Enviado por dicasparacomputador, em qua, 24/08/2011 - 12:11

Como remover esmalte das telas de Tvs e computadores

Respingou esmalte ou tinta na tela. Veja algumas técnicas e produtos que podemos utilizar para removê-las.

É comum as mulheres pintarem suas unhas com esmalte na frente do computador enquanto batem papo, leem algo na internet ou trabalham. E não é raro as vezes que pequenas gotas do esmalte acabam indo parar na tela do computador ou TV.

Se a tela for de monitor mais antigo, como as de CRT, onde a superfície é de vidro, não haverá problemas em limpar o esmalte da tela com um pano e acetona. Agora se a tela for os modernos monitores LCD onde apenas uma película protege o sensível cristal liquido, ai a coisa complica.

Remover esmalte da tela do computador ou TV

Deixar o esmalte na tela possivelmente será pior, pois quando secar irá distorcer a área afetada e com o tempo ficará amarelado e sujo. Possi daremos as dicas de como tentar remover estes produtos e outros semelhantes sem prejudicar a tela do computador, notebook ou TV.

Removendo esmalte ainda fresco

Primeiro, deve se pegar papel toalha e ir retirando cuidadosamente o esmalte de unha ainda molhado, pressionado o papel toalha contra a área da tela onde está o esmalte, mudando o papel de lado para pegar uma superfície limpa e não espalhar ainda mais o esmalte. Continue fazendo até a maioria do esmalte ter desaparecido.

Removendo o esmalte já seco da tela

Usando álcool para limpar

Se o esmalte já está seco na tela ou o papel toalha não deu conta, poderemos tentar usar álcool, se possível um álcool etílico de baixa graduação (46,2) que existe em forma liquida ou gel em vez do álcool forte que é vendido em farmácias para esterilização, pois este álcool mais forte, assim como a acetona podem remover e prejudicar o filme da tela do computador, então nem pense em usar.

Com o álcool de graduação mais baixa, basta colocar um pouquinho em um pano (se a área for grande) ou cotonete (se a área for pequena), tomando cuidado para não exagerar, pois não queremos que o álcool escorra quando aplicar na tela.

Usando antisséptico bucal

Outra tática é usar um antisséptico bucal a base de álcool para se livrar do esmalte de unha na tela, fazendo o mesmo procedimento do álcool (umedecendo apenas o pano) e passando no esmalte para remover. É possível também usar uma esponja bem macia para esta finalidade, como as usadas na limpeza de carros ou parte amarela das esponjas de cozinha.

Por fim, use um pano levemente umedecido com água para retirar o álcool ou antisséptico bucal da tela e com um papel toalha ou outro pano seco, remova toda a umidade.

Limpe os esmaltes da tela com pasta de dente

Se mesmo assim não saiu o esmalte da tela de seu computador ou televisão, tente utilizar pasta de dente. Isso mesmo, a pasta de dente (de preferencia a branca) remove com louvor os esmaltes e outros derivados de tintas das películas das telas.

Recomendações

Não é preciso comentar que JAMAIS deve ser usado acetona, álcool de alta graduação, thinner, gasolina, querosene ou qualquer outro produto forte, pois estes produtos certamente irão manchar e prejudicar permanentemente a tela do seu computador, notebook ou TV.

Evite também deixar a tela úmida, pois pode trazer problemas, então tome cuidado colocando pouco produto no pano ou cotonete e seque em seguida.

E claro, evite pintar suas unhas na frente da tela, para não ocasionar novamente este problema.