Aumente a velocidade do Computador, Notebook , Netbook com ReadyBoost do Windows

O ReadyBoost é uma tecnologia do Windows a partir do Vista que consiste basicamente em usar seu cartão de memória ou pen drive para melhorar a velocidade do computador.

A Swap, um arquivo onde é armazenado parte das informações da memória que não cabe ou não é mais usado na memória RAM precisa de um local que seja rápido e que de preferência não seja o mesmo disco rígido ou disco SSD que o Windows usa.

ReadyBoost Windows

Por isso a Microsoft usa o ReadyBoost, fazendo com que a swap fique armazenada em seu pen drive ou cartão SD (pode ser até iPod!), aumentando significativamente a velocidade do computador, principalmente para netbooks ou computadores que possuem pouca memória RAM e rodem o Windows com a memória limite (1GB ou menos).

Antes de iniciarmos, você terá que ter um cartão de memória SD ou pendrive com no mínimo:

  • 256MB de espaço livre e não tenha mais do que 4GB de capacidade total.
  • Suportar o protocolo USB 2.0 (caso seja pen drive)
  • Ter uma velocidade mínima de escrita de 2.5 MB/s e leitura de 3.5 MB/s

Também certifique-se que a trava de “somente leitura” deste cartão esteja desabilitada, pois o Windows precisará também gravar as informações constantemente.

Comece então inserindo o cartão ou pen drive no devido local de seu computador, notebook ou netbook e verá que o Windows Vista, Windows 7 e superior, abrirá o Autoplay com diversas opções e entre elas o “Speed up my system” ou “Acelerar meu sistema” para Windows em português. Selecione esta opção.

Cartão Pen Drive ReadyBoost

Será aberto uma janela sobre o disco removível (seu pen drive ou SD card). Selecione a opção “Use this device” ou “Usar este dispositivo” e no espaço reservado para acelerar o Windows, recomendo que deixe como está. Clique em seguida no botão “OK”.

Velocidade Ready boost

Uma janela com a mensagem de que o Windows está configurando sua cache aparecerá. Basta apenas aguardar.

Configurando Readyboost

Pronto, o Windows criou um arquivo de swap no seu dispositivo e começará a usar ele para troca de informações, agilizando o processo por não precisar o mesmo disco onde se encontra o Windows.

Usando o Readyboost

Você poderá remover seu dispositivo (pen drive, cartão, iPod, etc) quando desejar de seu computador sem se preocupar com perdas de dados, pois como mencionamos no inicio do artigo, o que é armazenado neste dispositivo são apenas informações não usadas mais pela memória RAM, sendo que o Windows recriar e começa a usar novamente o seu arquivo swap que se encontra no disco do computador.

Para saber se seu dispositivo é compatível para ser usado como ReadyBoost do Windows Vista ou Windows 7, basta ver se ele está listado no site abaixo ou mesmo conectar no seu computador e verificar se o Windows reconhece como compatível para o Ready Boost.

http://tinyurl.com/VerReadyBoost

Veja no gráfico abaixo o Adobe Photoshop CS3 sendo aberto com 14 imagens. Quanto menor os gráficos, mais rápido foi o processo. Claro que se compararmos com as memórias RAM o ReadyBoost é mais lento, mas para quem tem pouca memória ajuda consideravelmente.

Instalando Readyboost