Como redefinir seu aparelho Android para as configurações de fábrica

Veja como fazer uma limpeza em arquivos e programas do Android e voltar às configurações originais

Se você pretende fazer com que seu Android volte às configurações originais de fábrica vamos ver como fazer isso no Android 2.3 e Android 4.0.

Essa opção de voltar às configurações originais de fábrica irão apagar todos os seus arquivos pessoais, aplicativos e outros tipos de configurações do sistema, fazendo-o ficar “zerado” para que possa, por exemplo, solucionar problemas sem solução que está tendo em seu aparelho após alguma configuração ou mesmo para venda do dispositivo (já que você não quer que seus arquivos e informações pessoais sejam usados por outra pessoa).

Mas se o problema for desempenho, veja antes esta dica: Deixe o Android mais rápido antes de seguir com os passos abaixo.

Voltando as configurações de fábrica no Android

Então faça um backup antes de executar estes passos mantendo os arquivos em um cartão micros, pen drive ou em outro dispositivo em rede, pois a perda será irreversível.

Voltando as configurações de fábrica no Android 2.3

Basta acessar o menu com os aplicativos do Android e em seguida clicar em “Configurações”.

icone-configuracoes-android-2.3

Nas configurações, clique em “Privacidade”.

privacidade-android-2.3

Agora clique em “Configuração original” que serve para apagar todos os dados do telefone ou tablet.

android-configuracao-original-2.3

Esta é a última tela que aparece antes do sistema efetuar a limpeza. Se você quer apagar fotos, documentos e outros arquivos pessoais deixe marcado a opção “apagar cartão SD”. Em seguida clique em redefinir telefone. Serão apagados os dados do Android voltando ao original de fábrica após a reinicialização.

android-redefinir-telefone-2.3

Voltar as configurações de fábrica no Android 4

O processo para voltar as configurações de fábrica no Android 4 é muito semelhante a das outras versões. Basta ir ao menu de aplicativos e clicar em “Configurações”.

android4-configuracoes

Vá em “Fazer backup e redefinir” e em seguida clique em “Configuração original”.

android4-configuracoes-originais

Irá aparecer uma tela explicando o que irá ser apagado. Clique em “Redefinir tablet” para que volte às configurações originais.
android4-redefinir-tablet

Na última tela, clique em “Apagar tudo” para que o Android volte como venho de fábrica. Lembre-se que isso vai apagar todos os seus arquivos pessoais!

android4-apagar-tudo

DICA: Se você está fazendo esta limpeza no Android para vender seu aparelho, recomendamos também que antes de embalar, remova a bateria, pois deixar ela conectada ao celular, tablet ou outro dispositivo poderá danificá-lo.