Como gravar e colocar a imagem ISO do Windows no Pen Drive

Se você baixou a imagem .iso do Windows 7 ou Windows 8 e pretende instalar em seu computador, notebook e principalmente netbook via USB pelo pen drive, vamos aprender neste tutorial como colocar o Windows no pen drive usando o programa “Windows 7 USB DVD Download Tool” criando um Windows “bootável“ para instalação em sua máquina.

Copiando Windows para pen drive

As vantagens de se instalar o Windows via USB é que a velocidade para a realização desta tarefa é muito mais rápida do que se gravar no DVD, pois o pen drive que é inserido na porta USB tem uma velocidade de transferência superior aos leitores de DVD. Além de que poderá efetuar esta instalação em netbooks e outros portáteis que normalmente só possuem entrada USB, sem drive de CD/DVD/Bluray.

Você terá que ter um pen drive de pelo menos 4GB para que possa colocar o Windows 7, 8 ou superior nele.

Coloque o pen drive em uma das portas USB de seu computador. Em seguida vá até:
Windows > Computador

Computador windows

Vamos agora formatar o pen drive, ou seja, o dispositivo será completamente limpo para que o Windows possa ser copiado. Se tiver algum arquivo importante, copie o mesmo para seu computador, pois será apagado após a formatação. Clique com o botão direito do mouse em cima do drive do seu pen drive e escolha Formatar.

Formatando drive Windows

O “sistema de arquivos” poderá ser FAT32 ou NTSC (você escolhe). Pode ser usado a opção de  “Formatação rápida”. Clique em “Iniciar” e aguarde o disco removível (pen drive) ser formatado.

Janela formatar do windows

Após a formatação, baixe e instale o programa Windows 7 USB DVD Download Tool aqui link ou pelo site oficial aqui: http://images2.store.microsoft.com/prod/clustera/framework/w7udt/1.0/en-us/Windows7-USB-DVD-tool.exe

Abra o programa que a recém instalou (deverá ter um ícone na área de trabalho ou procure pelo iniciar do Windows).

Neste primeiro passo, clique em “Browse” e selecione a .iso do Windows em seu computador. Após, clique em “Next”.

Passo 1 Windows 7 USB

No segundo passo, você deverá escolher se quer gravar em um DVD ou em um dispositivo USB (como um pen drive, por exemplo). Escolha “USB device”.

Passo 2 escolha USB

No passo três escolha a letra do drive onde está seu USB formatado. No meu caso é a letra “F:”. Se não apareceu, clique naquele botão com “setinhas” para tentar atualizar os drivers. Após selecionar corretamente o drive do seu pen drive, clique em “Begin copying”.

Escolhendo o USB para copiar Windows

Pronto, o programa irá formatar novamente o pen drive (recomendei que formatassem o pen drive no inicio para que ficasse compatível com o programa) e irá começar a copiar a imagem ISO do Windows no pen drive.

Criando disco Boot USB Windows

Após terminar a cópia, vamos que ter fazer o computador dar o boot pelo pen drive. Para isso, reinicie o computador e entre na BIOS. Caso não saiba como entrar na BIOS do seu computador, veja esta matéria: Como entrar na bios do computador

Faça com que a ordem de boot seja a do USB primeiro. Coloque o pen drive na entrada USB (caso tenha retirado), saia da bios salvando as configurações da mesma.

Bios ordem boot USB

Pronto, a tela de inicialização da instalação do Windows deverá começar, bastando prestar atenção nas instruções que serão mostradas na tela.

AnexoTamanho
windows-USB-DVD-tool.zip2.54 MB