BananaBread utiliza HTML5 para testar performance dos navegadores

BananaBread é o primeiro jogo 3D em primeira pessoa desenvolvidos com a tecnologia JavaScript, HTML5, Web Workers, Audio, WebGL e testa o desempenho dos navegadores.

O HTML5 está ficando maduro e provavelmente ao longo dos anos poderá substituir certas tecnologias e plug-ins usados atualmente nos navegadores.

O BananaBread é um exemplo de jogo que não precisa de nenhum plugin (como Flash, Director, Java ou outro), rodando com os recursos encontrados atualmente embutidos nos navegadores recentes que seriam o Javascript, HTML5, Web Workers e WebGL.

BananaBread

Para o desenvolvimento do jogo foi usado como base o Cube 2, uma engine escrita em C++ e OpenGL e compilado com o Emscripten transformando-o em Javascript e WebGL para que pudesse ser executado nos modernos navegadores baseados nos padrões web APIs sem a necessidade de plug-ins.

O projeto tem vários objetivos. Primeiro para servir como um caso de testes para a execução de um exigente jogo 3D em navegadores e se ter uma ideia do desempenho e evolução dos mesmos. Com isso é possível saber o que é possivel melhorar nos navegadores e também torna-los cada vez mais adaptados e velozes com o HTML5.

Outro objetivo é provar que os jogos desta natureza podem ser executados em JavaScript e WebGL, mostrando as pessoas mais céticas o potencial destas novas tecnologias.

Você pode testar o jogo que é totalmente gratuito, online e jogável de forma multiplayer (com outros jogadores conectados a internet) acessando o site abaixo:
https://developer.mozilla.org/en-US/demos/detail/bananabread

Ao acessar o site, clique no botão “Launch Demo” e em seguida você poderá escolher um dos levels disponíveis.

bananabread-demostudio
bananabread-levels

Engine Cube vs Unreal engine

O Cube e a Unreal engine são as engines mais conhecidas para desenvolvimento de jogos e aplicativos que podem utilizar a tecnologia atual dos navegadores.

O Cube é baseado na engine Sauerbraten e conta com:

  • WebGL;
  • JavaScript;
  • Editor de níveis embutido;
  • Estágio Alpha;
  • É Open source e não precisa de plug-ins para rodar as aplicações;

O Unreal Engine tem como características:

  • Roda usado o plugin do Flash, ou seja, é necessário o uso e instalação de plugin;
  • É proprietário;
  • Tem uma API 3D por estágio;

unreal-engine-demo

Na comparação de desempenho, o Cube conseguiu se beneficiar do HTML5 para rodar as aplicações com menos “esforços” do computador, solicitando menos requisitos da CPU em comparação com o Unreal Engine. Veja um vídeo comparativo:

Site do engine Cube: http://cubeengine.com/
Site do engine Unreal: http://www.unrealengine.com/flash/

Outros jogos utilizando o Cube

Além do jogo BananaBread que destacamos no artigo e que roda diretamente pelo navegador, temos também outros jogos desenvolvidos com o Engine Cube que podem ser baixados e executados em seu PC:

Cube 2: Sauerbraten

É um jogo multiplayer gratuito com o jogador em primeira pessoa. Há uma variedade de mapas originais para se jogar.

Site: http://sauerbraten.org/

Cube

É o jogo que originou o desenvolvimento do engine Cube, podendo rodar em computadores mais antigos sem problema algum.

Site: http://cubeengine.com/cube.php4

Red Eclipse

É um jogo totalmente convertido para o Cube 2 mas com foco em agilidade e uso de efeitos de partículas. É possível jogar em modo multiplayer.

Site: http://www.redeclipse.net/

AssaultCube

É um dos melhores jogos com o uso do Cube já feito. Possui mais interações e uma jogabilidade mais realística com modernas armas e ambientes.

Site: http://assault.cubers.net/