Black Friday 2014 – O que será diferente e cuidados antes da compra

Novidades para este ano prometem uma Black Friday com maiores promoções e estoque a fim de proporcionar maior satisfação aos consumidores. Mesmo assim oferecemos algumas dicas básicas e avançadas para que não caia em golpes ou erre na compra.

No dia 28/11/2014, sexta-feira (como o nome sugere) irá acontecer mais um evento de promoções e descontos oferecidos pelas lojas físicas e virtuais com o intuito de limpar o estoque de produtos que não servem para o Natal.

O Black Friday no Brasil é uma cópia do que ocorre nos EUA, onde nasceu a ideia. Na verdade, uma cópia mal feita (pelo menos é o que está ocorrendo desde 2010 onde em vez de descontos, vimos uma enxurrada de falcatruas com preços que diziam estar em promoção e na verdade eram os praticados normalmente no mercado, conhecida agora como “Black Fraude”).

Black Friday 2014 - Dicas compras

O Google realizou uma pesquisa exclusiva aqui no Brasil e parece que este ano as coisas serão diferentes. Será?

Quais serão as novidades da Black Friday 2014?

Grande quantidade de promoções e com maiores descontos

Este ano devido à copa e outros fatores econômicos que nosso país enfrenta as vendas foram baixas e bem abaixo das expectativas. A ideia é fazer com que as vendas aumentem sem tanto lucro para as lojas participantes.

Entregas rápidas e eficientes

Os grandes varejistas prepararam um grande estoque para atender a demanda de vendas e assim fazer com que os prazos de entrega sejam cumpridos sem que aja falta de algum item no mercado, trazendo assim maior satisfação para o consumidor que sempre aguarda ansioso.

Vai ter mais ofertas do que fraudes

Infelizmente esta prática fez com que o Black Friday fosse por água abaixo aqui no Brasil, mostrando que as lojas não são confiáveis desrespeitando e enganando os consumidores praticando preços normais em vez de com descontos.

Para tentar amenizar os erros e trazer a esperança de volta, as principais empresas do varejo assinaram a criação de um selo chamado “Black Friday Legal”, um documento para mostrar que aquela empresa está fazendo o certo e realmente fornecendo o desconto para o cliente.

Então se você encontrar o selo abaixo é sinal que a loja faz parte deste acordo.

selo-black-friday-legal

Os descontos vão durar mais tempo

Antes era só até sexta-feira, agora as empresas estão ampliando o tempo em que as ofertas ficam disponíveis para além de sexta. Alguns varejistas já estão dando descontos desde o inicio de novembro e outros vão começar a meia-noite de sexta e se estender pelo final de semana inteiro. Outras farão com que a promoção se estenda até o Natal.

Mas se a Black Friday é um evento para vender os produtos que não servem para o Natal e limpar o estoque para os novos produtos e suas mais recentes versões, é sinal que estas lojas provavelmente não oferecerão os descontos que são habituais, não é mesmo?

Maior número de empresas participantes

As promoções estão se estendendo as lojas físicas também e não somente as lojas virtuais. Então o número de participantes este ano irá aumentar consideravelmente. E isso não se aplica apenas a grandes varejistas.

Um exemplo é a Eletrosom de Minas Gerais que ano passado ofereceu descontos de 40% a 70% em 100 itens e conseguiram aumentar as vendas em mais de 200%.

As lojas virtuais estão adaptadas e aptas para vendas pelo smartphone

Ano passado as vendas feitas utilizando o smartphone foram de 5% e para este ano, devido aos sites estarem adaptados para este tipo de dispositivo e mais aparelhos estarem no mercado, é esperado com mais de 10% utilizam seus gadgets portáteis para comprar na Black Friday.

A data já é aguardada pelos brasileiros

A data já está sendo aguardada pelos brasileiros que apesar dos problemas no passado, conseguiram alguns descontos nas compras de produtos em lojas mais sérias.

O site Busca Desconto fez uma pesquisa com mais de 20.000 consumidores e pasmem! 96% deles pretendem adquirir algum produto na Black Friday brasileira!

Quais os cuidados você deve ter antes de comprar na Black Friday

A média de descontos estimada para este ano será de 30% e esta liquidação vai envolver uma grande quantidade de lojas que já devem estar bombardeando seu e-mail com newsletter e avisos sobre promoções, onde se espera também uma movimentação de R$ 700 milhões a R$ 1.1 bilhões de reais.

Devido às desconfianças e problemas ocorridos ano passado e já comentado neste artigo, onde o Reclame Aqui recebeu mais de 8,5 milhões de reclamações, ter todo o cuidado para que sua compra não vire um tormento e realmente leve o produto em promoção é regra básica antes de sair apertando o botão de comprar.

  • Procure comprar de lojas conhecidas ou com boas reputações no mercado (e mesmo assim cuidado, algumas destas lojas de “renome” engaram ou trouxeram inúmeros transtornos a vários clientes ano passado);
  • Ao encontrar um produto com preço que acha que está com desconto, faça uma pesquisa em outro local para ver se realmente não está levando um produto com preço normal. Digo isso, pois há relatos de empresas que um mês antes do Black Friday aumentam seus preços e depois diminuem só para que no site apareçam a porcentagem de desconto, sendo que na verdade o preço descontado é o preço normal de mercado!
  • Algumas lojas virtuais são abertas nesta época do ano para enganar os consumidores com produtos que não existem. O PROCON de SP já listou mais de 449 sites onde você não deve comprar. Veja a lista aqui: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
  • Leia atentamente todas as regras e condições de pagamento das lojas e se derem ainda mais descontos para pagamento no boleto ou à vista, procure usar esta forma de pagamento;
  • Utilize sites e aplicativos para encontrar o menor preço rapidamente;
  • Procure não comprar em horário de pico que é previsto ser as 00:00hrs, meio-dia e 18:00h, pois devido ao tráfego os sites poderão ficar congestionados;
  • Se encontrar o produto ideal, na promoção e na loja de reputação, não perca tempo e faça a compra rapidamente antes que o estoque acabe;
  • Cuidado com sites onde:
    • Você vai comprar um produto anunciado na promoção e na finalização do pagamento o valor é alterado para o preço normal sem desconto;
    • Cuidado com vendedores falsos que estão utilizam as redes sociais para publicar fotos com produtos a preços muito baixos com a finalidade de te levar para sites que servem apenas para roubar suas informações;
    • Algumas lojas não informam que o estoque terminou e acabam levando os consumidores para uma página de lista de espera;
  • Se programe para fazer uma pesquisa de preço pelo menos um mês antes do evento para saber se realmente o preço praticado na loja está com desconto;
  • Procure ler as páginas de “política de devolução” , “política de troca” e “política de privacidade”;
  • Pesquise nos sites de descontos e reclamações se a loja entrega corretamente os produtos e não há maiores problemas com esta questão de promoções;
  • Procure não pensar em fazer todas as suas compras de Natal na Black Friday pois os produtos podem demorar mais para chegar devido ao estoque que termina rapidamente e o pior, muitas lojas vendem sem ter o produto estocado;
  • Não aja por impulso ou modismo:
    • Compre realmente os produtos que precisa sem essa de comprar só por estar na promoção;
    • Verifique suas contas para o próximo mês e final de ano onde temos maiores despesas como impostos, materiais escolares e férias, podendo fazer falta caso compre algo agora;
    • Defina um valor máximo que poderá gastar para que não estoure seu cartão de crédito e perca o controle;

Há outras dicas interessantes para quem precisa saber como comprar com segurança na Black Friday em sites não tão conhecidos.

Apesar de quem diga que ainda sai mais em conta pagar passagem e hospedagem para ir aos EUA e fazer suas compras lá do que aqui no Brasil, temos que levar em conta que esta tarefa seria um pouco cansativa e também não privilegiada para a maioria, que tem de tirar um visto complicado, saber inglês e voltar para suas obrigações no dia seguinte.

Boas compras e ótimas promoções!