Enviado por dicasparacomputador, em sex, 27/02/2009 - 12:07

Como remover pixels presos de monitores LCD (Stuck pixel)

Esse problema é muito comum em monitores LCD, os pixels mortos (dead pixels) e pixels presos (stuck pixel), onde aparece um pontinho na tela do monitor LCD que não funciona (fica apagado) ou está de outra cor.

Isso é bem visível na hora que o computador está inicializando com a tela toda preta ou quando estamos vendo uma imagem de determinada cor.

Em sua tela, o monitor tem milhares de pontinhos minúsculos, chamados de pixel e cada pixel tem três sub-pixels com a função de representar uma das cores primárias (vermelho, verde e azul) conforme as instruções vindas de sua placa de vídeo e assim estes pontinhos em conjunto formam a imagem que vemos na tela e mudam dinamicamente conforme necessário.

pixel-preso-monitor-lcd

Muitas empresas de monitores LCD não dão direito de troca para monitores novos que tenham até quatro pixels mortos e isso acaba se tornando um pesadelo para quem trabalha cm imagens, vídeos e outros, pois naquele pixel a imagem não será reproduzida.tela-lcd-pixel-morto

Segundo os próprios fabricantes, isso se deve ao processo fabril ainda estar limitado e poderão ocorrer pequenos problemas nas telas de cristal liquido. E telas de cristal líquido são usadas em muitos aparelhos além dos monitores, como televisores digitais, câmeras fotográficas, DVD player automotivo, celulares, etc.

Logicamente que as fabricantes antes de embalarem os produtos para venda, testam os mesmos para verificar sua tela e se estiver 100% (sem nenhum pixel morto ou preso) estes monitores são destinados a áreas especiais como médica, técnica, engenharia e outros, custando mais caros.

Se você tem um monitor livre de pixels mortos ou presos, não se preocupe pois eles não aparecem com o tempo, ou seja, sua tela se manterá sempre assim. Se você tem uma tela com pixel morto, infelizmente é muito pouco provável (para não dizer impossível) que seu pixel volte ao mundo dos vivos e se tiver um pixel preso, vamos ver aqui como faremos para tentar reanimá-lo ao trabalho.

Como meio de identificação, pixels mortos são aqueles totalmente apagados (parece que tem um furinho no monitor LCD) e os pixels presos são aqueles tem um cor “travada” ou sempre acessa, na cor vermelho, verde ou azul.

Recomendo que leia todo este artigo e logo após escolha as etapas que lhe forem mais úteis ou cabíveis.

Consertando pixel preso (stuck pixel) via software:

Primeiro você deve baixar ou adquirir um programa para executar e fazer o trabalho de identificação / reabilitação do pixel preso. Logo abaixo listamos os programas mais recomendados para essa tarefa.

JScreenFix: Um Applet em Java que roda direto do navegador, onde força a reanimação dos pixels, fazendo os pixels ligarem e desligarem até 60 vezes por segundo. Você precisa do Java run time instalado em seu computador para executar o programa.

DPT 2,20 - Um aplicativo do Windows para ajudar a localizar e identificar pixels mortos ou presos. Também tem um pixel exercise para “exercitar” o pixel preso e fazê-lo funcionar.

UDPixel 2,1 – Um programa gratuito para Windows que ajuda a localizar e a resolver os pixels presos.

LCD Scrub – É um protetor de tela para o MAC que produz diferentes padrões de cores e pisca a tela para tentar corrigir o pixel.

programas-pixel-preso

Se você usou um dos softwares acima e não tirou o pixel preso (colorido), então vamos à próxima etapa.

Método de pressão

Assim como nas emergências onde o médico realiza a massagem no coração para reanimar o paciente, o método de pressão no pixel para revivê-lo é bem semelhante. Mas faça por sua conta e risco, pois há uma chance (muito pequena) de você errar e riscar o monitor.

1. Desligue o monitor.

2. Arranje um pano macio e úmido para não riscar o monitor.

3. Pegue um instrumento com ponta, como lápis, caneta, chave de fenda (estilete ou caneta de PDA é a melhor ferramenta).

estilete-pda

4. Dobre o pano para criar uma superfície segura entre a ferramenta e a tela, afim de não riscar ou arranhar o mesmo.

5. Agora coloque o pano dobrado onde está o pixel preso e com a ferramenta ponte agudo bem em cima do pixel, faça pressão. Tente não tocar nos outros pixels para não danificá-los.

6. Ao aplicar pressão no pixel, ligue o monitor.

7. Agora retire a ferramenta e o pano do monitor e veja se conseguiu desprender o pixel. Esse método ajuda a espalhar o cristal liquido e a reanimar o pixel preso.

tocando-monitor-lcd

Se não funcionou pelo método de pressão, vamos ver outro método, o método de troca.

Método de troca

Este método consiste em deixar os pixels desligados (com fundo preto), aplicar pressão no pixel preso e usar a cor totalmente banca para ativá-lo. Também faça por sua conta e risco.

1. Ligue o computador e a tela LCD (monitor).

2. Prepare uma imagem totalmente preta e outra imagem totalmente branca. Visualize a imagem preta em um visualizador de imagens e o coloque em fullscreen (tela cheia) para que toda a tela fique escura. Não pode desligar o monitor.

monitor-lcd-preto

3. Encontre uma ferramenta com pontas e bordas arredondadas, como uma tampa de caneta, por exemplo, ou estilete de PDA.

4. Agora use o arredondado da ferramenta para aplicar pressão no pixel preso (muito cuidado para não arranhar a tela ou forçar demais). Você deve aplicar pressão até que veja umas luzes brancas no ponto sob pressão do monitor.

5. Agora troque pela imagem totalmente branca no visualizador de imagens e veja se o pixel se desprendeu.

Precauções e mitos:

  • Nunca tente abrir o monitor, pois isso anula a garantia, pode estragar o aparelho e principalmente você pode tomar um choque fatal.
  • Não molhe demais o monitor com o pano úmido.
  • Algumas pessoas dizem que ao tocar a tela do LCD pode causar ainda mais pixels mortos ou presos. Isso por enquanto é um mito, pois nunca foi constatado esse fenômeno.
  • Monitores LCD são compostos de várias camadas. Cada camada é separada por muito pequeno vidro espaçadores. Estes separadores e as camadas individuais são muito delicados e esfregar um painel LCD com um dedo ou até mesmo com um pano pode causar a estes espaçadores uma quebra prejudicando ainda mais o monitor e seus pixels. Portanto muito cuidado ao utilizar determinados materiais na tela. Use nosso guia de como limpar o monitor LCD para saber mais a respeito de uma limpeza segura e eficiente.
  • A maioria dos fabricantes troca seu monitor LCD caso a quantidade de pixels mortos ou presos tenha ultrapassado os limites da garantia. Caso seja seu caso, recomendo que o troque do que fazer os passos descritos neste artigo.

mitos-monitores-lcd

Vídeos:

Seleção de alguns vídeos que tratam do assunto sobre recuperação de pixels.

Mais vídeos sobre o assunto aqui:

Boa sorte e principalmente, cuidado nos métodos de pressão e troca. Espero que tenham gostado e que seja útil a vocês.