Quando o Windows começa a apresentar erros e problemas, muitos usuários ficam desesperados e irritados por não saberem o motivo e nem como reparar o Windows.

Pode haver muitas razões para estes erros estarem acontecendo no Windows e muitas vezes são causadas devido à corrupção de registros ou devido a programas mal instalados que danificam o Windows.

Como consertar erros no Windows

O programa “Windows repair” é gratuito e que lhe permite realizar reparos facilmente no Windows, encontrando erros mais comuns que fazem o Windows parar de funcionar e solucionando na maioria dos casos o problema.

Este programa “tudo em um” busca por erros nos registros do sistema e permissões de arquivo, bem como problemas com o Internet Explorer, Windows update, Firewall do Windows e muito mais.

Vírus e programas mal intencionados podem modificar as suas configurações e com este programa poderá redefinir e restaurar para o formato original em que estavam antes. A ferramenta possui 4 etapas opcionais que podem ser escolhidas antes que você realmente execute o reparo e isso inclui a limpeza do seu PC, sistema de arquivos atual e criação de um ponto de restauração.

Programa para consertar o Windows

Há três modos de reparação, o básico, o avançado e o modo personalizado. No modo personalizado, permite que você selecione as tarefas de reparação do Windows manualmente e com base nas suas preferencias.

Antes de iniciar a reparação, é recomendado executar as seguintes etapas (que são acionadas diretamente pelas abas do programa):

Etapa 1. Limpe o seu Sistema de infecções.
Tentando consertar um sistema que é está atualmente infectado não é uma boa ideia e pode piorar as coisas. Uma infecção pode sequestrar uma máquina e manter parte dos
 reparos prejudicados. Uma vez que apenas uma parte da reparação será o trabalho, a
outra parte pode acabar causando novamente problemas. A regra de ouro é que antes de iniciar a reparação, use um antivírus para remover qualquer praga em seu computador. Mesmo que ache que seu sistema esteja limpo.

Etapa 2. Verificação do sistema de arquivos
Fazer uma verificação no disco rígido é uma boa ideia. Isto fará o Windows
verificar o sistema de arquivos no disco e corrigir qualquer problema que encontrar. Arquivos corrompidos podem quebrar um monte de coisas, incluindo os reparos.

Etapa 3. Verifique o sistema de arquivos (SFC)
Use o desfragmentador de disco para que o Windows verifique se os arquivos estão intactos e no devido local com as versões corretas e não corrompido.

Etapa 4. Restauração do Sistema
Fazer um ponto de restauração é uma ótima ideia para que se possa restaurar o sistema caso algo dê errado, já que o programa modifica e restaura configurações importantes do Windows. Assim, caso tenha algum problema neste sentido, poderá voltar às configurações que estavam antes de executar o programa.

Iniciar Reparos
Nesta etapa final, você pode escolher entre três modos.
Modo básico: Isto irá executar apenas o mais básico, opções de reparação segura. Reparos extras e avançados estão desativados.
Modo avançado: Executa reparos mais avançados, deixando algumas funções inativas por algum tempo.
Modo personalizado: Todas as opções de reparo estão disponíveis.

Algumas funções deste programa incluem:

  • Redefinir permissões do Registro
  • Redefinir permissões de arquivos
  • Registrar arquivos de sistema
  • Reparação WMI
  • Reparar o Firewall do Windows
  • Reparação do Internet Explorer
  • Reparação MDAC & MS Jet
  • Reparação do arquivo Hosts
  • Remover políticas estabelecidas pelas Infecções
  • Restauração de ícones
  • Reparo do Winsock e DNS Cache
  • Remover arquivos temporários
  • Conserto das configurações de Proxy
  • Reexibir Arquivos do Sistema
  • Reparar e consertar o Windows Update

Opções para reparar o Windows

A ferramenta ainda possui um registro onde poderá verificar os reparos que foram feitos em seu computador e funciona e é compatível com o Windows XP, 2003, Vista, 2008 e Windows 7.

É uma boa ferramenta para ter guardado em seu pen drive para usar quando estiver com problemas em seu Windows.

Para baixar o programa Windows Repair, basta acessar o site abaixo:
http://www.tweaking.com/index.php?/content/page/windows_repair_all_in_one.html