CES 2013 – Resumo do que aconteceu de melhor

Conheça as tecnologias e apresentações que marcaram a CES 2013.

A CES (Consumer Electronics Show) é uma feira internacional de eletrônica de consumo que acontece uma vez ao ano na cidade de Las Vegas, EUA. Teve seu primeiro evento realizado em 1967 e ocorre em todos os meses de janeiro para que os maiores fabricantes de eletrônicos possam promover e mostrar ao público novas tendências e tecnologias que estão para chegar.

ces-2013-resumo

Como o evento é grande e muitas vezes não dá para ver tudo em poucos dias, iremos destacar aqui um resumo do que foi mostrado de mais interessante na feira de eletrônicos e assim possa estar a par dos seus acontecimentos.

Neste ano de 2013 os destaques foram às telas. Grades, com resoluções de 4K (4000 linhas ou 3840x2160 pixels), além dos grandes smartphones chamados de flobet.

Televisores de 4K

Grandes televisores com altíssima resolução de 3840x2160 pixels em painéis OLED foram os destaques da feira este ano. As imagens destes televisores são incríveis, assim como seus preços.

ces-2013-tv-4k

A LG mostrou telas com a tecnologia IPS com ótimas resoluções em imagens nítidas, a Samsung ofereceu projetos interessantes em OLED com sua tela curva e a Sony mostrou suas grandes telas (apesar dos problemas técnicos dos computadores que iriam demonstrar as imagens na apresentação da empresa) com a maior TV OLED do evento de 56 polegadas.

Realmente este tipo de televisor promete e será o principal atrativo das grandes empresas para vendas de televisores este ano, deixando de lado as TVs 3D.

Novo processador Tegra 4 e game portátil da Nvidia

O novo processador da Nvidia demonstrou ser capaz de processar muito bem aplicativos e games em sistemas portáteis como tablets e smartphones. Mas a empresa foi além e criou também seu portátil para jogos.

ces-2013-nvidia-shield

O Projeto Shield incorpora o processador Tegra 4 com 72 núcleos GPU, Android, uma tela de 5 polegadas sensível ao toque, controle semelhante ao do Xbox 360, portabilidade e gráficos que surpreendem como pode ver na matéria sobre o Tegra 4 e Shield.

Óculos de realidade virtual

O Oculus Rift VR headset é apenas um protótipo do kit de desenvolvimento que será lançado em março de 2013. Este sistema parece realmente funcionar na realidade virtual aumentando a interatividade em jogos conforme você olha para uma das direções a visão que tem do jogo também muda e os efeitos que se tem das imagens é muito mais real do que assistir pela TV.

ces-2013-oculus-riftvr-headset

O aparelho custará por volta de US$ 300,00 e já há vários desenvolvedores de jogos para PC interessados em aplicar as funcionalidades.

Panasonic apresenta tablet de 20 polegadas e 4K de resolução

Este tablet que a Panasonic apresentou na CES 2013 teve boa aceitação do publico apesar de seu tamanho avantajado já que a tela possui 20 polegadas. Mas o que chamou a atenção foi sua resolução de 4K em uma pequena tela.

ces-2013-panasonic-tablet-20

Se você já viu as telas da Apple com a Retina, onde é colocada alta resolução em telas pequenas oferecendo assim altos ppi (pontos por polegada) e achou impressionante a qualidade é por que não viu este Tablet da Panasonic.

Será ideal para fotógrafos e designer que precisam de telas cada vez mais nítidas para apresentação de seus trabalhos.

Sony Xperia Z – um smartphone de respeito

O que mais chamou a atenção deste smartphone da Sony foi sua resistência a líquidos. Estava sendo apresentado na CES imerso em um pequeno aquário e pasmem, ligado!

ces-2013-sony-xperia-z

Possui um bonito design, tela com alta resolução e uma ótima câmera de 13 megapixels e sensor mobile Exmor RS. Vem com sistema operacional Android 4.1 e processador quad-core Qualcomm com 2 GB de memória. Isso já é o bastante para fazê-lo vender.

Asus Transformer AiO – Tablet computador com dois sistemas operacionais

A Asus está sempre inovando e oferecendo aparelhos que realmente tem sua funcionalidade em nosso dia a dia. Uma delas é foi à apresentação do Transformer All-in-One P1801 que pode ser usado como computador desktop ou tablet.

ces-2013-asus-transformer-aio

Estes tipos de dispositivos são chamados de Tablet de mesa. O diferencial dele é que possui dois sistemas operacionais e dois tipos de processadores. Quando você usa a tela como se fosse um tablet o sistema operacional utilizado é o Android e o processador Tegra 3 e ao colocar a tela na base o sistema operacional utilizado é o Windows 8 e o processador mais veloz, um Intel i5 u i7. A tela é de 18.4 polegadas.

Samsung coloca computadores em eletrodomésticos

A Samsung demonstrou sua nova linha de eletrodomésticos e um dos que mais chamaram a atenção foi um refrigerador onde estava acoplado uma tela que possuía aplicativos interessantes como Evernote, e outro aplicativo de gerenciamento.

ces-2013-samsung-t9000

Com isso será possível agendar compras, colocar os prazos de validades de alimentos e até pesquisar por receitas.

GM se junta com Ford no desenvolvimento de aplicativos multimidia

A GM estará junto com a Ford integrando seus aparelhos multimídia inteligentes aplicativos que possam ser mais úteis e personalizados para os motoristas através do SYNC AppLink

ces-2013-gm-aplicativos

Uma das ideias é conseguir incorporar informações de tablets e dispositivos móveis aos veículos e possibilidade de baixar e usar aplicativos eficientes e que ajudem o motorista a dirigir melhor.

Realidade aumentada em jogos

Sphero são bolinhas onde você pode controlar sua iluminação ou rolagem com dispositivos móveis e tablets. É um brinquedo bem divertido e está fazendo sucesso com as crianças e principalmente com os gatos.

ces-2013-sphere-realidade-aumentada

A empresa mostrou na CES uma espécie de realidade aumentada para jogos, onde é possível ampliar as brincadeiras com a bolinha e seu tablet sugerindo novas tarefas. A bolinha que você vê na realidade pode se transformar em um castor ou outro bicho pela tela do tablete enquanto o jogo vai lançando bolinhos e você tem que controlar o “castor” (que na verdade é a bolinha) pegando as guloseimas. Existem outras brincadeiras propostas e realmente foi interessante sua apresentação.

Tablets com Windows 8 com preço mais atrativo

O tablet  da Vizio, modelo MT11x usará um processador AMD Z-60 com autonomia de até 10 horas. Poderá rodar jogos totalmente compatíveis com DirectX 11 e será uma aposta para gamers já que os tablets baseados no processador Intel Atom não são tão bons para esta tarefa.

ces-2013-vizio-mt11x-tablet

O melhor de tudo é que a empresa anunciou que este será o tablet com Windows 8 mais barato do mercado.

Tecnologia de carregamento de celulares sem fio

A possibilidade de carregar seu celular ou tablet sem o uso de fios realmente é sedutora. Basta pegar o aparelho e deixar perto de uma base de carregamento wireless que que ele possa ser recarregado.

ces-2013-carregador-wireless

Foi a que a Wireless Power Consortium apresentou na feira, substituindo os carregadores com fios pela nova tendência de troca de energia.

D-link e seu roteador com hotspot

O uso de hotspot nos locais públicos pode se tornar um pesadelo devido a sua lentidão e muitos não querem desembolsar altos valores cobrados pelas operadoras para utilizar bandas 3G, 4G ou LTE.

ces-2013-sharepoint-2-go

O pior é que estes hotspot são raros de serem encontrados devido aos custos dos aparelhos.

Por isso a D-link estará vendendo em Abril de 2013 o SharePoint II Go por US$ 120,00 onde o será possível adquirir um aparelho dois em um (roteador e hotspot) para que possa compartilhar sua internet com os demais facilmente, já que é possível criar uma rede de 2.4GHz 802.11n para a galera.

Sistema de áudio para vários ambiente

A promessa do Mongo Jongo! é de compartilhar sons e músicas em vários ambientes de uma só vez. Chega de caixas de alto falantes com fios em tudo quanto é canto e com design ultrapassado.

ces-2013-mongo-jongo

As caixas de som do Mongo Jongo! são praticamente objetos de decoração. Quando vi de longe pela primeira vez pensava ser um conjunto de louças. A transmissão do áudio via streaming pode ser feita via WI-FI ou Bluetooth.

Sonho de um podcaster

Podcast são arquivos de áudio que podemos baixar e ouvir onde quiser e na hora que quiser. Normalmente são análogos de uma serie de TV ou de um programa de rádio. Isso está se tornando uma febre, mas normalmente em vídeos do Youtube.

ces-2013-nessie-blues

O Nessie Blue é um microfone dos sonhos para os pocasters. Ele tem uma serie de processamentos de áudio e regulagens automáticas para deixar o som da sua voz o mais limpo e cristalino possível, além de ser perfeito par amadores.

Lenovo IdeaCentre Horizon

A empresa apresentou seu tablet de mesa com 27 polegadas para uso em grupos de pessoas. É ótimo para estabelecimentos onde a intenção é divertir o pessoal. A bateria tem duração de 2 horas e sua tela tem resolução full HD.

ces-2013-lenovo-ideacentre-horizon

Está sendo desenvolvido acessórios para que possa haver uma maior interação com o aparelho. E em breve estará sendo lançada uma versão de 39 polegadas. Maiores informações em tablet Lenovo de 27 polegadas.

Philips Soundbar que se transforma em 5.1

Levando o melhor dos dois mundos a Philips lançou o HTL9100 que é um soundbar onde pode ser transformado em um sistema de som 5.1.

ces-2013-philips-htl-9100

O sistema de áudio é de alta qualidade e fidelidade e com esta engenharia é possível adaptar tanto para ambientes pequenos usando o modo soundbar quanto para ambientes maiores distribuindo as caixas para a parte traseira do ambiente.

Cubelets – os cubos robotizados

Antigamente brincávamos com Lego e hoje é a vez dos Cubelets que tem a mesma finalidade dos Legos que seria construir, mas de forma robotizada e muito mais interessante.

ces-2013-cubelets

Estes blocos são magnéticos e quando combinados dão vida as criações. Os cubos são divididos em 3 grupos: ação, raciocínio e sentidos. Quando você os combina fazem algo diferente e inusitado sem precisar de fios ou programação.

A ideia não é nova (foi apresentado em março de 2012), mas fez muito sucesso na CES 2013 onde está com preços mais em conta.

Nova geração em detecção de radares

O detector de radar Cobra iRadar S-Series revoluciona o meio e a interação na detecção de radares rodoviários. Aqui no Brasil este tipo de dispositivo é ilegal, mas nos EUA é bem comum seu uso.

ces-2013-cobra-iradar

O pequeno detector fica pendurado no para-brisa enquanto envia e recebe informações de seu dispositivo móvel. Com isso consulta informações e localização de radares fixos e avisa quando há policial rodoviário com pistolas a laser querendo detectar sua velocidade.

A casa de Marley

Para quem gosta de ouvir música ao ar livre, principalmente no parque, a House of Marley oferece diversos equipamentos para este estilo de vida.

ces-2013-bag-of-riddim

Um dos destaques foi o Bag of Riddim, uma dock station com alto-falantes integrados a uma bolsa prática de se carregar e que recebe as músicas via bluetooth de qualquer dispositivo.

Armas de fogo com auto direcionamento

A TrackingPoint trouxe um super rifle de caça a CES 2013 que custa US$ 20.000,00 e vem equipado com uma tecnologia de rastreamento automático que possibilita assim uma caça mais segura para quem não for o alvo.

ces-2013-trackingpoint-pgf

O sistema se chama PGF (arma de Fogo com Precisão Guiada) e com seu processador imbutido é possível travar em um alvo específico que compensa automaticamente fatores externos como vento, distancia gravidade e outros, conseguindo assim acertar o alvo com mais facilidade.

Placa-mãe Mini-ITX de perfil baixo

A Gigabyte apresentou sua placa-mãe que tem um perfil extremamente baixo, chamado de Mini-ITX. É possível colocar processadores Core i3 e i5 de até 65W e vem com uma placa Wi-Fi da Intel integrada.

ces-2013-placa-mini-itx

Com esta placa é possível montar computadores mais finos, mas que tenham boa capacidade de processamento, ideais para quem gosta de montar CPUs para assistir vídeos na TV.

O próximo Instagram - Didlr

Depois de perderem mais da metade dos usuários, parece que o Instagram abriu brecha para a concorrência.  Didlr apareceu na CES deste ano com o slogam “The next Instagram”.

ces-2013-didlr

O aplicativo disponível para iOs, Android, Windows Phone e Windows 8 chamou a atenção pelo pelos efeitos que são possíveis de criar com fotos e clip arts podendo em seguida compartilhar com seus amigos.

Cresce o armazenamento wireless - Seagate

A empresa Seagate enfatizou o uso de armazenamento através de HDs storage com conexão via wireless. Estes dispositivos ganham destaque pela facilidade e disponibilidade de poderem estar acessíveis na rede sem necessidade de um computador.

ces-2013-seagate-goflex-satellite

Com o Seagate Goflex Satellite é possível centralizar seus backups ou então fazer sua central multimídia conectada a TV. O HD wireless possui conexão via Wi-Fi ou DLNA e bateria com duração de 10 horas.

Aplicativos de smartphones para monitorar e controlar seu PC

Roccat Power-Grid é um aplicativo disponível para smartphones que tem a finalidade de controlar seu PC a distancia. Se você não gosta de ficar na frente do computador jogando aqueles super jogos pesados que somente este tipo de equipamento suporta, você pode ir para o sofá, abrir o Power-Grid jogar diretamente por ele.

ces-2013-roccat-power-grid

É possível também abrir outros aplicativos e participar de redes sociais com o dispositivo, pois ele controla quase tudo em seu PC de mesa.

Transformando seu tablet em teclado

Uma aparição engenhosa e de certa forma útil foi uma capa para iPad que pode ser transformada em um suave teclado em sua tela. A capa plástica do Touchfire fica por cima do teclado virtual do iPad auxiliando você na digitação dos textos.

ces-2013-touchfire

O “teclado” é firme, discreto e firme, dando uma excelente resposta e precisão na digitação de textos. Ótimo para professores e jornalistas que precisa de um dispositivo portátil e digitam muitos textos.

Dispositivo Bluetooth inteligente para suas pilhas

Eu já vi e conheci diversos tipos de dispositivos Bluetooth ao longo destes anos e nunca havia visto nada parecido com o Tethercell da Tetherboard. Muito original, este pequeno aparelho tem a finalidade de desligar ou ligar a energia que passa da pilha para os dispositivos.

ces-2013-thetercell

Você coloca a pilha AAA dentro do Terthercell e o Terthecell dentro do seu aparelho que usa esta pilha. Agora com um aplicativo instalado em seu smartphone que forneça conexão Bluetooth você poderá comandar o fornecimento de energia para o aparelho.

Ótimo para desligar brinquedos de crianças que insistem em não desligar seus brinquedos, hehe.

Diagnóstico e monitoramento do seu veículo

O Verizon Delphi tem a finalidade de monitorar a saúde e a localização de seu veículo. Com este equipamento e um aplicativo instalado em seu smartphone é possível diagnosticar possíveis problemas, bloquear ou desbloquear as portas, ligar o alarme, dar a partida e muito mais pelo celular.

ces-2013-verizon-delphi

Também possui um rastreador GPS para que possa localizar seu carro, saber em que velocidade está, etc.

Bem, agora é esperar estas tecnologias chegarem ao mercado e esperarmos pelos próximo CES 2014.