Comparador de preços de produtos do Google é lançado (Google Shopping)

Com a chegada do final de ano, o Google resolveu lançar seu serviço de comparação de preços, chamado de Google Shopping (conhecido como Product Search no exterior).

A ferramenta é semelhante aos outros comparadores do mercado, como o Buscapé, por exemplo, mas ainda está em fase inicial (beta) e mais simples do que a versão encontrada no exterior (http://www.google.com/prdhp).

Google Shopping

O Google Shopping em sua versão brasileira pode ser acessado por aqui: http://www.google.com.br/prdhp

O sistema consiste em procurar e comparar produtos em diversos sites de lojas virtuais encontradas na internet, mostrando os resultados de um produto e comparando os preços para que possa adquirir o melhor produto pelo melhor preço.

A relevância dos produtos é mostrada conforme as palavras-chaves digitadas e também a partir do local onde você está localizado. É possível classificar a ordem que os produtos aparecem de acordo com:

  • Relevância
  • Preço (do mais barato para o mais caro)
  • Preço (do mais caro para o mais barato)

E o modo de visualização pode ser em lista (um abaixo do outro) ou grande (imagens grandes, lado a lado).

Classificação no Google Shopping

Ao encontrar o produto desejado, basta clicar em “Comparar preços”:

Comparar preços de produtos

Será mostrada a imagem e descrição do produto e logo abaixo as lojas que o vendem ordenadas pelo menor preço.

Resultado da comparação de preços

O Google Shopping também já está integrado ao sistema de pesquisa orgânica do Google. Basta fazer uma pesquisa por algum produto, como "televisores", por exemplo, para ver a opção "Shopping" no lado esquerdo:

Acessando o Google Shopping

Para quem tem empresas com lojas virtuais e lojistas em geral, esta novidade vem para melhorar ainda mais os resultados de vendas online no país. O cadastro da sua empresa ou loja virtual pode ser feito gratuitamente pelo Google Merchant Center.

O Google Merchant Center (Centro Comercial do Google) é um site que permite o envio de listagens de produtos por meio do feed do seu site e que pode ser acessado aqui: http://www.google.com/merchants/

Se você é varejista, aconselho já irem adaptando um feed para inserirem os produtos no Google Shopping. Para isso aconselho a leitura:

Para os consumidores, será uma ótima ferramenta para compras de presentes de natal e outras datas festivas, podendo comprar os produtos com preços mais baixos, levando as lojas a acirrarem os valores dos produtos perante os concorrentes. Mas muita cautela, cuidado com novas lojas e preços que estejam muito abaixo do valor de mercado. Para ajudar, leiam: Como comprar na internet.