Como apagar permanentemente arquivos do HD no Windows – Hardwipe

Com o programa Hardwipe você poderá eliminar rapidamente e de maneira eficaz todos os dados do seu HD permanentemente.

Ao apagar qualquer tipo de arquivos no Windows, na verdade o sistema não remove os dados deste arquivo do seu disco rígido e sim apenas marca o bloco para sobreposição dos próximos arquivos que vir a criar. Ou seja, o sistema libera o bloco para que outros arquivos possam ser colocados futuramente ali. Mas as posições magnéticas do HD continuam no mesmo lugar, fazendo assim com que programas recuperadores de arquivos possam localizar novamente este arquivo que supostamente tenha imaginado apagar.

apagando arquivos permanentemente

O Windows age desta forma por causa do fator velocidade, pois “apagar magneticamente” um ou mais arquivos do HD faria com que demorasse muito mais nesta tarefa. O problema é que desta forma o HD começa a ficar fragmentado e é claro, como comentamos aqui, possível de recuperação de arquivos.

Então se você precisa apagar de forma definitiva um ou mais arquivos para se livrar de vez do mesmo iremos ver aqui como fazer isso com um programa chamado Hardwipe, que é totalmente gratuito. Eu costumo fazer isso quando quero vender meu computador, pois desta forma não será possível usar programas que rastreiam arquivos apagados do HD para posterior recuperação.

O que o Hardwipe faz é sobrescrever o arquivo que está sendo apagado com qualquer outra informação inútil tornando a varredura dos softwares de recuperação de arquivos inúteis. E não se preocupe com o espaço em disco, pois ele será liberado normalmente.

Primeiro baixe o programa aqui (clicando no botão de download que tem no site):
http://www.hardwipe.com/download.html

Agora instale o aplicativo. Ele é compatível com todas as versões atuais do Windows, como o Windows 8, 7, Vista e até o XP.

Instalação do Hardwipe

Ao abrir o programa você pode trocar o idioma para Inglês, Espanhol ou Frances. Para isso basta ir em Tools > Options e selecionar o idioma.

Trocando idioma Hardwipe

Clicando em Wipe files ou Limpie archivos (em espanhol) você poderá selecionar os arquivos que deseja apagar de forma permanente.

Wipe files

Clicando em Wipe drive ou Limpie disco (em espanhol) você poderá limpar ou formatar uma unidade de disco inteira. Cuidado, não selecione o drive onde está o Windows ou arquivos importantes, pois fará com que apague de forma permanente tudo. Essa opção é mais usada para apagar arquivos de pen drive, HD externos ou partições extras.

Wipe Drive

Em Clean space ou Espacio libre (em espanhol) você poderá limpar as áreas livres do HD. Esta opção é bem interessante e usada caso tenha apagado vários arquivos pelo Windows e queira que estes arquivos apagados não possam ser mais recuperados. Então se você vai vender ou levar seu computador à assistência, use esta opção para não poderem usar programas de recuperação de arquivos em seu HD.

Wipe clean space

Uma outra forma de apagar definitivamente um arquivo pelo Windows, é abrir o programa Explorer (Aperte a tecla com o símbolo do Windows e depois a letra E no teclado), ir até a pasta onde está o arquivo, clicar com o botão direito do mouse em cima do mesmo e escolhe a opção Wipe files ou Limpie archivo (em espanhol).

Wipe windows explorer

Uma janela irá se abrir. Basta clicar em Start Wipe para apagar o arquivo.

Wipe files

Pronto, o arquivo foi apagado para sempre do seu computador.

Wipe file completed

O programa Hardwipe tem algumas opções de sobrescrever os arquivos. A opção “Gutmann”  é a que mais garante a eliminação permanente do arquivo, dando 35 passos. Só que ela é a mais lenta e também não há tanta necessidade. A opção padrão “Random Overwrite (1 pass)” é a recomendada e garante a exclusão inalterável.

Opções do Hardwipe