Como diminuir pequenos travamentos e lentidões no Windows
Essa dica é para sanarmos alguns problemas de lentidões corriqueiras que ocorrem no Windows por parte de alguns processos que são executados em background.
Nada mais incomodo do que ver vídeos que ficam travando, jogar jogos que ficam lentos inesperadamente ou executar aplicativos que não respondem como deveriam, não é mesmo?
Saiba que este problema pode ser causado por programas instalados por você ou por aplicações do Windows que rodam silenciosamente e sem você saber, mas que normalmente servem para o bom funcionamento do sistema.
A dica para corrigir estes pequenos travamentos e lentidões corriqueiras é ajustar a prioridade com que estes aplicativos ou utilitários rodam no sistema, já que praticamente todos os processos rodam com prioridade “Normal”.
No gerenciador de tarefas do Windows há 6 tipos de prioridades:
- Realtime (Em tempo real)
- High (Alto)
- Above Normal (Acima do normal)
- Normal
- Below Normal (Abaixo do normal)
- Low (Baixo)
Estas prioridades servem para destacar aplicativos que precisem de maior processamento e atenção no sistema. Se todos rodarem na prioridade “Normal” o sistema distribuirá o processamento em igual valor para todos os aplicativos. Então isso pode causar travamentos momentâneos e lentidão quando mais precisar de sua aplicação aberta caso algum utilitário em background (segundo plano) for executado.
Para mudar a prioridade dos aplicativos que estão sendo executados no Windows, basta apertar no teclado a combinação de teclas: Ctrl + Shift e Esc.
Isso abrirá o gerenciador de tarefas do Windows onde ao clicar na guia “Process” (Processos), poderá ver todos os aplicativos e processos propriamente ditos que estão sendo executados neste momento.
Inclusive em certas versões do Windows se você clicar em “Show processes from all users” (Mostrar os processos de todos os usuários), poderá enxergar ainda mais processos sendo realizados na sua máquina que normalmente ficam escondidas por não serem do seu usuário ou por serem essenciais do sistema operacional no modo administrador.
Agora é só analisar qual processo está consumindo recursos da sua CPU, olhando a coluna “CPU”, que na imagem abaixo é o “Cap.exe”.
E logo em seguida clicar com o botão direito do mouse no processo desejado e ir em “Set Priority” ou “Mudar prioridade”, escolhendo em seguida uma prioridade abaixo do Normal.
Pronto, a aplicação não irá lhe atormentar mais roubando recursos do computador. Só cuide para não mudar a prioridade do aplicativo ou jogo que você esteja usando e sim somente aquele processo que está sendo usado em background.
Mas se seu computador costumar ficar lento freqüentemente por conta destes processos sanguessugas, existe um pequeno utilitário de 140Kb que analisa os processos em background e muda automaticamente a prioridade deles conforme a necessidade.
Estamos falando do Process Tamer. Para usar, basta baixar no site abaixo:
http://www.donationcoder.com/Software/Mouser/proctamer/index.html
E logo em seguida instalar facilmente. Você pode configurar o utilitário para que não modifique a prioridade de certos processos, poderá ver mais facilmente quais processos estão usando a CPU, modificar a configuração de quando o utilitário deverá ser acionado, etc.
Para executar o Process Tamer, basta ir no menu iniciar para encontrar o utilitário.
Um ícone de uma balança ficará na barra do Windows, perto do relógio. Clique duas vezes neste ícone para abrir o programa e deixar as configurações conforme a imagem abaixo para obter um melhor rendimento:
Falando em processos no Windows, outro fator que pode estar deixando seu computador lento e com “travadinhas” são cavalos de tróia e vírus em geral. Assim é bom passar um bom anti vírus também na máquina para verificar se não está infectada.
Eh bem verdade que esses pequenos travamentos tem N fatores, vou testar esses processos e ver se realmente há ganho de perfomace...
Amigo, gostaria de ver com voce, uma forma de troca de links, tenho um site... www.dicasparapc.com e seria interessante trocar links com você, visto que seu blog tem bastante conteúdo semelhante ao meu e é bem visitado.. abraço e parebens pelo blog...
É, não use Windows, use Mac então pq linux tá osso!!!
Gostei desse site, não tinha conhecido mas agora irei sempre dar uma visitada de vez em quando.
Aumentar a memória ram é um ótimo recurso para resolver o travamentos.
O PROPRIO USUARIO DEVE ATIVAR NO REGEDIT, LA VOCE PRESSIONA CTRL+F E DIGITA NA PESQUISA SECONDLEVEL, VAI APARECER OS DADOS DA CHACHE 2 DA CPU, LA VC TROCA O VALOR DE 0 PARA O VALOR DA SUA CACHE POR EX: SE FOR 1MB 1024 EM HEXADECIMAL
CARA TODOS PROCESSADORES TEM CACHE RESERVA QUE SERIAM A CHACES NIVEL 1, 2 E 3 ETC, POREM A MICROSFT DEIXA DESATIVAO USO USO DAS MESMAS SE FOR NECESSARIO,
ñ deu serto no meu pc 3
E´SABE PORQUE ELE USA A CACHE DO DISCO RIGIDO???? POIS TEM PROCESSADORES COM 4 MB DE CACHE L2 E O WINDOWS NÃO UTILIZA, A NÃO SER QUE O USUARIO CONFIGURE NO EDITOR DE REGISTRO, ? POIS DEVERIA SER ATIVADO POR PADRÃO
USE LINUX...
Acho que está enganado, o sistema operacional começa a usar a cache em disco para armazenar "itens" que não estão sendo usados ou quando a memória RAM começa a acabar. Isso pelo que sei em qualquer sistema operacional.
O que pode ser feito é desativar este recurso para que o sistema use somente a memória RAM sem usar a cache no disco, mas se a memória RAM terminar, é congelamento certo no sistema operacional.
Gostei deste programa Process Tamer http://www.donationcoder.com/Software/Mouser/proctamer/index.html
Ajudou muito na velocidade do computador, não deixando dar as travadinhas e nem lentidões quando mais preciso de um programa ou jogo.
Outra coisa que dá estas travadinhas e deixa lento o computador é usar o Windows com pouca memória e muitos programas abertos ao mesmo tempo.
Quando o computador fica com pouca memória, ele começa a usar a cache no disco rígido e assim quando o sistema operacional passa os dados da memória para a cache e vice versa dá umas travadas na máquina.
Então é bom também ver se a memória RAM não está esgotada e hoje recomendo um computador com no mínimo 1GB para XP e 2GB pra cima para Vista e Seven.
E para ver se a memória está toda ocupada, dá para ver neste mesmo gerenciador de processos (Ctrl+Shift+Esc).
NÃO USE WINDOWS...RSRSRS RUINDOWS
Ai ai... Se essa realmente fosse a solução...
Enviar novo comentário