Com a chegada dos tablets os computadores serão extintos?

Em uma pesquisa realizada pela Center for the Digital Future and Bovitz apenas 25% dos usuários de computador substituiriam o PC por um tablet.

Com a chegada dos tablets e smartphones, muitos especialistas no assunto foram relatando uma possível “Era pós-PC” onde os dispositivos móveis passariam a prevalecer no mercado dando fim aos computadores.

Mas não é o que indica uma pesquisa realizada pelo Centro para o Futuro Digital e Bovitz (Center for the Digital Future and Bovitz) que perguntou as pessoas, o que elas iriam fazer quando seus computadores estragassem? Comprariam um outro novo ou trocariam por um tablet?

Mercado de computadores

Em resposta, 4% disseram que definitivamente não irão comprar outro computador novo, 6% disseram não querer comprar outro PC e 15% não poderão comprar outro no momento.

Destes entrevistados que iriam comprar um tablet em vez de outro computador (25% do total), 54% disseram que é por causa da mobilidade, 38% por causa de necessidade, 34% pela facilidade no uso, 26% acham mais confortáveis de se usar que um PC e 22% acham estes tipos de aparelhos mais baratos.

Por outro lado, 75% dos entrevistados disseram que pretendem substituir seu computador atual por outro PC quando chegar a hora. Destes usuários, 66% dizem que os PCs são mais confortáveis de seu usar do que os dispositivos móveis, 58% exigem uma tela maior, 56% precisam de um desempenho extra e da plena possibilidade de usar o mouse e teclado, 43% precisam dos aplicativos utilizados apenas em computadores e 25% se preocupam com a segurança do dispositivo, tendo em vista que os tablets e smartphones são mais fáceis de serem roubados ou perdidos.

Trading of tablets

O Center for the Digital Future and Bovitz prevê que os dispositivos portáteis vão ser o principal dispositivo de computação nos EUA ao longo dos próximos anos, mas eles observam que ainda não são tão bem estabelecidos como os PCs quando se trata de produtividade. “O tablet ainda tem que mostrar sua completa funcionalidade”, disse Cole.