Como abrir arquivos CHM no iPad, iPhone iOS da Apple

CHM (.chm) são arquivos de textos em HTML e imagens unidos em um só arquivo onde forma um grande arquivo único de ajuda com possibilidade de busca. CHM é a sigla para Microsoft Compiled HTML Help, ou seja, um arquivo compilado de ajuda da Microsoft.

Abrindo documentos CHM iPad

Se você está acostumado a ler documentos salvos no formato CHM em seu computador e precisa abrir o arquivo em seu iPad, iPhone ou outro aparelho da Apple iremos explicar neste artigo como fazer isso. Os passos serão dados baseados no iPad, mas poderá instalar o mesmo programa nos outros sistemas.

O iPad não vem com um aplicativo nativo para ler documentos CHM, então você irá precisar baixar um aplicativo de terceiros da App Store da Apple.

Instruções para abrir arquivos CHM no iOS:

1. Pressione o botão “Home” do iPad, localizado abaixo da tela.

2. Toque no ícone da “App Store” para abri-lo.

3. Toque em “Pesquisar” e digite: CHM

4. Nos resultados de pesquisa você encontrará aplicativos como “CHMate Lite”, “Lite CHmPlus” ou “ReadCHM”. Você poderá escolher um destes aplicativos para instalar em seu iPad podendo ser os pagos ou os grátis, você decide. Clicando em “Install”, digite o Apple ID quando for solicitado e o programa para leitura de CHM será transferido e instalado em seu iPad.

5. Abra o programa iTunes em seu computador (PC).

6. Conecte seu iPad a uma porta USB no seu computador com o cabo USB do iPad.

7. Clique no ícone “Dispositivos” do seu iPad que fica localizado no painel esquerdo da janela do iTunes.

8. Clique na guia “Apps” do iTunes no computador.

9. Clique no nome do aplicativo CHM no “Apps” no painel de compartilhamento de arquivos na parte inferior da janela do iTunes. Arraste o arquivo CHM que deseja ler no iPad enviado na seção de compartilhamento de arquivos. O arquivo CHM será copiado do seu computador para o iPad.

Documento CHM no iPad

10. Clique no botão “Eject” ao lado do ícone do seu iPad no painel esquerdo da janela do iTunes e desconecte o dispositivo do seu computador.

Arquivo CHM aberto no iPad

Pronto, agora é só clicar no nome do arquivo CHM que acabou de transferir para seu iPad para começar a lê-lo.