Como faço para limpar, remover e desbloquear notebooks, netbooks e laptops que estejam com senha na BIOS ou CMOS quando ligo o computador?

Diante desta pergunta, saiba que há solução para notebooks onde o usuário ou cliente tenha colocado uma senha nas configurações da BIOS para bloquear o acesso ao seu laptop assim que é ligado.

Removendo senhas de BIOS e CMOS

Normalmente, nas configurações da BIOS (CMOS) de um computador há duas opções:

  • Bloqueio por senha de acesso a BIOS: Quando queremos bloquear o acesso às configurações da BIOS para que ninguém desfaça as configurações que tenha feito.
  • Bloqueio por senha de acesso ao computador: Quando precisamos bloquear o acesso ao notebook, laptop ou PC já de inicio ao ser ligado, antes mesmo que o sistema operacional (Windows, Linux,...) seja iniciado.

Quebrar este tipo de senha não é tarefa fácil e dependendo do fabricante, fica quase impossível. Por isso estaremos dando as devidas dicas para que possa solucionar este empecilho que ocorre por incrível que pareça com muitos clientes que acabam até mesmo esquecendo as senhas.

Estas senhas são usadas de modo efetivo para que caso o portátil seja roubado, não se possa ter acesso ao mesmo, precisando levar até a uma assistência técnica do fabricante para resetar e remover a senha da CMOS. Mas há casos onde o custo e o tempo para recuperar esta senha pode fazer diferença para quem trabalha e depende muito dos computadores.

Como remover a senha da BIOS em notebook

Para remover a senha, vamos seguir os seguintes passos abaixo:

  • Quando o computador estiver inicializando (ao ligar o computador), aperte F1, F2 ou Del (dependendo da marca do seu computador) para entrar nas configurações do CMOS.
  • No setup do CMOS o sistema irá lhe pedir a senha de acesso. Coloque qualquer senha e na terceira tentativa de acesso deverá aparecer uma mensagem de “System Disabled” semelhante à imagem abaixo:

Mensagem System Disabled

  • Anote o código que aparece (no exemplo da imagem acima foi 07437). Normalmente é fornecido de 5 a 8 códigos de caractere.
  • Agora deverá usar um destes programas para remover senhas das BIOS ou o gerador de senhas online de acordo com a marca do seu notebook. Estes programas e scripts foram criados por “Dogbert”, um programador especialista em hash e senhas criptografadas. E funciona em notebooks que tenham ou usem placas Compaq, Dell, Fujitsu-Siemens, Hewlett-Packard, Insyde H20 (genérico), Phoenix e Samsung. Veja aqui os programas disponíveis: http://www.dicasparacomputador.com/programas-remover-resetar-senhas-bios-flashrom-cmos
  • Após baixar o programa para rodar no Windows (tem que ter o runtime .Net instalado) ou script Python (para usar em outros sistemas operacionais, como o Linux, MAC,...), basta colocar o código que anotou para o script lhe fornecer a senha correta de acesso a BIOS do computador.
  • De posse desta senha, ligue o computador que está bloqueado e coloque a senha para desbloquear o computador.

Tela bios senha acesso

Limpar senha usando dipswitches, jumper, salto de BIOS ou substituição da BIOS

Caso não tenha conseguido remover a senha do computador bloqueado e ter acesso ao mesmo usando os passos acima do programa criado por Dogbert, você terá que abrir o notebook ou computador e fazer um salto ou reset de BIOS usando um clip de papel ou jumper próprio para dar “curto” no pino certo ou ainda remover a bateria (pilha parecida com a dos relógios, só que maior) por alguns minutos para resetar a BIOS.

Jumper e bateria para resetar bios

Se não funcionar, tem a opção de adquirir uma nova BIOS CMOS para trocar na placa mãe e assim obter um sistema “limpo” sem senhas para total acesso. Existem vendedores que são especializados nisso, onde gravam a CMOS em chips para as BIOS e poderá adquirir estes chips para trocar pelo bloqueado.

Chip CMOS BIOS

Lembrando que estas dicas são recomendadas para quem realmente entende de computador e sabe o que está fazendo, principalmente nestas últimas dicas onde começamos a mexer com hardware e a BIOS é algo que estraga facilmente podendo fazer com que perca a placa mãe caso aconteça algo de errado e não consiga uma nova BIOS para troca.