Aumente a velocidade da web usando o DNS do OpenDNS ou Google DNS

Utilize os DNS do Google ou OpenDNS para deixar sua internet mais rápida, estável e segura.

Se você está sentindo certa lentidão na internet, principalmente em sites e serviços de grandes empresas como Google, Youtube, Hotmail (Outlook atualmente), Yahoo! e outros, saiba que você pode melhorar a velocidade de navegação nestes websites apenas alterando os DNS em seu roteador ou sistema operacional.

aumentando velocidade web DNS

Seu provedor de serviços de internet local pode não estar usando os DNS mais rápidos, já que por padrão a escolha dos DNS pelo roteador e sistema (Windows, Linux, Mac e outros) é de forma automática e conforme seu provedor oferece. Por isso a alteração do DNS, por incrível que pareça pode mudar a velocidade para melhor, embora o problema possa estar também em outros fatores (sites sobrecarregados, linha do telefone com ruído, distância, etc). Mas não custa nada tentar.

Mudando para um provedor de DNS melhor utilizando o Windows

Abra o painel de controle no Windows e busque por rede e compartilhamento (network sharing se o seu Windows estiver em inglês). Se usa o Windows 8, poderá apertar Win+F no teclado e procurar pelo painel de controle.

Clique então na opção de “Central de Rede e Compartilhamento”.

painel-controle-central-rede-compartilhamento

Em seguida clique em “Alterar as configurações do adaptador”.

alterar-configuracoes-adaptador

Serão mostradas todas as conexões de rede disponíveis em seu computador. Clique com o botão direito do mouse em cima da que está utilizando e escolha a opção “Propriedades”.

propriedades-adaptador-rede

Em Esta conexão utiliza os seguintes itens clique em cima do “Protocolo TCP/IP Versão 4(TCP/IPv4))” e em seguida no botão “Propriedades”.

propriedades-tcpip-v4

Na janela de Propriedades do protocolo TCP/IP Versão 4 na aba “Geral” clique em “Usar os seguintes endereços de servidores DNS”. Os campos dos servidores DNS preferencial e DNS alternativo ficarão habilitados para inserção de dados.

Você deve escolher um destes DNS para colocar nos respectivos campos.

OpenDNS:
Servidor DNS preferencial: 208.67.222.222
Servidor DNS alternativo: 208.67.220.220

Google DNS:
Servidor DNS preferencial: 8.8.8.8
Servidor DNS alternativo: 8.8.4.4

alterando-dns-configuracoes-adaptador

Pronto agora basta clicar no botão “Ok” para que as configurações tenham efeito.

Pelas pesquisas que realizamos o uso dos DNS do Google são para quem prefere velocidade e não se importa da empresa rastrear seus hábitos de navegação. Enquanto quem usa o OpenDNS prefere mais segurança.

No OpenDNS é possível se cadastrar no site para personalizar o nível de segurança e os tipos de sites que pode navegar. Isso é ótimo para quem possui crianças que utilizam o computador, podendo assim bloquear sites suspeitos ou com conteúdo impróprio para eles.

Mas neste caso os IPs dos DNS mudam para:
DNS preferencial: 208.67.222.123
DNS alternativo: 208.67.220.123

Mudando os DNS direto no roteador

Para quem deseja mudar os DNS em todos os dispositivos e computadores, o ideal seria modificar diretamente no roteador. Para isso você deve acessar o painel de controle do roteador pelo próprio navegador e alterar as configurações por lá.

No site do OpenDNS existem instruções de como fazer isso conforme o modelo do seu aparelho. Dê uma olhada aqui: https://store.opendns.com/setup/router/%20(Opendns%20Home%20service)

alterando-dns-tplink