Como ativar aceleração via Hardware GPU no Google Chrome

Com o navegador da web, Google Chrome é possível ativar a aceleração de hardware pela placa de vídeo (GPU) deixando o Google Chrome muito mais rápido e estável.

O problema dos navegadores usarem somente os processadores é que quando está realizando várias tarefas ao mesmo tempo como vendo um filme, recebendo e-mails pelo outlook, usando anti-virus e navegando na internet, as páginas e a conexão podem parecer estar mais lentas, dando inclusive algumas “travadinhas”.

Ativando GPU Google Chrome

Usando a GPU (que atualmente é pouco usada pelos softwares), você consegue renderizar compostagens, canvas 2D, javascript, CSS e outros esquemas usados em sites sem precisar do processador principal do seu computador (ou pelo menos, usando menos ele para isso).

Com isso se ganha desempenho no Google Chrome, fazendo os sites abrirem mais rapidamente, parecendo até que a sua conexão com a internet ficou mais rápida e melhor.  Além disso, deixará o processador para os outros programas que estão em execução e precisam do seu processamento.

O Google Chrome deixa estas funções de aceleração via GPU desabilitadas por padrão por enquanto, pois elas ainda estão em testes, mas pelo que já testei aqui, não houve problema algum durante minhas navegadas pela internet.

Então vamos ver agora, como aumentar a velocidade do Google Chrome que por sinal já é um navegador super rápido.

Abrindo o Google Chrome, digite na barra de endereços do navegador o seguinte: about:flags e dê enter.

Flags Chrome

Você verá a seguinte tela abaixo com diversas funções interessantes e que estão atualmente em fase de experimentação para mais tarde quem sabe serem ativadas por padrão no navegador da Google.

Acelerar velocidade Google Chrome

Agora localize e ative as seguintes funções:

  • GPU Accelerated Composting
  • GPU Accelerated Canvas 2D
  • Web Page Prerendering

E com o mouse clique nas opções “Enable” destas opções que destaquei acima.

GPU Accelerated Chrome

Agora, basta fechar o navegador e reabrir o mesmo para que estas opções sejam realmente ativadas e possa usufruir da melhor velocidade e benefícios destas funções.

A localização destas funções para aumento da velocidade das páginas da web pode variar de acordo com a versão do Google Chrome que esteja usando. Neste caso e nestas telas eu usei o Google Chrome 10.

Caso dê algum problema de incompatibilidade, poderá desativar estas funções a qualquer momento, basta acessar novamente o endereço about:flags