Como melhorar o Windows XP para os jogos rodarem mais rápidos?

Se a sua plataforma preferida/unica de jogos for o PC, não deixe de testar essa modificação com seu titulo favorito. Com ela, nós obrigamos o PC a focar exclusivamente na execução do game, e nos certificaremos de que nenhum programa rodando em segundo plano atrapalhe esse processo.

O primeiro passo é abrir o sempre util Notepad.
Copie exatamente o texto abaixo dentro desse editor.

Set WshShell = CreateObject("Wscript.Shell")
WshShell.Run "Rundll32.exe advapi32.dll,ProcessIdleTasks" (PS.: Não to em casa para testar mas parece haver um erro na revista quanto ao comando "ProcessldleTasks" creio que esteja escrito errado o certo seria "ProcessIdleTasks")

Em seguida, salve o documento selecionando a opção "Todos os arquivos". O nome do arquivo fica à sua escolha, mas ele deve ter a extenção ".vbs" (sem aspas) no final. Por exemplo, "game.vbs".

Guarde o arquivo na raiz do Driver C:(ou outro de sua preferencia), e abra, novamente, o Notepad. Utilizando o nosso arquivo como exemplo, digite "C:\game.vbs" (com as aspas dessa vez), e procure o atalho do jogo que você quer rodar mais rápido, clicando com o botão direito em cima dele, e escolhendo a opção "Propriedades". Copie tudo o que está no campo "Destino", e cole esse caminho no Notepad tambem.

Ficará mais ou menos assim:
"C:\game.vbs"
"C:\jogo preferido\jogo.exe"

(Lembre-se de utilizar as aspas. Na segunda linha, irá entrar o caminho até o executavel do game que queira jogar).

Salve o novo arquivo (certifique-se que a opção "Todos os arquivos" foi selecionada) com o nome do jogo, ou com suas iniciais, mas com o final ".bat" (sem aspas).

Agora, basta clicar nesse arquivo que você criou, e o jogo será iniciado com todos os recursos disponiveis, já que não existirá muitos aplicativos que possam roubar memoria, ou poder de processamento do jogo.


 

Descarregando as DLLs obsoletas

Mesmo depois de fechar os programas, algumas DLLs insistem em permanecer na memoria, prejudicando o desempenho do PC principalmente quando ele está ligado há muito tempo sem ser reiniciado.
Mas existe um jeito de obrigar o Windows XP a descarregar todas as DLLs obsoletas de sua memoria.
Vá a Iniciar/Executar e digite "regedit" (sem as aspas) para acessar o registro do Windows. Encontre a seguinte chave:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\Curr entVersion\Explorer

Agora, será necessario criar uma nova chave. Para isso, clique com o botão direito do mouse em cima da pasta Explorer, passe o cursor sobre o "Novo" e, depois, em "Chave". Nomeie a chave como "Alway-sUnloadDLL" (sem as aspas), e, então, troque o valor padrão dela para 1 (um). Agora, o seu Windows XP irá renovar o seu estoque de DLLs periodicamente.