Que tal instalar o sistema operacional criado pela Google para os sistemas móveis (celulares, smartphones, etc), chamado de Android no seu PC?

O Android é um sistema operacional que roda sobre o núcleo do Linux e foi desenvolvido inicialmente pela Google. Desenvolvedores que saibam programar em Java, podem desenvolver diversos aplicativos para o sistema, usando as bibliotecas desenvolvidas pela Google.

Rodando Android no PC

O sistema operacional Android, tem as seguintes características:

Handset layouts
A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores e os layouts mais tradicionais de smartphones.

Conectividade
O Android suporta uma grande variedade de tecnologias de conectividade incluindo Bluetooth, EDGE, 3G, e Wi-Fi.

Mensagens
Tanto SMS como MMS são formas disponíveis de envio de mensagens.

Navegador
O navegador disponível no sistema é baseado no framework de Código aberto conhecida como WebKit.

Máquina virtual Dalvik
Aplicações escritas em Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Máquina virtual Dalvik, que é uma máquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado. Apesar das aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM.

Multimídia
O sistema irá suportar formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3, e AAC.

Suporte Adicional de Hardware
O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmaras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D.

Existe um projeto chamado Android x86, onde é possível baixar o sistema e rodar diretamente do CD ou se preferir, instalar em seu computador.

O sistema operacional roda sob o kernel 2.6.29 e reconhece os sistemas de arquivos EXT3, EXT2, NTFS E FAT (sendo estes dois últimos usados pelos Windows).

É uma boa para quem não está conseguindo acessar o Windows e precisa pegar todos os arquivos antes de formatar e reinstalar o sistema operacional Windows. Ou para aqueles que tem curiosidades em saber como funcionar este sistema, podendo rodar diretamente do CD sem precisar instalar ou alterar nada no computador.

Primeiramente vamos baixar o sistema operacional Android aqui. Pegue uma versão compativel com o seu computador. Caso não saiba, tente o -asus_laptop.iso. Todos agora tem a opção Live para que possa rodar diretamente do CD.

Download Android X86

Após baixar o Android que tem por volta de 200MB, grave a imagem ISO em um CD ou DVD. Saiba como gravar uma imagem ISO aqui.

Após gravar, coloque a mídia (CD ou DVD) no drive do computador e reinicie para que o PC inicialize a partir da mídia (caso não inicie, entre na BIOS e configure a ordem de boot para que o drive de CD/DVD inicie primeiro).

Você deverá ver uma tela como a que aparece na imagem abaixo. Basta escolher a opção “Live CD – Run Android without installation” ou “Live CD – VESA mode” caso tenha placas de vídeo antigas ou não reconhecidas pelo Android quando escolheu a primeira opção.

Instalando Android

Pronto, esta opção deverá rodar o sistema operacional Android diretamente do CD/DVD sem instalar nada no computador, apenas para você “brincar” um pouco.

Caso queira instalar o sistema operacional no computador, é possível fazer isso instalando em alguma partição do seu HD ou usando discos externos, como um pen drive, por exemplo.

Para começar a instalação, basta escolher a opção “Installation – Install Android to Harddisk”.

Rodando Android

Agora selecione o local (partição ou pen drive) onde o sistema deve ser instalado. Caso não apareça nada ou a opção que deseja, clique em “Detect devices” para tentar localizar novamente os locais disponíveis. Só cuidado para não selecionar uma partição onde esteja seu sistema operacional padrão ou alguma partição que tenha arquivos importantes para não apagar nada, já que ao escolher o local de instalação o sistema irá formatar no próximo passo esta partição escolhida.

Formatando Android

Neste passo, escolha o tipo de arquivo que o sistema deve usar. Recomendo o padrão, EXT3.

Formatando Android

Agora, o passo a passo irá lhe perguntar se quer instalar o GRUB, um utilitário que exibe a opção de qual sistema operacional você quer iniciar quando o computador estiver sendo ligado. Eu aconselho que escolha YES.

Nota: Este GRUB só coloca a opção para o Android. Você poderá depois editar o arquivo /grub/menu.lst e colocar outros sistemas operacionais na lista, como Windows, Linux, etc.
Para isso, insira no arquivo /grub/menu.lst isso:

title Windows
rootnoverify (hd0,0)
chainloader +1

O (hd0,0) significa que é o primeiro HD e a primeira partição que se encontra o Windows, mas poderá editar conforme realmente está em seu computador para que funcione corretamente.

GRUB android

Agora o sistema irá instalar todos os arquivos. Vá tomar um cafezinho.

Instalação do Android

Após a instalação, você poderá escolher se deseja rodar o Android ou reiniciar o computador. Fique a vontade!

Iniciando Android X86

Vídeos do Android X86:

Android X86 rodando no Virtual Box

 Rápido boot do Android X86 no netbook Asus Eee PC 901

 Android no HP 2133 rodando direto de um pendrive

 Para maiores informações: