em gerar mais lucros para as operadoras, fabricantes de celulares e o próprio governo, movimentando um cartel em nosso país?

Bem, como é no Brasil, não duvido de nada já que estariam “atacando” a massa mais pobre que normalmente não sabe se defender e adquirir seus direitos de escolha e uso.

Agora, quando as operadoras começarem a bloquear os celulares chineses (que já são milhares em nosso país) e as pessoas que adquiriram estes produtos verem que os mesmos só servirão para uso no estilo tablet, veremos o que irá acontecer.