Busca do Google na sua TV

O Google quer expandir seus serviços para além da internet, alias quer unir a internet a sua televisão.

Se muitos pensavam que os sistemas de televisão futuramente estariam no fim graças a chegada da internet e a popularização dos computadores, podem estar enganados ou pelo menos não será “bem assim”.

Google Busca na TV

Hoje (11/03/2010) o Wall Street noticiou que o Google estaria testando um novo serviço de busca de televisão em conjunto com a rede Dish Network.

O novo serviço seria executado no set-top boxes (aquelas mini janelas que alguns televisores oferecem para que você possa ver outros canais sem sair do canal principal) e permitirá aos espectadores buscar programas de TV e conteúdo web, incluindo vídeo do YouTube.

Dish Network é atualmente o segundo maior fornecedor de sinal de TV por satélite nos EUA e vai permitir ao Google oferecer buscas de TV com elevada qualidade aos seus telespectadores. Além disso, o Google mostrará seus anúncios de publicidade, gerando ainda mais receita para a empresa.

O serviço está sendo testando por famílias dos funcionários do Google e ainda não há previsão de chegar aos lares dos EUA (quem dirá por aqui).

Um estudo mostra que cada vez mais as pessoas estão interessadas em procurar detalhes e horários em que determinado filme ou programa irá passar no seu canal favorito e empresas como Apple, Yahoo! e Microsoft já oferecem serviços semelhantes.

Há rumores também de que o sistema rodará sob uma versão melhorada do Android, onde será possível gravar seus programas favoritos para assistir depois.

O único problema para isso “alavancar” seria por parte técnica dos televisores, pois são pouquíssimos que oferece o recurso de set-top Box para visualizar estes recursos e serviços do Google. Para isso o Google terá que elaborar um bom marketing e oferecer grandes ofertas como incentivo para a compra de televisores com esta tecnologia.