Muitos usuários estão trocando de gerenciador de email, substituindo o Outlook Express, versão criada mais para atender o consumidor doméstico, pelo Microsoft Outlook, que oferece muito mais recursos. Mas essa mudança ainda gera dúvidas.

Fomos atrás de especialistas da Microsoft para orientar os que enfrentam esse tipo de dificuldade e dá algumas dicas.

E-mails do outlook

Existem diferenças entre os dois servidores de e-mail da Microsoft. No Outlook Express, cada pasta de mensageml corresponde a um único arquivo. Sua Caixa de Entrada, por exemplo, é um único arquivo, Inbox.dbx. Já o Outlook armazena cada mensagem em um arquivo individual.

Os especialistas da Microsoft dão dicas para usuários que têm o Express e Outlook instalados em um mesmo computador ou em máquinas diferentes. Assim você poderá localizar e copiar a pasta correta. Veja a seguir um passo-a-passo de como fazer a importação das mensagens de um programa para outro:

 

Quando os dois programas estão num mesmo computador

1- Entre no Outlook e no menu Arquivo. Clique em Importar e Exportar.
2- Clique em Importar Endereços e Emails da Internet e depois em Avançar.
3- Clique no Outlook Express.
4- Marque a caixa de seleção Importar Email.
5- Clique em Avançar.
6-  Clique em Concluir.

Nesse caso, você precisa salvar uma cópia do resumo de importação na Caixa de Entrada. Clique em Salvar na Caixa de Entrada.

 

Quando os dois programas estão em PCs diferentes

Para transferir mensagens usando o Assistente de Importação e Exportação, você deve localizar e copiar primeiro os arquivos corretos do PC que tem o Express instalado para o computador com Outlook.

Segundo a Microsoft, a cópia das informações do Outlook Express para um local compartilhado não é suficiente. Por isso, você deve copiar a pasta para o computador com o Outlook instalado e seguir as orientações abaixo:

1- Vá até Outlook Express e no menu Ferramentas  clique em Opções.
2- Clique na guia Manutenção.
3- Clique em Pasta de Armazenamento. Observe que a pasta inteira é mostrada no campo da caixa de diálogo Local do Armazenamento.

Anote esse local para usá-lo mais tarde neste procedimento. Para fazer isso de forma mais rápida, selecione as informações no campo, pressione as teclas CTRL+C para copiá-las. Depois de abrir o Microsoft Notepad, pressione as teclas CTRL+V para colar.

Se for necessário, modifique o modo de exibição padrão no Windows Explorer para enxergar as pastas que não estão visíveis. A pasta do Outlook Express está localizada em uma pasta oculta.

 

Quando o usuário tem XP ou Windows Server 2003

1-  Clique em Iniciar e depois em Meu Computador.

2-  Vá até menu Ferramentas e clique em Opções de Pasta.

3-  Clique na guia Exibir, depois na opção Mostrar arquivos e pastas ocultos.

4-  Procure o local onde você pôs a caixa de diálogo Local do Armazenamento.

5-  Grave a pasta do Express inteira para uma mídia removível como disquete, DVD ou dispositivo de memória portátil. Depois copie a mesma no computador com o Outlook instalado.

6-  No computador em que o Outlook está instalado, abra o Express. Caso seja  solicitada a criação de uma conta de email, clique em Cancelar.

7-  No menu Ferramentas, clique em Opções.

8-  Clique na guia Manutenção.

9-  Clique em Pasta de Armazenamento e depois em Alterar.

10- Procure o local onde você copiou a pasta do Express e clique nela.

11- Para fechar a caixa de diálogo Procurar Pasta, clique em Ok.

12-  Para fechar a caixa de diálogo Local do Armazenamento, clique em Ok.

13- Quando for solicitado para usar os novos emails ou substituí-los por mensagens do local de armazenamento antigo, clique em Sim para alternar para esse armazenamento.

14- Saia do Outlook Express e reinicie o programa para concluir o processo.

 

FONTE: Edileuza Soares - Wnews