Como baixar a ISO do Windows 10 original em português PT-BR

Saiba como fazer o download da imagem ISO do Windows 10 em português tanto na versão x86 (32 bits) quanto da versão 64 bits (x64) direto da Microsoft.

A Microsoft fez mudanças drásticas na forma que está entregando e distribuindo o Windows 10 tanto para aqueles que estão fazendo a atualização do Windows 7 ou 8 para o 10, quanto para aqueles que precisam baixar a imagem ISO e fazer uma instalação limpa em seu computador, notebook ou tablet.

Há um tempo a Microsoft estava disponibilizando para download os arquivos ISO do Windows 7 através de links públicos e diretos. O problema era que as imagens puras e sem alterações estavam sendo utilizadas por piratas.

Sites para baixar Windows 10

Então a maneira da distribuição das imagens foi alterada. Agora você deve baixar um programa chamado de Media Creation Tool. Esta ferramenta de criação de mídia irá lhe auxiliar a baixar o Windows 10 completo de um servidor oficial sem quaisquer alterações feitas por terceiros e nem malwares como vírus e trojans.

Além disso, você poderá escolher se quer a versão de 32 bits (x86), de 64 bits (x64) ou ambas. Podendo também selecionar se já quer baixar e montar em um pendrive ou apenas baixar a imagem ISO para escolher depois se quer colocar em um pendrive ou DVD.

Isso é muito melhor do que se arriscar a baixar a ISO do Windows 10 em sites de compartilhamento de arquivos e torrent. Já que ninguém sabe o que estas versões do Windows 10 têm nele, já que na maioria das vezes quem baixa o sistema operacional destes sites acaba tendo um sistema instável, que dá travada e que oferece um rootkit, adware, spyware e outras pragas que não são detectadas pelos antivírus que for instalar posteriormente.

Este método de download é recomendado para quem quer fazer uma instalação limpa “do zero”, apagando todo o HD ou SSD para instalar este novo Windows 10 ou fazer dual boot com outros sistemas que já estejam instalados em seu computador. Quem quer atualizar o Windows (passar do Windows 7 ou 8 para o Windows 10) deve fazer isso.

Antes de se empolgar e começar a baixar o novo sistema, tenha certeza de que seu computador, notebook ou tablet possui os requisitos mínimos exigidos pelo Windows 10. Caso contrário poderá perder tempo com um sistema que não irá instalar ou mesmo ficará inutilizável.

Requisitos mínimos do Windows 10

Se você usa o Windows 7, 8 ou 8.1 e o sistema roda tranquilamente em seu equipamento, então é bem provável que você consiga rodar o Windows 10 sem maiores problemas.

Mas os requisitos mínimos são:

  • Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido;
  • Memória RAM: De 1 GB (gigabyte) para a versão 32-bit ou 2 GB para a de 64-bit;
  • Espaço em disco ou SSD: O Windows 10 ocupa 16 GB de espaço para ser instalado na versão 32 bits e 20 GB para a versão de 64 bits;
  • Placa de vídeo: Uma placa de vídeo que seja compatível com DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1.0;
  • Resolução de vídeo mínima: 800x600 pixels;

E como eu baixo os arquivos ISO do Windows 10 original?

Antes de baixar, certifique-se de que tem mais de 3GB de espaço na unidade em que vai colocar a imagem do Windows 10 (pendrive, cartão de memória, HD, etc).

1. Você precisa baixar e instalar a ferramenta de criação de mídia da Microsoft por um destes links abaixo conforme a versão de sistema do Windows que está usando:

2. Após baixar, execute o aplicativo.

Na primeira opção (“Atualizar este computador agora”) o programa ira instalar as atualizações necessárias em seu atual sistema operacional para que possa passar do Windows 7 ou 8 para o Windows 10 sem perder seus arquivos e programas atualmente instalados.

Na segunda opção (“Criar mídia de instalação para outro computador”) você poderá selecionar a imagem do Windows 10 para fazer uma nova instalação em seu computador ou outro que queira instalar o sistema. Como queremos baixar a imagem ISO, escolha esta opção.

instalacao-windows-10-deseja-fazer

3. Na próxima tela selecione o idioma, a edição ou versão do Windows 10 e a arquitetura (32 bits, 64 bits ou ambas).

selecione-idioma-arquitetura-versao-windows-10

4. Agora deverá escolher o destino em que a imagem ISO do Windows 10 deverá ser baixada:

  • Unidade flash USB: Baixa e prepara a unidade USB, como o pendrive pronto para instalação via Boot (quando você reinicia o computador com o pendrive plugado em uma porta);
  • Arquivo ISO: Baixa o arquivo ISO do Windows 10 para que possa escolher depois o que deseja fazer (colocar em um pendrive, gravar em um DVD, instalar em uma máquina virtual);

Nós escolhermos a segunda opção, mas você poderá escolher a que mais lhe satisfaz.

escolhendo-midia-destino-windows-10

5. Pronto, basta agora seleciona o destino onde a imagem ISO deve ser armazenada e o download do Windows 10 original versão Home ou Professional será baixada.

baixando-windows-10

Depois que estiver com o Windows 10 você pode usar este tutorial para aprender como colocar fazer um dispositivo USB ou DVD bootável para poder instalar o Windows 10.