Como diminuir pequenos travamentos e lentidões no Windows

Essa dica é para sanarmos alguns problemas de lentidões corriqueiras que ocorrem no Windows por parte de alguns processos que são executados em background.

Nada mais incomodo do que ver vídeos que ficam travando, jogar jogos que ficam lentos inesperadamente ou executar aplicativos que não respondem como deveriam, não é mesmo?

Resolvendo problemas de travamento no windows

Saiba que este problema pode ser causado por programas instalados por você ou por aplicações do Windows que rodam silenciosamente e sem você saber, mas que normalmente servem para o bom funcionamento do sistema.

A dica para corrigir estes pequenos travamentos e lentidões corriqueiras é ajustar a prioridade com que estes aplicativos ou utilitários rodam no sistema, já que praticamente todos os processos rodam com prioridade “Normal”.

No gerenciador de tarefas do Windows há 6 tipos de prioridades:

  • Realtime (Em tempo real)
  • High (Alto)
  • Above Normal (Acima do normal)
  • Normal
  • Below Normal (Abaixo do normal)
  • Low (Baixo)

Processos do windows

Estas prioridades servem para destacar aplicativos que precisem de maior processamento e atenção no sistema. Se todos rodarem na prioridade “Normal” o sistema distribuirá o processamento em igual valor para todos os aplicativos. Então isso pode causar travamentos momentâneos e lentidão quando mais precisar de sua aplicação aberta caso algum utilitário em background (segundo plano) for executado.

Para mudar a prioridade dos aplicativos que estão sendo executados no Windows, basta apertar no teclado a combinação de teclas: Ctrl + Shift e Esc.

Isso abrirá o gerenciador de tarefas do Windows onde ao clicar na guia “Process” (Processos), poderá ver todos os aplicativos e processos propriamente ditos que estão sendo executados neste momento.

abrindo task manager

Inclusive em certas versões do Windows se você clicar em “Show processes from all users” (Mostrar os processos de todos os usuários), poderá enxergar ainda mais processos sendo realizados na sua máquina que normalmente ficam escondidas por não serem do seu usuário ou por serem essenciais do sistema operacional no modo administrador.

Processos ocultos

Agora é só analisar qual processo está consumindo recursos da sua CPU, olhando a coluna “CPU”, que na imagem abaixo é o “Cap.exe”.

Verificando processos no windows

E logo em seguida clicar com o botão direito do mouse no processo desejado e ir em “Set Priority” ou “Mudar prioridade”, escolhendo em seguida uma prioridade abaixo do Normal.

Definindo processos no Windows

Pronto, a aplicação não irá lhe atormentar mais roubando recursos do computador. Só cuide para não mudar a prioridade do aplicativo ou jogo que você esteja usando e sim somente aquele processo que está sendo usado em background.

Mas se seu computador costumar ficar lento freqüentemente por conta destes processos sanguessugas, existe um pequeno utilitário de 140Kb que analisa os processos em background e muda automaticamente a prioridade deles conforme a necessidade.

Estamos falando do Process Tamer. Para usar, basta baixar no site abaixo:

http://www.donationcoder.com/Software/Mouser/proctamer/index.html

E logo em seguida instalar facilmente. Você pode configurar o utilitário para que não modifique a prioridade de certos processos, poderá ver mais facilmente quais processos estão usando a CPU, modificar a configuração de quando o utilitário deverá ser acionado, etc.

Process Tamer

Para executar o Process Tamer, basta ir no menu iniciar para encontrar o utilitário.

Abrir programa process tamer

Um ícone de uma balança ficará na barra do Windows, perto do relógio. Clique duas vezes neste ícone para abrir o programa e deixar as configurações conforme a imagem abaixo para obter um melhor rendimento:

Configurando Process Tamer

Falando em processos no Windows, outro fator que pode estar deixando seu computador lento e com “travadinhas” são cavalos de tróia e vírus em geral. Assim é bom passar um bom anti vírus também na máquina para verificar se não está infectada.