Clock errado
Fiz um upgrade em meu PC, ANTES era um 233 MMX, 32 Ram, HD 8.0 G., Drive de CDROM de 48x, Windows 95.
Troquei apenas o pente de memoria e o processador, 64 Ram e AMD K6II 500. Pesquisei no manual da Placa mãe e vi que era possivel afinal tem apenas 6 meses de uso (é nova).
Troquei os dois e formatei o HD. Ele reconheceu o processador e a memoria, depois instalei o Windows 98 SE.
Mas quando inicio o PC no quadro da Bios aparece o Processador AMD K6II mas na parte de CPU CLOCK aparece 233. Por que ainda aparece no CPU CLOCK 233 ao inves de aparecer 500?
Processadores Pentium, Pentium MMX, K6-2 e similares, não são capazes de ?informar? automaticamente à placa de CPU, o seu clock. É preciso configurar através dos jumpers da placa de CPU, as seguintes informações:
a) Velocidade das memórias, no seu caso possivelmente 100 MHz
b) Clock externo do processador, que é de 100 MHz no K6-2/500
c) Clock interno do processador, que é de 500 MHz. Em geral as placas não pedem o clock interno, e sim o multiplicador, que deve ser 5x.
d) Voltagem do processador. Existem modelos do K6-2/500 com 2.2, 2.3 e 2.4 volts. A voltagem correta está indicada na face superior do processador. Se você não configurou a voltagem, ele ainda está com os 2,8 volts usados pelo Pentium MMX, o que poderá queima-lo.
Parece que é fácil encaixar uma memória, encaixar um processador e instalar o Windows, mas existem muitos detalhes técnicos que devem ser conhecidos.
No meu site existem dezenas de artigos nos quais ensino os usuários a fazer instalações de forma correta, não existe razão para fazer sem saber.
Processadores mais modernos, da linha Pentium III, Celeron, Athlon e Duron, não exigem tais programações, pois informam tudo automaticamente à placa de CPU. Ainda assim é preciso ler as instruções do manual da placa de CPU antes de fazer upgrades de hardware.
Enviar novo comentário