Cadastrando sua empresa na central local de empresas do Google e Google Maps

Google lança seu sistema de diretório de empresas chamado de Google Local Business Center e o cadastro é totalmente gratuito, otimizando assim sua posição nas buscas de firmas e coorporações.

Se você é empresário ou profissional liberal e quer aparecer entre os primeiros no Google quando alguém procurar por um determinado serviço de sua região/cidade, basta inserir os dados de seu negócio no diretório local de empresas do Google (Google Local Business Center). Isso tudo sem pagar nada.

Google Business Directory

E ainda por cima, aparecerá no Google Maps, uma ferramenta que cresce em uso e possibilidades diariamente.

Mesmo que não tenha um site, você poderá se cadastrar neste diretório de empresas locais. Mas recomendamos sempre um site para que o cliente possa saber mais detalhes sobre seus serviços ou produtos e atualmente com os computadores batendo recorde de vendas e o uso crescente da internet, a mesma se tornou uma maneira fácil para os usuários procurarem por um serviço/produto e obrigatória para as empresas e profissionais liberais. Se quiser um site, recomendamos a IM2, que há mais de 10 anos atua nesta área de criação de sites.

Então vamos aos passos para cadastrar seu negócio nesta excelente ferramenta.

Acessando o site

Para ir até a central local de empresas do Google, você deve clicar aqui.

Caso já tenha uma conta no Google, basta inserir o e-mail e a senha e se cadastrar.

Caso não tenha uma conta do Google, clique em “Criar uma nova conta do Google”.

Cadastrando os dados de seu negócio

Após entrar na sua conta do Google, você verá a seguinte tela abaixo:

Primeira página do google SEO

Preencha os seguintes campos:

País: Escolha o país onde estão localizados ou focados seus negócios;

Empresa/organização: Coloque o nome da empresa. Se puder insira uma palavra-chave principal do negócio para ajudar a aumentar a audiência. Exemplo: “Criação de sites – IM2”;

Endereço: O endereço da empresa ou local de trabalho;

Cidade: A cidade onde está localizado;

Estado: Selecione o estado onde está a empresa/negócio;

CEP: Seu CEP;

Marcador de mapa: Conforme vai preenchendo os campos com os dados, o mapa na lateral direita vai marcando sua localização. Caso o ponteiro deste mapa não esteja posicionado onde está sua empresa, você poderá alterá-lo manualmente.

Telefone principal: Este item é importantíssimo, pois além de ser uma forma de contato, no final da sua inscrição, um código numérico será gerado e a secretária eletrônica do Google irá lhe ligar para que confirme seu cadastro. Portanto, coloque o telefone de forma correta, com o DDD. Exemplo: “(51) 1234-5678”;

Endereço de e-mail: Seu e-mail propriamente dito;

Site: Caso tenha um site na internet, insira aqui. Caso venha a fazer um site mais tarde, você poderá alterar esta informação depois, inserindo-o aqui;

Descrição: Você tem direito a 200 caracteres para inserir sua descrição. Insira de forma resumida e se possível coloque determinadas palavras-chaves coerentes com sua área de trabalho. Exemplo: “Criação e desenvolvimento de sites e sistemas para a internet, lojas virtuais, vitrines virtuais, layouts para sites, hospedagem, domínio, escolas, empresas, classificados, automóveis, etc.”;

Após completar estes campos, clique em “Próximo”.

Selecionando as categorias

Nesta segunda etapa, você deverá escolher as categorias em que seu negócio atua. De preferência escolha o maior número possível de categorias, para que aumente as chances de sua empresa ser listada.

Categorias do google

Para isso, escolha a Categoria, que será a categoria pai e depois a subcategoria.

Após, clique em “Adicionar outra categoria” para que possa fazer outra escolha de categorias. Repita isso até que o número de opções acabe ou ache que não precise mais.

Caso não exista uma categoria adequada para seu negócio, você poderá sugerir uma, clicando em “Sugira uma nova categoria”.

 

Após tudo escolhido, clique em “Próximo”.

Horas e pagamento

Nesta terceira etapa, você deverá escolher o horário de funcionamento de sua empresa ou negócio. Mas isso é opcional, pois caso não queira, poderá escolher a opção “Prefiro não especificar o horário de funcionamento” e assim não preencher estes campos.

Horário empresas google maps

Em tipos de pagamento, escolha os meios de pagamento que você trabalha. Dinheiro, cheque, fatura ou cartão de crédito.

 

Após clique em “Próximo”.

Fotos

Nesta quarta etapa você deverá inserir algumas fotos da empresa ou de seu negócio. Recomendo que coloque sua logo, fotos da empresa ou mesmo de alguns de seus trabalhos.

 Diretório de empresas do Google

Se quiser pode adicionar também algum vídeo do You tube. Ideal para colocar um comercial de sua empresa na internet ein? Podendo fazer seu vídeo com uma empresa especializada ou no seu programa caseiro de edição de vídeos.

Após, clique em “Próximo”.

Personalizar

Nesta quinta etapa, você deverá especificar alguns valores para que o anúncio do negócio veicule de maneira correta e satisfatória. São eles:

Áreas atendidas: Insira os nomes das cidades próximas a você ou que atenda. Exemplo: “Porto alegre, Poá, Canoas, Viamão, Cachoeirinha, Alvorada, Guaíba, Gravataí, São Paulo, Curitiba, Rio de janeiro, Belo horizonte”;

Especialidade: Escreve algumas palavras chaves referente ao seu negócio. Exemplo: “criação de sites, desenvolvimento de sistemas, internet, blogs, lojas virtuais, vitrines, hospedagem de sites, registro de domínio”;

Preço: Caso queira divulgar um valor (para caso de profissionais liberais que cobram por hora de serviço), insira aqui;

Tipo de preço: Opcionalmente, insira se o valor é negociável, fixo, mínimo, etc;

Estimativa gratuita fornecida: Até o momento não sei para que serve esta opção, mas quem souber, coloque nos comentários do blog.

Após o preenchimento, clique em “Próximo”.

Validação

A última etapa do cadastro é a validação. Você deverá informar ao Google, como quer que seja validado seu cadastro. Isso é para evitar fraudes de pessoas que podem colocar o nome de sua empresa a favor de terceiros.

primeiro lugar no Google

Existem as opções:

Por telefone: É a forma mais rápida e simples, onde a secretária eletrônica do Google, lhe ligar pedindo o número que é informado na próxima etapa;

Por SMS: Onde será enviado uma mensagem SMS para seu celular ou móvel;

Por cartão portal: O Google lhe envia um cartão postal para o endereço de seu negócio, podendo levar de 3 a 4 semanas;

 

Eu recomendo a opção por telefone, que é mais simples e rápida.

 

Agora clique em “Concluir” para que vá a finalização do cadastro.

Confirmando o número por telefone

Caso tenha escolhido a opção “Por telefone” na etapa anterior, você deverá informar seu código de acesso para confirmação a secretária eletrônica do Google.

confirmando cadastro no Google

Ao tocar o telefone, atenda, escute a secretária e escolha a opção fornecida para que possa digitar no telefone o número de confirmação com o sustenido (#). Exemplo: 7432#

Pronto, sua empresa ou negócio aparecerá no Google e no Google Maps em até 24 horas.

 

Você poderá alterar os dados da empresa quando desejar, bastando para isso, entrar na sua conta.

Resultado

Veja como ficou ao procurar no Google ou Google maps por “criação de sites em porto alegre”:

Criação de sites em porto alegre